A primeira linha de ônibus foi instalada em 1928, com seis ônibus da empresa Pedreira que cobriam a cidade.
Um dos primeiros ônibus com carroceria de madeira fabricado no Ceará na década de 30 ou 40 Créditos: www.fumtran.org.br
Ônibus Ford V-8, ano 1936, carroceria de madeira fabricada em Fortaleza
Créditos: www.fumtran.org.br
Ônibus marca GMC - ano 1948, com carroceria de madeira fabricada em Fortaleza
Década de 40
Ônibus linha Baturité - Fortaleza - 1950 - credito: http://www.museudantu.org.br
Fortaleza - 1950 (O ônibus da foto tinha carroceria feita em metal e madeira, montada em um chassis Ford ano 1951, provavelmente um F-6 ou F-7. Pertencia à empresa Redenção e fazia a linha Fortaleza-Baturité (Ceará) nos anos 50.
Ônibus marca Ford Köln, modelo de caminhão produzido na Alemanha pós-guerra, com carroceria de ferro produzida no próprio Ceará. Antigamente, as carrocerias de ônibus eram feitas de modo artesanal em pequenas oficinas localizadas em várias cidades brasileiras; arrancava-se a cabine do caminhão e montava-se a carroceria, com produtos locais - Ano de 1954 - Fonte: Rodalves de Paula
Abrigo Central, anos 50 - Crédito: http://www.museudantu.org.br/ECeara2.htm
Ônibus Chevrolet "Gigante" - Fortaleza.
A foto dos anos 50 nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet modelo "Gigante" no abrigo de passageiros da Praça do Ferreira, em Fortaleza, Ceará. O ônibus da foto foi produzido entre 1941 e 1946, com mecânica importada e carroceria de fabricação nacional.
Carrocerias J. Félix - Fortaleza - Crédito: http://www.museudantu.org.br/ECeara2.htm
Carrocerias J. Félix - Fortaleza. A empresa Organização J. Félix ltda, sediada em Fortaleza, Ceará, fabricava carrocerias para ônibus com estrutura em madeira, na década de 50. Vemos na foto um chassis de ônibus à esquerda e o mesmo encarroçado por esta empresa à direita. A mecânica era da Mercedes-Benz
Ônibus Mercedes - Vieira - Fortaleza. O ônibus da imagem, da década de 60, pertencia à Empresa Iracema, da organização José Setúbal Pessoa, e percorria a linha Dom Luiz, na cidade de Fortaleza (Ceará). Tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria da Vieira, de São Paulo.
Os trolleys de Fortaleza tiveram curta duração, de 1967 até 1971. Os veículos, em número de dez, eram da Massari, de fabricação nacional. O encerramento do serviço se deu devido à pouca rentabilidade que os trajetos percorridos proporcionavam. Os veículos foram vendidos à CMTC de São Paulo.
"Os trólebus de Fortaleza realmente não deram certo, infelizmente, por conta de erros no projeto e da baixa demanda de passageiros. Hoje, pouco se sabe sobre este sistema, tanto que muita gente não sabe que Fortaleza já teve ônibus elétrico" Rodalves de Paula
"O ônibus em frente ao Othon Palace é um Mercedes-Benz O-364, modelo fabricado entre 1978 e 1986 com relativo sucesso. Porém, as janelas eram algo diferentes, que permitiam a entrada da água da chuva em temporais caso abertas. Por isso, o modelo ganhou o apelido de "Três-meia-aquático"" Rodalves de Paula
"O Expresso de Luxo fazia São Paulo-Rio de Janeiro-Fortaleza nos anos 1960/1970, com ônibus Ciferal Líder chassi Magirus-Deutz (que eram refrigerados a ar). Mais tarde, a Itapemirim conseguiu as linhas, provocando assim a expansão da empresa capixaba pelo Nordeste;" Rodalves de Paula
"Andei de Expresso de Luxo até virar Guanabara.
A José de Alencar e a Praça do Ferreira já foram re-habilitadas como praças, só resta a Praça da Estação. Muito mal como elas eram usadas para terminal de ônibus :(
Não gosto muito da história dos ônibus, pois prosperaram com a decadência do trem e ainda assim são de má qualidade até hoje, exceto algumas rotas de longo curso, q porém transitam por estradas pavorosas." Kaique
"Os caminhões mistos para o transporte de cargas e passageiros eram algo comum no Nordeste dos anos 1950. Geralmente, estes veículos faziam linhas entre as capitais e as cidades do Sertão, transportando cargas e passageiros num espaço muito desconfortável e apertado. Pertenciam às pequenas empresas do Interior e até mesmo a caminhoneiros autônomos" Rodalves de Paula
1962 - O caminhão para transporte misto da imagem (passageiros e carga) tem mecânica Chevrolet "Brasil"e percorria a linha Fortaleza-Esperança (Ceará) no ano de 1962.
A firma pertencia à Pedro Paulino Viana, e é atualmente a Empresa Nova Esperança Fonte http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
A imagem nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet nacional em Fortaleza no ano de 1959. A carroceria, em estrutura de madeira, foi fabricada localmente. O veículo, da Empresa Vitória, fazia a linha entre Caucaia e Fortaleza
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
O ônibus da imagem percorria a linha entre Fortaleza e Jacaúna via Iguape, em 1959.
A mecânica do veículo é Mercedes-Benz e a carroceria do fabricante Crosley. Pertencia à Edgar Ferreira Parrião, atualmente Empresa São Benedito Ltda
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
O ônibus da foto tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria de fabricação nacional. Servia na linha entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú no ano de 1956. Pertencia à Empresa Santo Antônio Ltda, de José Assis de Oliveira
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
O ônibus da foto percorria a linha Fortaleza-Vazante via Ocara no ano de 1960.
A firma pertencia à José Lopes da Silva (atualmente Empresa São Benedito. A mecânica era Mercedes-Benz e a carroceria da Emílio Pasula & Filho, de São Paulo
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
O ônibus da foto é um Mercedes-Benz com carroceria de madeira, e serviu na linha Porangabuçú (bairro de Fortaleza) nos anos 50. Pertencia à Viação Angelim
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
Ônibus da Light, em 1931. R. Floriano Peixoto. Loja Chrysanthemo - Arquivo (Nirez) Estamos na Rua Floriano Peixoto, que já se chamou Boa Vista, Pitombeira, das Belas e Rua nº 5. Mas a foto antiga data de 1930, quando a rua já tinha o nome atual. Velhos sobrados no estilo neoclássico faziam aquela rua onde trafegavam ônibus da "Light", carros hoje conhecidos como calhambeques, carroças e animais. As pessoas andavam normalmente de chapéu, quer de massa, palhinha ou palha mesmo. A bomba da gasolina da época dava um toque todo especial. Vemos por trás o velho mercado de ferro inaugurado em 1897 e dali retirado em 1937. Também vemos os postes telegráficos, estes com várias hastes de apoio, cada qual comportando oito fios, totalizando 48 fios. A posição do fotógrafo é de costas para o sertão e frente para o mar. Na foto antiga vê-se o Passeio Público à distância.
Ônibus 1971- Acervo de Paulo Queiroz Marques
Postal Rodoviária - Anos 70
Ônibus que fazia a linha Prado da Viacão César, ao lado da Escola Industrial nesse periodo em construção. - Nirez
"Os chassis destes ônibus antigos eram geralmente Ford, Chevrolet e Mercedes-Benz, Os de "cara-chata" tinham chassi Mercedes-Benz LP-321, com motor dianteiro de 100 cv derivado do caminhão do mesmo modelo." Rodalves de Paula
Créditos: Fortal
Legal, rever os ônibus antigos em fotos!
ResponderExcluirNão vi nenhum "marrronzinho" da Empresa São Francisco, mas valeu.rsrsr!
Eu pegava o ônibus cujo ponto final era no Parque da Criança, do lado da rua Solon Pinheiro. Era "circular" e tinha, portanto, dois sentidos inversos.Era aí final da década 1950 e eu era estudante do Justiniano de Serpa. Eu pegava o que fazia a volta maior para chegar em casa, só pra passear de ônibus. Adorava!
Este ônibus dava a volta no Parque da Criança,seguia pela Visc. do Rio Branco, entrava à direita na Av. 13 de Maio, dobrava na Rua Barão do Rio Branco,entrava na Rua Saldanha Marinho(onde eu saltava- morava nessa rua) e aí o ônibus seguia pela Rua Mj. Facundo, voltando para o ponto final - Parque da Criança.Eram aqueles, de janelas de madeira, que subia e descia, conforme o tempo.
Obrigada pelo post, adorei!
Boa noite!
Me senti pegando viagem contigo. rsrs
ResponderExcluirEita lelê que memória maravilhosa(vc lembrou toda a rota do ônibus¬¬ Tô boba!), parabéns!
Quanto mais remoto, o fato, mais a gente lembra dos detalhes. Não é privilégio meu.
ResponderExcluirSabe de que eu me lembro? até eu, acho icrível:
um dirigível(modelo Zepelim) ,passando nos "céus" do nosso quintal, no final da guerra - 1945...eu tinha 3 aninhos!!!
Mas obrigada, pelos parabéns!
:O carambolas...
ResponderExcluirEu lembro de muitas coisas, mas com 3 aninhos...deixa eu pensar...humm...não lembro ¬¬
Affffff
Eu não acho que boa memória seja para todos não, eu pelo menos não acho que esteja inclusa entre os bons de cachola huahuahuhauhauhauhua
Leila, dei uma paradinha no Abrigo Central, para tomar um copo de guarana, coca-cola ou mesmo agua mineral com gaz, preparado na hora e servido em copo, depois tomar um delicioso café servido em xucara de louça, depois de estertilisada. Agora pelo seu perfil ve não viveu isso não estava aqui ainda.
ResponderExcluirCom relação aos onibus e empresas, senti falta de um documentario sobre a Empresa Iracema, seus onibus eram um luxo para a época.
Obrigado por nos permitir a viagem no tempo.
Pois é Antônio, não estava, por isso gosto de
ResponderExcluirsentir o gostinho do que não vivi através das postagens que coloco no blog e pelos comentários ricos em detalhes dos leitores rsrsrs
Vou pesquisar sobre a empresa Iracema, se achar algo, coloco aqui para vc.
Beijos e muito obrigada
Olá Leila, obrigado pela atenção ao meu injusto comentário, pos cometí um grande pecado reclamando a falta de uma empresa, que está documentada.
ResponderExcluirAcima um ônibus mercedes da Empresa Iracema é, que nos anos 1958/59 e 1960, na Empresa Iracema a predominancia na frota era onibus com motores Chevrolet ou Ford, com carroceria toda em aluninio, me parece fabricada no Rio de Janeiro.
Viajei muito de Fortaleza a Barreira no misto de Francisco Viana, agente saia do Mercado Central, pela Sena Madureira, contornava o parque da criança e pela Visconde do Rio Branco até achegarmos a BR 116.
Mais uma vez me desculpe, o seu trabalho está ótimo.
Uma boa noite.
Sem problema, Antônio!
ResponderExcluirMas sobre a postagem, pode
aguardar, farei uma exclusiva
da Empresa Iracema. :)
Linda noite
sou louco por onibus antigos parabens pela materia amei as fotos moro em são mais nasci ai em fortaleza
ResponderExcluirOlá, Francisco!
ResponderExcluirÔnibus antigos tbm me fascinam, acho maravilhoso ficar olhando essas fotos e vendo como eles se modernizaram ao longo do tempo.
Abraços querido, volte sempre a esse humilde blog.
onde andam os onibus da empresa n. s. de fatima tão antiga em fortaleza, do sr. raul ribeiro. fui usuario dela no mondubim.
ResponderExcluirInfelizmente não achei fotos dos ônibus da N. Senhora de Fátima, mas fiz uma postagem sobre
ResponderExcluira empresa, espero que goste.
Procure nos marcadores por 'EMPRESA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA'
Abraços
Me chamo Carlos Simões hoje morro em Manaus, sou de Fortaleza venho em busca de meu pai que não conheço só sei que seu nome é Sebastião e que foi cobrador de ônibus noa anos de 1975,1976 na empresa São Francisco que fazia a linha parque pioXII/Centro. gostaria muito que me ajudasem a emcontrar qualquer imformação cel.(92)81775554 ou emil familiasimoesabencoada@hotmail.com
ResponderExcluiroi leila sinto muita saldades da minha infância quando eu passeava com minha mae nos ônibus da empresa cialtra os amarelinhos laranja
ResponderExcluirShow! adorei o blog, muito bom relembrar a infancia com essas historias!
ResponderExcluirTiver o prazer, quando garoto ir do centro para o coco, em um desses ônibus de madeira, ia para um sítio nas margens rio, do mesmo nome, ainda via as salina, hoje aonde e o shopping.
ResponderExcluirCom referência ao ônibus da Viação Iracema, percorrendo a linha Dom Luiz, a Carroceria Vieira citada, é do Rio de Janeiro e não de São Paulo, como informado.
ResponderExcluirObrigado por min trazer tantas recordações as fotos da praça José de Alencar nos anos 70 onde paravam todos os ônibus pa
ResponderExcluirSente falta dos ônibus monoblocos da Auto Viaçao Fortaleza. Principalmente dos de números 32 (tio Chico) e 33 (Eliezer). Eles faziam a linha Aerolândia-Centro.
ResponderExcluirÉ impossível não se emocionar com todas está história, sou apaixonado por ônibus estou no ramo a 30 anos e quando vejo as publicações viajo no tempo com tamanha alegria, revendo os desbravadores da época, quantas empresas existirão no período até a década final dos anos 90 a meados de 2008. Ao mesmo tempo meio entristecido em ver a modernização sucumbindo a história na política do Ceará,acabando com empresas lendárias de lutadores cearense e gerações de emprego e as transformando em um monopólio de duas ou Três Empresas de estrangeiros( que falo não desbravadores cearenses) dominando todo mercado rodoviário do Ceará.
ResponderExcluirMAIS sou feliz pois fiz parte de uma grande geração de desbravadores genuínos, que ficou na história no legítimo Transporte Rodoviário Cearense.
Morava no São João do Tauape em 1971. Gente, a linha de ônibus que atendia a região na época era a Pio XII, não era?
ResponderExcluirGOSTARIA DE VER FOTOS DA EMPRESA SALGADO DO SR. RÓSEO SALGADO LINHAS FORTALEZA - IGUATU, ACOPIARA, MADALENA, TAUA...
ResponderExcluirParece que não há fotos da Empresa Salgado
Excluirparabéns a todos... comentários que nos emocionam!!!
ResponderExcluirparabéns especial Leila!
Estudamos,eu e minha irmã gêmea, no parque da criança... e voltamos com nossa tia nos ônibus da são Francisco, descíamos na Assunção frente ao DAER (daia, como chamavamos)... anos 70... 1975.
Esse ônibus era o Padro, já saiu de linha faz é tempo
ResponderExcluirBacana, o Ônibus fortaleza Vazante pertencia ao meu avô.. ele ficou Demente porque foi tapeado pelo seu amigo, Srsr ou que ele achava que era amigo, o Benedito da empresa são Benedito hoje é o proprietário da linha
ResponderExcluirSou Sebastião Santos de Caruaru Pernambuco gostei muito de todos os comentários sobre empresa e ônibus antigos se alguém tiver alguma foto de um ônibus da caio norte que para mim foi o mais charmoso que eu já vi e andei nele como passageiro mande para meu whatsapp (81) 98224:0719 monobloco caio norte bela vista 2 Cummins década de 70 motor traseiro
ResponderExcluir