"O prédio foi muito modificado, eu diria que foi demolido e construído um outro, pois é totalmente diferente, tanto o colégio como a capela. O colégio foi fundado em 1915, data da foto acima, com o nome de Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração; em 1940 foi inaugurado o novo prédio com a nova atual capela. Em 2005 foi anunciado o fechamento do colégio que já havia sido fechado e reaberto" - Nirez
O prédio no Álbum Fortaleza 1931
O Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração das irmãs Doroteias foi criado em 1915, numa modesta chácara situada na Estrada de Messejana. O prédio possui linhas arquitetônicas do estilo eclético, surgido na França, ainda na metade do século XIX.
Dirigido pelas virtuosas irmãs de Santa Dorotéia.
Dirigido pelas virtuosas irmãs de Santa Dorotéia.
Colégio Dorotéias em foto anterior a 1940 e dá para ver que a capela ainda era a antiga- Arquivo Nirez
Foto da década de 1950, quando o colégio já havia sido reformado. A capela não aparece porque foi feita recuada, diferentemente da anterior. Nirez
Escola tradicional das moças de classe média de Fortaleza desde 1915, depois transformada em escola mista, o Colégio Dorotéias viveu uma crise financeira¹ após o fim da década de 1990 e fechou as portas em 2005. Pela história que representa para a cidade e por sua arquitetura da fachada preservada, o prédio da escola foi tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic). A decisão é um alívio para quem temia que a ex- escola permanecesse somente na memória dos ex-alunos.
Refeitório do Colégio - Álbum Fortaleza 1931
Capela do Colégio - Álbum Fortaleza 1931
O prédio do Colégio Dorotéias, na Avenida Aguanambi, foi comprado pelo Grupo Universitário Maurício de Nassau, sediado em Recife. A aquisição ocorreu no decorrer do processo e com conhecimento do Conselho, que comemora a continuidade em relação aos seus propósitos educacionais de origem. Por isso, o Comphic está realizando reuniões com os representantes do grupo comprador para garantir sua integridade física e valorização do patrimônio histórico.
“O restauro da fachada preserva o desenho original. Mas a parte interna já está muito comprometida devido a intervenções aleatórias feitas anteriormente”, lamenta a coordenadora do Departamento de Patrimônio Histórico da Secultfor, Ivone Cordeiro. Mas a parceria com os compradores é bem vista por ela. “Concretizamos uma das diretrizes da nossa política, que é a preservação compartilhada, numa relação público-privada”, complementa Ivone Cordeiro.
“O restauro da fachada preserva o desenho original. Mas a parte interna já está muito comprometida devido a intervenções aleatórias feitas anteriormente”, lamenta a coordenadora do Departamento de Patrimônio Histórico da Secultfor, Ivone Cordeiro. Mas a parceria com os compradores é bem vista por ela. “Concretizamos uma das diretrizes da nossa política, que é a preservação compartilhada, numa relação público-privada”, complementa Ivone Cordeiro.
Arquivo Jangadeiro Online
¹ Matéria de 08 de Novembro de 2005:
Depois de 90 anos de trabalho em educação, um dos mais tradicionais colégios de Fortaleza vai fechar as portas no fim deste ano. O Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, mais conhecido como Colégio Dorotéias, chega ao fim de suas atividades e cita a alta inadimplência como a principal razão do fechamento.
Segundo a diretora da instituição, irmã Mariluce Nilo Morcourt, o índice de falta de pagamento chega a 40%. A irmã cita a chamada ''Lei da Inadimplência'' como uma das causas da não quitação das dívidas: ''A lei federal não ajuda as instituições e ajuda o pai que não cumpre com os pagamentos. Aí, fica difícil''. O problema já existia, de acordo com ela, há cerca de um ano e as despesas estavam sendo pagas com a ajuda da Congregação das Irmãs Dorotéias, a quem o colégio pertence.
Turma de 1976 do Colégio Dorotéias, na missa de término do segundo grau (3º científico). A 1ª da esquerda é a Ana Façanha, que foi quem me enviou a foto.
O prédio, que fica localizado na avenida Visconde do Rio Branco, 2.078, no bairro José Bonifácio, possui cerca de 60 salas de aula. Há 264 alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio. ''A inadimplência é muito grande e nós temos um número pequeno de alunos. É impossível continuar oferecendo um ensino de qualidade porque não temos como investir'', diz a diretora acrescentando que a decisão de não continuar com a atividade letiva foi tomada no início de setembro.
De acordo com a diretora, já há bastante procura por parte de escolas para adquirir o imóvel. ''Há a possibilidade de ser vendido para continuar como uma instituição educacional. Esse seria o ideal'', afirma completando que a decisão de venda do edifício será tomada pela congregação.
O Colégio Dorotéias está sendo dirigido pela congregação desde a década de 1990. Já havia sido alugado a uma outra escola na década de 80. Conforme a irmã Mariluce, as obras sociais desenvolvidas em quatro comunidades de Fortaleza continuarão. A Congregação das Irmãs Dorotéias administra 19 colégios e duas faculdades no Brasil.
Foto de Altemiro Olinto
Fatos Históricos
- 07 de Abril de 1915 - Fundado, pelas Irmãs Dorotéias, o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração.
- 10 de Junho de 1915 - Instala-se o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Dorotéias), em uma chácara no Boulevard Visconde do Rio Branco nº 2078.
Aos poucos foi sendo construído o prédio, por volta de 1924 a 1929.
Sua primeira superiora foi Madre Luzia Lemos.
- 22 de Novembro de 1927 - Distribuição de diplomas no Colégio das Dorotéias. São estas as novas professoras: - Aurélia Teixeira Ferrer, Guiomar de Holanda Cavalcante, Amalia Xavier de Oliveira, Ailsa Gonçalves, Maria de Lourdes Lopes, Olívia Sampaio Xavier. Francisca Magalhães Pinto, Angélica Saboia, Cleonice Alves ‘Gomes, Flora Monte, Maria dos Prazeres Forte e Alice Ribeiro Raulino.
- 26 de Março de 1940 - Morre Maria Nazaré Bezerra (Madre Bezerra), professora do Colégio das Dorotéias e irmã de Assis Bezerra, proprietário da Tipografia Minerva.
- 21 de Novembro de 1940 - Inaugura-se a nova capela do Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Instituto Santa Dorotéia), ato oficiado pelo arcebispo Dom Manuel, na Avenida Visconde do Rio Branco, conhecida como Igreja das Dorotéias.
- 19 de Abril de 1942 - Com um festival no Colégio das Dorotéias, terá inicio uma Primeira Semana pró-Catedral, iniciativa do Arcebispo de Fortaleza.
- 15 de Março de 1944 - Divulga-se que veio servir no Colégio das Dorotéias, em Fortaleza, a Madre Doutora Maria José Torres, formada em Medicina.
- 03 de Março de 1975 - Morre, às 7h, aos 70 anos de idade, a Irmã Ester Vanderley, a última remanescente do grupo que no dia 07/04/1915 criou o Colégio das Dorotéias.
Fonte: Diário do Nordeste, Portal da História do Ceará e Arquivo Nirez
Linda a igreja, lindo o colégio.
ResponderExcluirQuis estudar lá, mas era o preço era
alto pro bolso do meu pai. Que pena,
não funcionar mais como Colégio das Dorotéias.
Esperamos que o Grupo comprador preserve o que
restou do original, ao menos a bela igreja...
Obrigada, pelas visitas à Cadeirinha, e pelos
comentários.
Boa semana, com muitas "produções"
Beijos
O Conphic espera o mesmo, que eles levam à diante o propósito educacional de origem do colégio, assim como a preservação do prédio e capela do mesmo!
ResponderExcluirObrigada, muitas "produções" na sua Cadeirinha tbm!
Beijos
Estudei no Dorotéias, sinto muita saudade desse colégio onde vivi momentos felizes q para sempre guardarei no coração!
ResponderExcluirEstudei lá, dez da antiga primeira série até ate o segundo ano do segundo grau. São lembranças magníficas que vou guardar para o resta de minha vida. Entre estas lembranças, estão os detalhes daquele belíssimo prédio. Das brincadeiras no primário de quem tinha coragem de entrar no porão da igreja escondido das tias (Professoras) é claro. Das apresentações no auditório. Anos incríveis. Hoje não moro mais em Fortaleza, mais espero que o colégio Dorotéias continue de pé e retorne suas atividades.
ResponderExcluirEsqueci de comentar anteriormente. Parabéns pelo Blog. Muito bom.
ResponderExcluirBom dia Leila Nobre. Gostaria, se possível, ter imagens do colégio Doroteias, pois não consegui baixá-las do blog. estudei lá uma vida toda e tenho muita saudades de lá. Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluire-mail.. rgreenhalgh@oi.com.br
Mandarei as fotos para vc, pode deixar! :)
ResponderExcluirAbraços
Leila nobre por favor me manda umas fotos do colégio Dorotéias, adoro o belíssimo prédio!
ResponderExcluirMando para qual e-mail?!?!?!
ResponderExcluirMande para nete.gomes1@oi.com.br
ResponderExcluirJá mandei! :)
ResponderExcluirEstudei no Doroteias, durante onze 11 anos e tenho muitas lembrancas, tenho fotos no jardim da infanciae outras.peço enviar fotos internas fi colégio ,tenho muitas historias pra contar do colégio , lembro me de muitas colegas e das irmãs ,as freiras. E mail..rosadesaronadv@gmail.com, mande mesmo ss fotos, agradeço ANACELIA MELO DE SOUSA..ENTREI NO COLEGIO EM 1957 sai 1968
ExcluirLeila Nobre, queria que vc me mandasse umas fotos do Colégio Dorotéias. Linda a igreja e lindo o prédio.
ResponderExcluirMande para Joaovictor_blz22@hotmail.com
É o meu FACE, viu?
Pode aguardar, mandarei as fotos para vc!
ExcluirAbraços
Leila, estudei no Dorotéias desde criança até terminar o científico, em 1976.Sinto muitas saudades quando passo lá em frente.Lá, aprendi tudo de bom, refinei meu caráter, minha maneira de ser.Gostaria muito de rever fotos e colegas da minha época (1966 a 1976). Um abraço.
ResponderExcluirAna Lúcia Façanha
Oi Ana, boa noite!
ExcluirObrigada pelo comentário e espero q vc possa rever seus colegas da época do colégio.
Abraços
Boa noite,Leila Nobre
ResponderExcluirGostaria de saber se dá para colocar nesta página as fotos do Colégio Dorotéias. A última vez que passei lá em frente vi o lindo edifício, mas não registrei nada. Se der certo vc colocar na página as fotos, tenho saudades...
Vou procurar outras fotos além dessas da postagem e colocarei no blog. Vou tentar conseguir fotos internas, mas é bem complicado.
ExcluirAbraços
Oi Leila,fui aluna das Doroteias e queria fotos de 1980 a 1983,por favor. Meu e-mail eh vitoriaotoni@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada
Oi Vitória, bom dia!
ExcluirAs fotos q tenho do colégio, são essas da postagem.
Mandarei para o seu e-mail.
Abraços
Bom dia, Leila Nobre
ResponderExcluirGostaria de saber se consigo algum telefone do colégio Dorotéias, pois já procurei e liguei mas não tive sucesso. Lhe peço encarecidamente esse favor. E-mail:paulaisabelo@yahoo.com.br.
Desde já agradeço.
Paula Isabel
Bom dia Leila Nobre!
ResponderExcluirProcurando informações sobre o Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração-Dorotéias(Fortaleza), achei o seu blog e gostaria de saber se poderia me passar algum telefone, pois já liguei para alguns mas não obtive sucesso. Lhe peço esse favor encarecidamente.
Desde já agradeço.
Paula Isabel
*Parabéns pelo Blog.
Oi Paula, bom dia!
ExcluirPelo o q fiquei sabendo, o colégio fechou as portas em 2005. Por isso, acredito eu, q os telefones não estão funcionando.
O antigo telefone era esse: 3254-3030
Abraços e obrigada pelo gentil comentário
tambem estudei no colegio das doroteias, de 1979 a 1983, de onde sai direto para a universidade, ou, seja passei de primeira no vestibular, eu tinha apenas 17 aninhos. adoro aquela arquitetura, tudo aquilo me fascina ainda. so tenho boas lembranças.pena que fechou,mas tenho vontade de voltar a faculdade so para estudar la novamente.
ResponderExcluiroi, tambem estudei no colegio das doroteias de 1979 a 1983, e sinto muita saudade dessa epoca. estudei apenas 4 anos o que me preparou muito par a minha vida profissional e pessoal. so fez falta para a sociedade cearense ter aquele monumento tanto arquitetonico como de preparaçao para a vida dos nossos jovens.
ResponderExcluirLeila Nobre
ResponderExcluirEu olhei o meu e-mail e não encontrei as fotos do Colégio Dorotéias. Queria saber se voce poderia tentar de novo mandar.
Email: Joaovictor_blz22@hotmail.com
PS: Vou aguardar!
Vou mandar novamente, João!
ExcluirAbraços
Ah! E queria saber se vc tem fotos dos anos 80 ou 90, em que o prédio era mais bonito!
ExcluirÉ um prédio encantador, a Igreja é tão charmosa, sempre fico triste de vê-los fechados, adoraria ver aqueles jardins bem cuidados novamente, estou feliz que serão reabertos.
ResponderExcluirHoje no lugar do antigo Colégio Dorotéias, se encontra a Faculdade Maurício de Nassau, Alex.
ExcluirFiquei tbm feliz de saber que o prédio continua sendo usado para a educação! :)
Forte abraço e obrigada pelo comentário O/
Lindas as novas fotos da postagem, o prédio encantador e sua capela.
ResponderExcluirLindas, né? Eu tbm amei!!! :)
ExcluirAbraços
trabalho proximo ao antigo colégio. Hoje, eu fui querer conhecer a capela e fui informado que estava desativada e que estavam vendo a possibilidade que transforma-la em biblioteca. NãO TENHO nenhuma ligação como colégio mais dói o meu coração em pensar nesta possiblidade. Poderiam abrir para ter missa aos domingos.
ResponderExcluirEssa da biblioteca, é nova pra mim, Marcos...¬¬ Que coisa!
ExcluirEu estudei lá, e posso afirmar que foram anos memoráveis em minha vida. Até hoje, todos os ex-alunos que eu encontro sentem saudades daquele tempo, bate uma nostalgia.
ResponderExcluirEu tenho certeza disso, Pablo, pois todo ex aluno do Dorotéias que conheço, diz exatamente a mesma coisa! :)
ExcluirForte abraço
Estudei lá desde a 1a série até o 1º ano científico, depois tive que vir morar no Rio de Janeiro. Bate uma saudade imensa! Gostaria de manter contatos com colegas, irmãs... Melhor época de minha vida.
ResponderExcluirOlá leila. Recentemente adquiri um Portão de Ferro fundido, bastante antigo numa Demilição... fui pesquisar junto ao proprietário o o mesmo me relatou que o mesmo pertenceu ao Colégio das Dorotéias...era o portão de entrada... procurei fotos na internet mas nada encontrei...mas o referido senhor me confirmou que foi de lá sim. vc teria fotos da entrada do colégio ? Grato.
ResponderExcluirQue saudade!
ResponderExcluirTenho lindas recordações, lamentável ter se acabado.
Estudei do maternal até a 5 série
estudei desde o jardim 2 até a 3 serie (quando foi alugado para o colégio geo) continuei até a 7 serie, e fomos para o centro... muitas saudades.. não se tem mais colégios como esse, hoje, as entidades educadoras viraram empresas que só visam lucros!
ResponderExcluirMinha mãe estudou interna na década de 30. Hoje ela tem 95 anos.Mostrei as fotos do blog para ela é reconheceu de primeira. Ela contou várias passagens da escolas. Uma delas foi da hora de dormir que elas ficavam observando (indicou a janela na foto) pelas rótulas das janelas trancadas as meninas bricando na rua. Nota dez.
ResponderExcluirEstudei entre 1985/87 ; são lembran caças inesqueciveis!! A passagem da Biblioteca para a casa da Inspetora Mazé era a mais procurada!!Rsss Rescentemente consegui reencontrar minha grande amiga do Dorotéias!! Muitas saudades!!
ResponderExcluirEstudei entre 85/87!! Grandes lembranças!! Rescentemente reencontrei uma grande amiga de sala da época!!Qdo vou a Fortaleza,sempre passo em frente para matar a saudade!
ResponderExcluirOnde estariam os arquivos do Colégio das Doroteias? Gostaria de fazer uma pesquisa sobre antigas professoras religiosas de lá, para ver se encontro algo sobre Irmã Pequeno, uma antepassada minha, que era de lá.
ResponderExcluirEstudei nas Doroteias entre os anos de 1974 - 1977, no tempo das Tias Lalá,Marluce,Dulce e Neuma e das Irmãs Souza,Arruda,Palhano e Barros. Me chamo Ana Cláudia Cunha D'Assunção
ResponderExcluirEstudei onze anos no colegio, 1957 até 1968, meu nome é.Anacelia ..E mail
ResponderExcluirrosadesaronadv@gmail.com
Estudei no Doroteias a minha vida toda, terminei em 1986 e foi difícil cortar o vínculo. Gostaria de receber fotos. americopimentel@bol.com.br
ResponderExcluirNo tempo do padre Gotardo ?
ExcluirEstudei no Dorotéias na década de 80. Se você puder me enviar fotos desta época, ficarei feliz.... Meu e-mail é karinyrio@gmail.com
ResponderExcluirestudei no Colégio Dorotéias nos anos de 1985, 1986 e 1987, onde fiz meu 2ºgrau
ResponderExcluir