O jornal O Cearense era semanal.
Ele era publicado em Fortaleza na Tipografia Nacional. O número 1 é de 12 (Uma quarta-feira) e o 5º é de 22 de Janeiro. Tinha por lema "A opinião he quem avigora ou dezorganiza a ordem social" (Grafia da época).
Custava 80 réis o número avulso e a assinatura saia $200 por trimestre.
As folhas avulsas eram vendidas na Loja de Manoel Alves de Carvalho na Praça Carolina, "actual Conselheiro José de Alencar". Na realidade, hoje a Praça recebe o nome de Praça Waldemar Falcão.
Damasceno Vieira no capítulo 27 das "Memórias Históricas Brasileiras", volume II, dá esse jornal como existente ainda em 1828, e qualifica-o como um jornal neutro.
Barão de Studart
Fonte- Instituto do Ceará
Oi,Leila
ResponderExcluirJá cumprindo a pomessa,heim?.. e por coincidência, para mim, com O Cearense !se
Acredito que se trate do mesmo jornal. No acervo de meu pai, existem 5 exemplares do jornal O Cearense.São dos dias 03, 06,10, 12 e 13 de Outubro de 1854. A tipografia que aparece imprsso é TYP. BRASILEIRA DE PAIVA E COMPANHIA.
Meu irmão acredita que esta tipografia possa ter pertencido à nossa famíilia(Paiva). Estamos pesquisando.Há algum tempo fiz um álbum,no orkut, expondo esses exemplares,
Caso seja o mesmo jornal ele foi editado, ao menos, até 1854.
Gostei do post!!!! Espero os outros..rsrsrsr
Boa noite, amiga!
Lucia
Oi amiga, boa noite!:)
ResponderExcluirEsse O Cearense que vc falou que tem
alguns exemplares, é um outro "O Cearense"
que foi lançado em 1846, tendo como fundadores
Frederico Pamplona, Tristão Araripe e Thomaz
Pompeu. Esse sim, feito na Tipografia Brasileira de Paiva e Cia que ficava na Rua Amélia.
Vc ainda tem esses exemplares em seus arquivos que possa me mandar por e-mail?!?!? É que tbm falarei sobre esse jornal e o meu exemplar não está muito legível¬¬ É uma xerox do Instituto do Ceará.
Que bom que vc gostou! Beijos linda! smackkk
Leila, já lhe disse que tenho dificuldades nesses
ResponderExcluirenvios por internet. Ee não tenho os origiginais, estão com meu irmão em Brasília. As cópias que tenho estão no arquivo do computador,feito por meu filho. Sei transferir para outro orkut. Por e-mail não sei.Peça alguém, que tenha orkut, de sua confiança,que me adicione, e aí eu tento transferir....é uma idéia, né....vc teria outra?
Beijos!
PERFEITO!!!
ResponderExcluirColoca o link do teu orkut que eu peço para minha mãe te adicionar.
Beijosss
Te acheiiiiiiiiii rsrs aceita lá O/
ResponderExcluirConsegui copiar as fotos, amiga!
ResponderExcluirObrigada!!! Pode deixar que seu nome
constará nos créditos das fotos, não se
preocupe! :)
Beijinhos e linda noite
Venho de tempos mais recentes, trabalhei nos Diários e Emissoras Associados: Correio do Ceará, Unitário, Ceará Rádio Clube e TV Ceará, numa central de notícias e reportagens que supria essas empresas com notícias (1968). Conheci a Gazeta de Notícias circulando. Trabalhei também na Tribuna do Ceará e jornal O Povo. (sempre em redação - daí meu anonimato). Hoje sou dono - há 15 anos -, de uma Gazeta de Notícias no Crato, Juazeiro e Barbalha. O nome foi colocado de propósito para homenagear um dos importantes jornais do Ceará. Conheço a história de todos bons jornalistas que fizeram a imprensa cearense de outrora.
ResponderExcluirMuita honra vê-lo nesse humilde blog, Luiz!
ResponderExcluirAbraços e um lindo final de semana!
Esse Jornal não era neutro! Ele era liberal, objetivava fins políticos, como o fim da escravidão!
ResponderExcluir