quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Viação Bons Amigos




Fundada em 1963 numa época de grandes dificuldades para o setor de transporte urbano, que ainda transitava por ruas sem pavimentação e carentes de qualquer tipo de financiamento, a Empresa tornou-se uma das mais conceituadas empresas de transporte coletivo de Fortaleza.
 
Aristides Aragão Freitas, Francisco Soares Carvalho e seus filhos Raimundo e Francisco Edmar Feitosa, fundaram juntamente com o empresário Carlos de Albuquerque Lima, a Empresa que iniciou suas atividades com o nome de Viação São Vicente, com uma frota de cinco ônibus adquiridos de José Sabóia Bezerra. Os ônibus serviam duas linhas de Fortaleza, Pan Americano e Casa Popular (Atual Henrique Jorge).

Em pouco tempo, a empresa cresceu e recebeu, já em 1964, uma outra denominação. O nome foi mudado para “Viação Bons Amigos Ltda.”, porque a maioria das carrocerias eram da marca Bons Amigos, fábrica que funcionou até meados de 1970 em São Paulo. As carrocerias eram montadas em chassis Mercedes-Benz LP-321.



No inicio das atividades todas as ruas das linhas por onde os ônibus trafegavam eram cobertas de piçarra. Por conta disso, a Empresa mantinha um caminhão carregado de entulho para tapar os buracos abertos nas ruas, sobretudo nas quadras invernosas. A primeira linha asfaltada foi a do Henrique Jorge.
Ônibus Caio Jaraguá na linha Henrique Jorge. (Foto: Acervo CEPIMAR)
A terceira linha foi Parque Santa Fé (Atual João XXIII), na qual adquiriu mais dois carros. Logo após vieram as linhas Vila São Francisco e Coronel Francisco Nunes, somando mais sete veículos a frota.
No ultimo dia do ano de 1968, os moradores do Demócrito Rocha ganham uma linha própria ligando o bairro ao centro de Fortaleza. Quatro ônibus da Viação Bons Amigos foram escalados para circular na linha, que foi recebida com muita festa pelos moradores, pois era uma antiga reivindicação daquele bairro.

Proprietários e funcionários na Garagem (Foto: "Bons Amigos 35 Anos")

Mais tarde, a Bons Amigos adquire mais cinco carros para a linha Av. José Bastos e quatro para Av. Lineu Machado, passando assim a operar em 8 linhas urbanas com uma considerável frota. Com o crescimento dos bairros foi aumentando mais ainda o número de ônibus nas linhas.

Raimundo Feitosa recebendo as chaves do gerente da Aguanambi Diesel

Em meados da década de 70, a Empresa já possuía uma frota de 46 veículos, naquele momento, adquire os seis primeiros Monoblocos da frota, com carroceria Mercedes-Benz O362.

Amélia no cruzamento das Avenidas José Bastos e Fernandes Távora.

Na década de 80, a Viação Bons Amigos foi a primeira empresa do Ceará a adquirir o modelo Amélia, fabricado pela Caio Norte. Também foi a primeira a adquirir o Urbanus em meados de 1988, no lançamento em Fortaleza, adquiriu 10 unidades com chassis Mercedes-Benz.


Aristides e Francisco permanecem à frente da Empresa por mais de 30 anos, até 1995 quando faleceram. Ambos tiveram marcante atuação na área sindical do setor de transporte, tendo, inclusive, ocupado a presidência do sindicato patronal. Raimundo Feitosa e Edmar Feitosa continuaram a frente da Empresa.

Na Foto Chiquinho Feitosa e representantes da Nielson e Aguanambi Diesel (1989) - Acervo CEPIMAR

Ao completar 35 anos em 1998, a Bons Amigos lança uma logomarca comemorativa nos novos ônibus adquiridos naquele ano, os Urbanus com chassis Mercedes OF-1721. Naquele ano, a Empresa possuía uma frota de 79 veículos operando em 26 linhas do sistema urbano.


Ônibus 1998 com logomarca comemorativa de 35 anos

Em 2000, os sócios Francisco Edmar Feitosa Carvalho e Raimundo Feitosa Carvalho receberam a medalha Mérito FETRONOR, na Categoria Fundadores (Empresários), outorgada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (FETRONOR). Em junho de 2005 a Associação Nacional do Transporte Urbano (NTU), outorga a Medalha Mérito do Transporte, categoria Empresário, a Francisco Edmar Feitosa de Carvalho.

Em 2004, a Empresa passa por uma reformulação, tornando-se São Vicente, o mesmo nome de quando começou a operar em 1963. O nome Bons Amigos segue timidamente em alguns veículos, entretanto, a maioria da frota passa a operar no sistema urbano com a nova denominação e código (16) no sistema urbano.


A Viação Bons Amigos/São Vicente encerra suas atividades em novembro de 2007, deixando de operar nas linhas por onde atuou ininterruptamente por mais de quatro décadas, sendo uma das mais tradicionais do transporte coletivo. Suas linhas foram divididas entre várias empresas atuantes no transporte urbano da capital cearense.



Crédito: Site Fortalbus

5 comentários:

  1. Boa Tarde, lembro quando era uma criança, em meados de 87 a 89 fui levado para ver um LEÃO na jaula, dentro da garagem da empresa, quando não ficava na frente da empresa observando o vai e vem dos ônibus.

    ResponderExcluir
  2. Em 1979 eu pegava o de número 49 que fazia a linha pan americano ao centro de Fortaleza eu ia estudar no campus no final do bairro pico

    ResponderExcluir
  3. O primeiro ônibus que vi na vida foi o carro de número 9, um caio em meados de 1971, eu tinha 3 anos passou fazendo a linha do Pan Americano, eu moro até hoje no bairro na rua Mato Grosso.

    ResponderExcluir
  4. Essa gloriosa empresa fez parte da minha infância em meados de 1978 eu já andava nos carros 48, 65, 94, 95...

    ResponderExcluir
  5. Lembro muito, meu saudoso pai trabalhou nessa empresa

    ResponderExcluir