Localizado na Av. Alberto Nepomuceno esta é a imagem lateral do Palacete da Fazenda.
Este é o segundo quarteirão da antiga Avenida Rua da Ponte, depois Avenida Sena Madureira, hoje Avenida Alberto Nepomuceno em foto que data de aproximadamente 1945 e mostra além da avenida com pavimentação de paralelepípedos, os trilhos dos bondes elétricos, da The Ceará Tramway Light and Power Ltda, que transitaram pela cidade de 1913 a 1947. Nesse caso eram os bondes da linha "Prainha". Os carros, tanto automóveis como caminhões mostram os modelos anteriores à época. Muitos dos caminhões - sua maioria - são aproveitamento de automóveis que tinham sua flandagem cortada para colocação de carroçaria de madeira feita em serrarias de Fortaleza.
Os prédios à esquerda, construídos em 1915 pelo comerciante Raimundo da Silva Frota abrigavam várias firmas, sendo que na esquina em frente à Secretaria da Fazenda (Recebedoria do Estado) ficava a firma Leite Barbosa & Companhia, o Sindicato dos estivadores, a Colônia dos Pescadores do Ceará e muitas outras casas do comércio atacadista.
No térreo funcionava a firma V. Castro & Companhia, agentes de navegação.
A Segunda foto, obtida pela objetiva do fotógrafo Osmar Onofre, foi colhida num Domingo, por isto a ausência de carros, mas serve para mostrar como é a parte térrea dos prédios, que não é vista na foto antiga. As árvores desapareceram, existindo hoje apenas duas, plantada depois da derrubada das antigas, pelo tamanho. O governo do Estado, através do decreto nº 20.073, de 8 de maio de 1989, desapropriou os prédios que hoje pertencem à Secretaria da Fazenda, estando preservados embora pintados espalhafatosamente como antigamente não se fazia. Felizmente a segunda fotografia, em virtude da luz, disfarçou as cores.
Saiba mais sobre a Av. Alberto Nepomuceno no post da Secretaria da Fazenda
Fonte: Fortaleza de Ontem e de Hoje e arquivo Nirez
Oi
ResponderExcluirEu estou em Fortaleza, e não trouxe as poesias que eu fiz para a cidade; eu decorei o primeiro e o segundo capítulo de "Iracema" do José de Alencar, mas não decorei meus próprios poemas,
Eu procurei um e-mail discreto por aqui para te anunciar minha proximidade na cidade, mas não o encontrei,
No entanto, não para fazer suspense, mas porque só me lembro uma parte, vou deitar aqui esse trecho da primeira poesia que fiz para Fortaleza, o que vem depois das reticências é mais coração ainda. Não sei se deixarei expectativa de me pedires o restante disso que eu chamo de poesia.
Aí vai
Fortaleza tem lugares que não se repetem,
Revoadas que são sempre um prazer,
Um romance que nasce de espasmos e distensões sôfregas do abdômen
Quando se miram olhos em corte, à orilha do mar;
Quando o jirau de uma bodega,
Fincada na areia branca, dourada pelo sol
É mais alegre que o recosto do bureau arcaico da vivenda... ...
Depois poderei retomar essa poesia e colocá-la, de forma completa.
Se não houver inconveniente dê-me seu e-mail, e apague trechos domésticos dessa mensagem, deixando só as coisas universais.
Roberto Cristino
Meu e-mail é
ResponderExcluirdonrobertto@hotmail.com
Oi Roberto, meu e-mail é nobremaciel@yahoo.com.br
ResponderExcluireu quero muitoooooo ler por completo essa poesia, que pelo trecho que vc colocou é linda demais, parabéns!
Abraçossssss
Leila Nobre. Moro em SP desde 1972. Nasci em Fortaleza, CE, em 1956. Sou neto do Batista da Light (João Batista de Paula) e filho de Luiz Gonzaga Carmo Paula e Nilce Scortecci de Paula (falecidos). Meu avô era o Superintendente da Light (The Ceará Tramway Light and Power Ltd, responsável pelos bondes elétricos...
ResponderExcluirSaudações
João Scortecci / jrspscortecci@scortecci.com.br
Oi João que interessante, seu avô fez parte da história dos bondes aqui em Fortaleza, que honra!
ResponderExcluirVocê nunca voltou a terrinha, nem para passear? Venha, tenho certeza que vc encontrará uma Fortaleza bem diferente da de quando vc partiu :D
Abraços e gostei muito da sua visita, volte sempre!!!
Leila Nobre. Bom dia!
ResponderExcluirAté o final de 2010 visitarei Fortaleza. Eu prometo! Postei no meu site: www.joao.scortecci.nom.br nota sobre o dia em que o meu Avô "Batista da Light" me levou para o meu primeiro café no Abrigo Central (Praça do Ferreira) em 1962. Um abraço.
João Scortecci
Preciso ler isso, João! :)
ResponderExcluirVenha mesmo, Fortaleza irá lhe surpreender.
Abraços e que vc faça uma agradável viagem!!!