A primeira linha de ônibus foi instalada em 1928, com seis ônibus da empresa Pedreira que cobriam a cidade.
Um dos primeiros ônibus com carroceria de madeira fabricado no Ceará na década de 30 ou 40 Créditos: www.fumtran.org.br
Ônibus Ford V-8, ano 1936, carroceria de madeira fabricada em Fortaleza
Créditos: www.fumtran.org.br
Ônibus marca GMC - ano 1948, com carroceria de madeira fabricada em Fortaleza
Década de 40
Ônibus linha Baturité - Fortaleza - 1950 - credito: http://www.museudantu.org.br
Fortaleza - 1950 (O ônibus da foto tinha carroceria feita em metal e madeira, montada em um chassis Ford ano 1951, provavelmente um F-6 ou F-7. Pertencia à empresa Redenção e fazia a linha Fortaleza-Baturité (Ceará) nos anos 50.
Ônibus marca Ford Köln, modelo de caminhão produzido na Alemanha pós-guerra, com carroceria de ferro produzida no próprio Ceará. Antigamente, as carrocerias de ônibus eram feitas de modo artesanal em pequenas oficinas localizadas em várias cidades brasileiras; arrancava-se a cabine do caminhão e montava-se a carroceria, com produtos locais - Ano de 1954 - Fonte: Rodalves de Paula
Abrigo Central, anos 50 - Crédito: http://www.museudantu.org.br/ECeara2.htm Ônibus Chevrolet "Gigante" - Fortaleza.
A foto dos anos 50 nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet modelo "Gigante" no abrigo de passageiros da Praça do Ferreira, em Fortaleza, Ceará. O ônibus da foto foi produzido entre 1941 e 1946, com mecânica importada e carroceria de fabricação nacional.
Carrocerias J. Félix - Fortaleza - Crédito: http://www.museudantu.org.br/ECeara2.htm
Carrocerias J. Félix - Fortaleza. A empresa Organização J. Félix ltda, sediada em Fortaleza, Ceará, fabricava carrocerias para ônibus com estrutura em madeira, na década de 50. Vemos na foto um chassis de ônibus à esquerda e o mesmo encarroçado por esta empresa à direita. A mecânica era da Mercedes-Benz
Ônibus Mercedes - Vieira anos 60- Crédito: http://www.museudantu.org.br/ECeara2.htm Ônibus Mercedes - Vieira - Fortaleza. O ônibus da imagem, da década de 60, pertencia à Empresa Iracema, da organização José Setúbal Pessoa, e percorria a linha Dom Luiz, na cidade de Fortaleza (Ceará). Tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria da Vieira, de São Paulo.
Ônibus, início anos 60, da Enciclopedia Britannica
Os trolleys de Fortaleza, meados anos 70 - foto: http://www.museudantu.org.br/ECeara2.htm Os trolleys de Fortaleza tiveram curta duração, de 1967 até 1971. Os veículos, em número de dez, eram da Massari, de fabricação nacional. O encerramento do serviço se deu devido à pouca rentabilidade que os trajetos percorridos proporcionavam. Os veículos foram vendidos à CMTC de São Paulo.
"Os trólebus de Fortaleza realmente não deram certo, infelizmente, por conta de erros no projeto e da baixa demanda de passageiros. Hoje, pouco se sabe sobre este sistema, tanto que muita gente não sabe que Fortaleza já teve ônibus elétrico" Rodalves de Paula
Postal, anos 80, vendo-se um ônibus em frente ao antigo Othon Palace
"O ônibus em frente ao Othon Palace é um Mercedes-Benz O-364, modelo fabricado entre 1978 e 1986 com relativo sucesso. Porém, as janelas eram algo diferentes, que permitiam a entrada da água da chuva em temporais caso abertas. Por isso, o modelo ganhou o apelido de "Três-meia-aquático"" Rodalves de Paula
1972 - Expresso de Luxo, Revista Manchete
"O Expresso de Luxo fazia São Paulo-Rio de Janeiro-Fortaleza nos anos 1960/1970, com ônibus Ciferal Líder chassi Magirus-Deutz (que eram refrigerados a ar). Mais tarde, a Itapemirim conseguiu as linhas, provocando assim a expansão da empresa capixaba pelo Nordeste;" Rodalves de Paula
"Andei de Expresso de Luxo até virar Guanabara.
A José de Alencar e a Praça do Ferreira já foram re-habilitadas como praças, só resta a Praça da Estação. Muito mal como elas eram usadas para terminal de ônibus :(
Não gosto muito da história dos ônibus, pois prosperaram com a decadência do trem e ainda assim são de má qualidade até hoje, exceto algumas rotas de longo curso, q porém transitam por estradas pavorosas." Kaique
1972 - Expresso Fortaleza, Revista Manchete
1960 - Praia de Iracema, Caminhão misto marca MBB Linha Fortaleza - Morada Nova (CE).
"Os caminhões mistos para o transporte de cargas e passageiros eram algo comum no Nordeste dos anos 1950. Geralmente, estes veículos faziam linhas entre as capitais e as cidades do Sertão, transportando cargas e passageiros num espaço muito desconfortável e apertado. Pertenciam às pequenas empresas do Interior e até mesmo a caminhoneiros autônomos" Rodalves de Paula
Ônibus Chevrolet - Fortaleza - 1962 - 1962 - O caminhão para transporte misto da imagem (passageiros e carga) tem mecânica Chevrolet "Brasil"e percorria a linha Fortaleza-Esperança (Ceará) no ano de 1962.
A firma pertencia à Pedro Paulino Viana, e é atualmente a Empresa Nova Esperança Fonte http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
Ônibus Chevrolet - Fortaleza 1959 - A imagem nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet nacional em Fortaleza no ano de 1959. A carroceria, em estrutura de madeira, foi fabricada localmente. O veículo, da Empresa Vitória, fazia a linha entre Caucaia e Fortaleza
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
Ônibus Fortaleza - Jacaúna - 1959 - O ônibus da imagem percorria a linha entre Fortaleza e Jacaúna via Iguape, em 1959.
A mecânica do veículo é Mercedes-Benz e a carroceria do fabricante Crosley. Pertencia à Edgar Ferreira Parrião, atualmente Empresa São Benedito Ltda
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
Ônibus Fortaleza Maracanaú - 1956 - O ônibus da foto tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria de fabricação nacional. Servia na linha entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú no ano de 1956. Pertencia à Empresa Santo Antônio Ltda, de José Assis de Oliveira
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
Ônibus Fortaleza Vazante - 1960 - O ônibus da foto percorria a linha Fortaleza-Vazante via Ocara no ano de 1960.
A firma pertencia à José Lopes da Silva (atualmente Empresa São Benedito. A mecânica era Mercedes-Benz e a carroceria da Emílio Pasula & Filho, de São Paulo
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
Ônibus marca MBB 1966 carroceria Caio Norte Fortaleza
Ônibus bairro Porangabuçú - Anos 50 - O ônibus da foto é um Mercedes-Benz com carroceria de madeira, e serviu na linha Porangabuçú (bairro de Fortaleza) nos anos 50. Pertencia à Viação Angelim
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
Ônibus da Light, em 1931. R. Floriano Peixoto. Loja Chrysanthemo - Arquivo (Nirez) Estamos na Rua Floriano Peixoto, que já se chamou Boa Vista, Pitombeira, das Belas e Rua nº 5. Mas a foto antiga data de 1930, quando a rua já tinha o nome atual. Velhos sobrados no estilo neoclássico faziam aquela rua onde trafegavam ônibus da "Light", carros hoje conhecidos como calhambeques, carroças e animais. As pessoas andavam normalmente de chapéu, quer de massa, palhinha ou palha mesmo. A bomba da gasolina da época dava um toque todo especial. Vemos por trás o velho mercado de ferro inaugurado em 1897 e dali retirado em 1937. Também vemos os postes telegráficos, estes com várias hastes de apoio, cada qual comportando oito fios, totalizando 48 fios. A posição do fotógrafo é de costas para o sertão e frente para o mar. Na foto antiga vê-se o Passeio Público à distância.
Postal, anos 70
Ônibus, Praça Jose de Alencar anos 70
Ônibus 1971- Acervo de Paulo Queiroz Marques
Postal Rodoviária - Anos 70
Ônibus que fazia a linha Prado da Viacão César, ao lado da Escola Industrial nesse periodo em construção. - Nirez
"Os chassis destes ônibus antigos eram geralmente Ford, Chevrolet e Mercedes-Benz, Os de "cara-chata" tinham chassi Mercedes-Benz LP-321, com motor dianteiro de 100 cv derivado do caminhão do mesmo modelo." Rodalves de Paula
Créditos: Fortal