Hoje vamos visitar alguns casarões da Fortaleza antiga, que seguem resistindo ao tempo e a especulação imobiliária.
Infelizmente, um dos retratos do nosso passado anda sem manutenção e pichado por vândalos
Antigamente era comum casas alpendradas (Essa também fica no bairro Jacarecanga)
Famosa casa de Thomaz Pompeu Sobrinho (construída em 1929) que hoje abriga a Casa de Artes e Ofícios
Casa muito interessante, também no Jacarecanga (um dos casarões mais famosos do bairro – conhecido como “Casa da Normandia”. A residência, que fica na avenida Filomeno Gomes, pertenceu ao ex-ministro Raimundo Brasil Pinheiro de Melo, pai de Maria Luiza. Segundo ela, o ex-ministro tirou o modelo de uma revista alemã e começou comandar a construção em 1920. A casa só foi totalmente terminada em 1928, quando a família finalmente se mudou. Alguns detalhes foram perdidos com o tempo: o muro foi alteado, o mastro no cume da casa foi retirado, o quintal sofreu reforma para abrigar um Buffet e parte da construção original do hall da casa foi destruída).
Visitaremos agora a Aldeota
Felizmente alguns donos estão começando a se conscientizar da importância de se restaurar esses casarões e o dono dessa casa na Aldeota, já fez sua parte.
Essa está precisando de uma boa reforma, pelo menos é isso que nos revela sua fachada...
Com uma mão de tinta, essa ficaria show
Lindo o jardim, simples e bonito.
Essa virou comércio
Bom observar que o verde predomina nessas casas antigas
Créditos das fotos: Manilov e Cráudio(sim, com 'R' rsrs)
Hoje é que vim me deliciar melhor vendo os cãsarões que você postou,que ainda resistem.
ResponderExcluirGosto e fico feliz em ainda encontrae alguns quando caminho pelos bairos de Fátima, Benfica...aqueles mais residenciais, AINDA!
Na rua Jaime Benévolo,próximo à Igrja Coração de Jesús,do lado par,até há pouco tempo,ainda exixstia o lindo bangalô onde residia nosso eterno Reitor, Antônio Martins Filho. Desejo que ainda esteja de pé.
O 4º casarão desse post, parece muito ocom a o bangalô do eterno Reitor da UFC.
Linda matéria!
Beijinhos, Leila!
PARABÉNS!SEU TRABALHO É MARAVILHOSO,ACHO LINDO ESSES CASARÕES ADORO VER AS FOTOS,FICO FACINADA COM A ARQUITETURA DO PASSADO!
ResponderExcluirPois é, ainda bem que alguns casarões continuam em pé, pois eles contam a história de um passado muito belo de Fortaleza.
ResponderExcluirObrigada Lucinha e ao amigo que comentou, fico feliz que gostaram! :)
SERÍA MUITO IMPORTANTE QUE OS PROPRIETÁRIOS TIVESSEM A CONSCIÊNCIA DO QUÃO IMPORTANTE É, A PRESERVAÇÃO DESSES IMÓVEIS, SÃO PATRIMÔNIOS DA SOCIEDADE.
ExcluirA PREFEITURA DEVERÍA TOMBAR ESSES IMÓVEIS, POIS SÃO A HISTÓRIA VIVA DA CIDADE.
Olá Leila!
ResponderExcluirHoje ví a foto da casa que foi de minha Tia Alfredina Joca, que hoje mora no Eusébio. Tenho 39 anos e pasei bons anos de minha infãncia frequentando esta casa. Ela é que fica na Av. Desembragador Moreira ao lado Esplanada. Bom recordar esses anos...
Muito bom a gente voltar(mesmo que por fotos) a casa de nossa infância...tantas recordações, não é?
ResponderExcluirFico feliz que a casa de sua tia ainda resista ao tempo, coisa bem difícil hoje em dia!
Leila, a casa da Av. Desembargador Moreira espremida entre dois estabelecimentos eu a conheço por dentro também. Eu admiro muito suas linhas. Tem um lindo recanto nos fundos com muito verde e uma piscina. Esta casa pertence ao Dr. Roberto Juaçaba, oftomologista e um grande amigo.
ResponderExcluirÉ da família do Carlos Juaçaba ou apenas coincidência de sobrenome?
ExcluirDeve ser muito linda por dentro mesmo. Eu amo essas casas antigas, se pudesse e meu dinheiro desse, moraria em uma. rsrsrrs :D
O meu sonho é morar numa casa antiga, de preferência com história de assombração
ExcluirMeus avós moram em uma da década de 50 na Oswaldo Cruz proxímo ao círculo militar, ainda original
ResponderExcluirLeila,essa casa que voce achou que era coberta por conchinhas na realidade sao pedrinhas,era de propiedade do meu avo Deputado Murilo Aguiar!tenho boas lembranças das festas de natal,aniverssarios,os almoços de domingo tinhamos que estar toda a familia presente pois o meu avo adorava reunir filhos,noras,genros,netos e agregados.agora falo como voce disse no comentario acima se meu dinheiro desse ou tivesse tido a sorte de ser o herdeiro da mesma jamais venderia e ainda preservava os almoços dos domingos reunindo primos,tios,amigos.infelizmente o herdeiro da referida casa vendeu a pouco tempo e daqui uns dias sera inaugurada um restaurante.stelio aguiar junior
ResponderExcluirNossa, Stelio, a casa é muito linda e de longe, as pedrinhas parecem conchinhas, um charme! :)
ExcluirPois é, seria tão bom se o herdeiro tivesse essa consciência, mas já q não, agora é torcer que o novo proprietário tenha o máximo de cuidado para não mexer tanto na fachada e descaracterizar totalmente a casa. Bem que dava para fazer um restaurante preservando a beleza do imóvel, ficaria charmoso, rústico... Torcendo muito!
Forte abraço e obrigada pelo comentário
Passo todos os dias em frente e conheci o Murilo Aguiar pessoalmente. Fiquei muito feliz em ver que ela está sendo reformada e, me parece, que vai dar lugar a um bar ou restaurante. A fachada esta intocada.
Excluir