Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Hospital Geral de Fortaleza - 1969-1979 (I parte)
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Hospital Geral de Fortaleza - 1969-1979 (I parte)




Hospital Geral de Fortaleza (HGF) é o maior hospital público da rede da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará. Entrou em operação no dia 23 de maio de 1969 como hospital federal do antigo INAMPS e passou a ser estadual em 1990. O HGF tem, atualmente, 543 leitos, dos quais 118 são UTIs.


O Hospital Geral de Fortaleza foi inaugurado em 23 de maio de 1969 como Hospital Geral do Serviço Público Federal, passando a ser administrado pela Secretaria Estadual de Saúde em 1990. É o maior hospital da rede pública do Ceará, servindo à população do estado e, por sua referência e complexidade, também aos estados vizinhos, em diferentes áreas de saúde. É referência nas especialidades de Cirurgia Geral, Neurologia, Neurocirurgia, Reumatologia, Nefrologia, Transplante Renal, Gineco-obstetrícia, Traumato-ortopedia, Oftalmologia, entre outras.

Além do atendimento de emergência(aberta) nas áreas de cirurgia geral e vascular, clínica médica, obstetrícia e neurologia, o
HGF possui 63 especialidades e sub-especialidades médicas e outros serviços de saúde – enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, farmácia, bioquímica, psicologia e serviço social. Hoje, o Hospital Geral de Fortaleza mantém o único Banco de Olhos do Estado, fazendo a captação, preservação e distribuição de córneas para os 13 centros transplantadores de todo o Ceará. Além de realizar transplantes de córneas, faz transplantes de fígado, pâncreas e rim. O Centro de Transplantes Renais é referência no Norte e Nordeste, já tendo realizado mais de mil transplantes, marca atingida em 2009.

Em outubro de 2009, o HGF inaugurou a Unidade de
AVC, com estrutura moderna e equipe interdisciplinar de plantão 24 horas para fazer um atendimento diferenciado ao paciente que chega na emergência com AVC, a principal causa de morte hoje em todo o Brasil. A Unidade é a maior do país com vinte leitos e capacidade para atender 150 pacientes por mês.

O Hospital Geral é também um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial(
Ministérios da Saúde e Educação) como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em nada menos que 24 especialidades.

Atualmente, o hospital realiza 1.150 cirurgias, 16 mil consultas e 100 mil exames laboratoriais por mês. Na área de exames especializados, o hospital é o único da rede pública estadual a realizar Ressonâncias Magnéticas e Eletroneuromiografias.



1969
O Hospital Geral de Fortaleza foi inaugurado em 23 de maio de 1969, época do período militar, com uma área construída de 15.000 m² e 200 leitos, no Papicu. Começava suas atividades com uma equipe formada por médicos, enfermeiras e auxiliares, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, dentistas, e apoio administrativo. A obstetrícia foi o primeiro setor a iniciar suas atividades e a Unidade Neonatal tornava-se referência para recém-nascidos graves e prematuros.  O HGF recebia a doação do primeiro aparelho de Raio X, pelo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB).

1970
Com a preocupação de exercer uma assistência de ponta as equipes eram permanentemente treinadas e capacitadas, através de sessões clínicas. A Seção de Odontologia e o Ambulatório de Cardiologia iniciavam suas atividades. Inaugurado o Centro de Recuperação e Terapia Intensiva e criada a Comissão Especial de Rotinas Preventivas, com o intuito de evitar moléstias infecciosas. Aprovada a padronização de medicamentos e, posteriormente, a distribuição gratuita aos previdenciários.  Iniciava o funcionamento do Ambulatório de Hidrocefalia e implantados os primeiros Programas de Residência Médica.

1971
O Centro de Material e Esterilização destacava-se pelo apoio ao Centro Cirúrgico e demais unidades de internação, contribuindo para a segurança de procedimentos, destacando-se o tratamento cirúrgico de aneurisma intracraniana, realizado com pioneirismo neste hospital. Realizava-se a primeira diálise com rim artificial, utilizando-se a placa de Kill (rim de placa). Início da Residência de Clínica Médica. Funcionamento do Gabinete de Eletroencefalografia. Implantado o internato para alunos do curso de medicina.

1972
Realizava-se no Centro Obstétrico o décimo milésimo parto, a primeira craniotomia com eletrocorticografia e estimulação cortical em tumor no lobo temporal direito. Implantava-se o primeiro pace-maker (marca-passo) em paciente portador de bloqueio aurículo-ventricular. Prosseguiam-se os cursos de atualização coordenados pela Comissão de Ensino e Cultura do HGF, nas especialidades de reumatologia, neurologia de urgência, radiologia e patologias e propedêuticas radiológicas do mediastino e do colon. Realizava-se o primeiro curso Anual de Cirurgia Plástica com implante de prótese rinoplástica de silicone. Uma agradável área verde, o caramanchão, abrigava seu corpo de funcionários, em momentos de descontração.

1973
Implantava-se o Serviço de Pediatria com uma enfermaria de 10 leitos e a Residência Médica nessa especialidade. O Setor de Cirurgia Plástica realizava o primeiro implante no norte e nordeste de dura-máter homóloga, conservada em glicerina. Realizava-se a primeira intervenção estereotáxica cerebral (Tratamento de Parkinson) que colocou o Ceará em 4º lugar no País na realização desse procedimento. O Serviço Social Médico promovia curso para gestantes, abordando: auxílio-natalidade, importância do pré-natal, higiene na gestação, parto e puerpério, cuidados com o recém-nascido e educação sanitária. O hospital contava com infra-estrutura organizada de apoio administrativo como Serviço de Material, Pessoal e Arquivo Médico e Estatístico (SAME).


1974
Os Serviços de Manutenção e Reparos supriam todas as demandas internas de carpintaria, funilaria, eletricidade, hidráulica e oficina mecânica. Contava-se com uma frota de ambulâncias para transporte de pacientes por ocasião de transferência, alta hospitalar ou realização de exames externos. Criava-se o Banco de Leite Humano e instalava-se a Biblioteca para apoio a estudos e pesquisas de profissionais, residentes e internos.

1975
Inaugurava-se na Clínica Oftalmológica o primeiro Aparelho Fotocoagulador de Raios Laser de Argônio do Brasil, após treinamento dos profissionais por renomado especialista da área, convidado para orientar sobre o uso adequado desse aparelho. Circulava a Revista Médica do HGF.

1976
Reconhecido como centro de referência pelos serviços que prestava, o HGF obteve a honra de ter sido escolhido pela chefia da Casa Civil da Presidência da República como sendo o hospital de apoio para as viagens do Presidente. Com o intuito de monitorar e prevenir as infecções no âmbito hospitalar, surgia a primeira iniciativa com a participação de um médico e uma enfermeira, do que se constituiria anos depois a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.


1977

Estruturado de forma adequada, contando com maquinário industrial, o Serviço de Rouparia e Lavanderia confeccionava e preparava todo o enxoval utilizado por usuários e para as atividades diárias dos profissionais de saúde. O Serviço de Nutrição e Dietética instalado em ampla área física, atendia  com padrões de excelência.


1979
O HGF passava a ser vinculado ao Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS), órgão da previdência social, responsável pela assistência médica no Ministério da Saúde. Reformava-se o Setor de Raio-X, ampliando a capacidade de atendimento pela aquisição de novos aparelhos de suporte diagnóstico.
 

3 comentários:

  1. Beleza, amiga, você se garante mesmo, adorei a postagem sobre o HGF. Tudo de booommm

    ResponderExcluir
  2. Será que existe arquivos de pacientes das décadas de 70 e 80 gostaria muito de saber? Se poder me informar. Agradeço

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se tem arquivo do nome das mulheres que tiveram filhos aí nohgf em 1979

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: