Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Colégio Christus
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Colégio Christus



O Colégio Christus foi fundado, em 1951, pelo professor Roberto de Carvalho Rocha, recém-chegado dos Estados Unidos, onde passou cinco anos estudando na Universidade de Washington para formar-se em Teologia e Educação. Nessa época, essa instituição escolar foi denominada como Instituto Christus.




       Nesse ano, a sede em que funcionava essa casa de educação era alugada, localizava-se na Rua Silva Paulet, 1222, e recebia alunos do Jardim da Infância, da Alfabetização e das séries do Curso Primário: 1ª, 2ª e 3ª.




       Como houve significativo acréscimo no número de alunos nos anos de 1953 e de 1954, o Instituto Christus passou a funcionar na Avenida Santos Dumont, 1890, ainda em prédio locado. Entretanto, a partir de 1955, a referida instituição conquista a primeira sede própria, situada na Rua João Carvalho, 630, que se denominou Ginásio Christus, por ter recebido autorização do Ministério de Educação para o funcionamento do Curso Ginasial. 




       Em 1961, uma nova autorização lhe é concedida: o funcionamento do Curso Colegial. A instituição passou a se chamar, então, Colégio Christus.




       A partir de 1989, o Colégio Christus começou a se expandir por vários locais de Fortaleza. Há, atualmente, unidades dessa instituição nas seguintes regiões: Aldeota, Dionísio Torres, Parquelândia e Cambeba/Lagoa Redonda.




       Hoje, o Colégio Christus recebe crianças desde o Infantil II até o 3º Ano do Ensino Médio (Pré-Universitário).



Apresentação do Christus em 1976 a terceira é a bailarina Madiana Roncy

       O nome Christus remete à razão de ser de sua fundação e existência: levar crianças e jovens a conhecer e viver os ensinamentos de Jesus Cristo. Todos que se integram a essa instituição deverão estar conscientes de que irão ser, continuadores da missão de Jesus: estabelecer, na Terra, o Reino de Deus, Reino de Fraternidade e Paz.


Marcha do Christus em 1971


Rachel de Queiroz no pátio interno do Christus da João Carvalho.

       
Site do colégio: http://www.christus.com.br e Fotos da Fan Page Oficial do Christus

8 comentários:

  1. Fui seu aluno de 81 a 88, ensino rígido e puxado, mesmo que você não quisesse estudar, entrava "por osmose". Fez toda diferença, em muitos momentos da minha vida, me deu muita base. Coordenadora Suzana e seus olhos (quem lembra, sabe do que falo).
    Gostaria de ver alguma coisa sobre o saudoso Colégio General Osório e a Escolinha José de Alencar (ou era Educandário? não lembro), que ficava na José Lourenço com Catão Mamede, ainda existe a casa, mas está completamente abandonada. Nessa escola fiz Jardim I e II na década de 70, era praticamente um sítio com vários animais. Leila, você e seus colaboradores fazem algo grande e de valor, podem ter certeza!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel, muito obrigada mesmo!
    Vou pesquisar sobre o Colégio
    General Osório, se eu tiver
    êxito, faço uma postagem. rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço ex alunos do colégio general Osório. Se tiver interesse aqui está meu contato: renatajmacedo@gmail

      Excluir
  3. Que orgulho saber que fiz parte dessa história em 2012! estou em uma dessas fotos!!!

    ResponderExcluir
  4. Estudei 10 anos nesse maravilhoso Colégio. Muitas recordações. Do campão, da cantina, do macaco, das cotias e dos jabutis do mini zoológico, das aulas de religião, ospb e moral e cívica, do Dr. Roberto diretor e dona Lúcia, dos interclasse, dos amigos Daniel Queiroz, Layer Leorne Júnior, Paulo Henrique Studart, da educação física do outro lado da rua, da coordenadora Suzana, da capela, do auditório, do pé de jatobá da quadra infantil. Quanta saudade! César Bulcão

    ResponderExcluir
  5. Essa escola foi muito especial na minha vida! Estudei desde 1981 até 1996, do antigo maternal até o 3º ano do 2º grau! Lembro muito que o "infantil" ficava de um lado da Rua João Carvalho e o ensino "adulto" do outro. No lado infantil, tinha um espaço muito grande e um "castelo", que chamávamos de "castelo de grayskull", pois remetia ao castelo do desenho animado He-man... Quando passei para o lado "adulto", lembro que a quadra principal não era em um nível inferior ao da rua. Acompanhei a construção desse novo espaço, que se tornou uma quadra coberta poliesportiva bem grande, num nível inferior ao da rua, de modo que as "escadas" laterais se tornaram arquibancadas e onde hoje em dia são realizadas as comemorações festivas importantes (primeira comunhão, crisma etc.). Tenho foto da minha turma nessas escadarias (posso enviar, caso seja de interesse do Blog). No mesmo local, foi construído (em piso superior) o Teatro Arena Aldeota... Obrigado pela publicação, me fez recordar coisas boas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é de interesse! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Meu e-mail: fortalezanobre@gmail.com.br

      Excluir
  6. tive a honra de estudar nesse colegio de 1971 a 1982 d. Graca supervisora que aparece na foto com raquel de queiroz era como se fosse minha segunda mae

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: