Fase inicial da construção do Castelão, numa região ainda completamente desabitada. -Arquivo O Povo
Autoridades visitam a construção - 1970 - Arquivo Tv Jangadeiro
Com o crescimento da cidade e do estado, faltava um estádio de grande porte que pudesse comportar um número cada vez maior de torcedores cearenses. Vivia-se então sob o Regime Militar, no qual os militares empreenderam uma série de grandes obras para angariar a simpatia do povo. Foi nessa época que construiu-se vários grandes estádios pelo país inteiro. Coube ao então Governador do Estado do Ceará Plácido Aderaldo Castelo dar início a construção de Estádio Olímpico em Fortaleza. Em 1968, foi criada a Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (Fadec), para coordenar os trabalhos. O Governador Plácido Castelo queria que o estádio fosse erguido no Bairro do Alagadiço, na zona oeste de Fortaleza. Altos custos para fazer as desapropriações inviabilizaram a ideia. Outras áreas da cidade foram estudadas nos Bairros do Pici e depois no Itaperi. Finalmente uma área de 25 hectares, localizada no Bairro Boa Vista (local denominado de Porco Barrento), que pertencia a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, foi comprada por CR$ 400.000,00 – Quatrocentos Mil Cruzeiros. José Liberal de Castro, Gehard Ernst Borman, Reginaldo Mendes Rangel, Marcílio Dias de Luna e Ivan da Silva Britto foram os cinco arquitetos que assinaram o projeto. O Engenheiro Hugo Alcântara Mota foi o responsável pelo cálculo estrutural.
Anel inferior do Castelão em fase de conclusão - Arquivo O Povo
O estádio foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973, pelo então Governador César Cals de Oliveira Filho. Um público calculado de 70.000 pessoas assistiu a partida inaugural entre Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico Rei do Futebol Cearense terminou com o placar de 0 X 0.
Em 18 de Novembro de 1973 durante o jogo Ceará e Vitória da Bahia, aos 22 minutos do 2º tempo, Erandy Pereira Montenegro, artilheiro do Ceará, marca o primeiro gol no Castelão.
O Maior Goleador
José Geraldo Olímpio de Souza, mais conhecido como "Geraldino Saravá", é até hoje o jogador que mais fez gols no Castelão. O recorde está estacionado em 98 gols marcados durante a década de 1970, quando o jogador defendeu os times do Ceará, Fortaleza, Tiradentes e Ferroviário.
Eventos Marcantes
Foto de 1980 - Vendo-se o altar para a visita do papa
Cerimônia com o Papa João Paulo II, que reuniu 120 mil fiéis, recorde de presença de público no estádio. Arquivo O Povo 09/07/1980
Início da construção do anel superior das arquibancadas. Arquivo O Povo
Primeira etapa das obras finalizada, ainda com apenas dois lances de arquibancada no anel superior e os antigos refletores. Arquivo O Povo
Grandes públicos
Os jogos internacionais, com a presença da Seleção Brasileira de Futebol, sempre proporcionaram a maior presença de público pagante.
O estádio passou por diversas reformas sendo a mais recente em 2002, durante o governo de Tasso Jereissati. Com esta reforma o Castelão incorporou mais conforto e segurança para os espectadores, enquadrando-se nas normas internacionais da FIFA - Fédération Internationale de Football Association. A capacidade de público foi reduzida para 60.326 lugares, todos sentados. A data foi festejada com um jogo da Seleção Brasileira de Futebol contra a Seleção da Iugoslávia.
Governador Virgílio Távora acompanha preparativos no estádio para visita do papa João Paulo II. Arquivo O POVO, 13/5/1980
Castelão já com seus novos refletores. (Antônio Carlos Moura, 29/9/1987)
Estado de conservação precário, na semana anterior ao jogo da seleção brasileira contra o Peru. (Edmundo Sousa, 4/5/1989)
O Castelão é um dos estádios brasileiros que foram eleitos para serem sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, que será realizada no Brasil. O projeto de reforma do estádio prevê a expansão de sua cobertura, que irá cobrir completamente todos os assentos, a construção de um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e a aproximação da arquibancada inferior, em 16 metros, em relação ao campo. Com estas reformas, a capacidade do estádio passaria para 67.037.
O conceito do projeto é transformar o estádio Castelão em um dos grandes centros olímpicos do País e também um enorme complexo turístico. A nova área terá um shopping, cinemas, restaurantes e um hotel.
Estádio Castelão, 20 anos depois da inauguração. (Antônio Estelita Aguirre, 11/11/1993)
Jogo entre Flamengo e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. (José Leomar, 24/9/1995)
O estádio foi fechado, oficialmente, no dia 31 de março de 2011 para a reforma visando a Copa do Mundo de 2014. O último jogo foi válido pela Copa do Brasil de 2011, onde o Ceará levou 35 mil torcedores contra o Brasiliense.
Em um levantamento feito pela revista Veja, o Castelão foi classificado como o “único estádio cujo ritmo da execução orçamentária está adequado”.
O ano é 1973: Raríssimo postal de inauguração entre Ceará 0 x 0 Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro da 1ª divisão. Mais de 70 mil pessoas presentes. Acervo Gilberto Simon
Postal com skyline da cidade ao fundo, anos 70
Fonte: Wikipédia
Olá Valquiria
ResponderExcluirFarei uma visita ao seu blog, pode aguardar!
Abraços querida