José Guilherme da Costa comprou, em 1936, um ônibus para servir aos moradores da região de Acarape e Redenção que necessitavam se deslocar à Fortaleza. Durante 11 anos ele foi o proprietário, motorista e cobrador da linha e também atuava como mecânico.
Ônibus a gasogênio da Empresa Garcia
O veículo trafegava somente no verão, pois com as chuvas as estradas ficavam intransitáveis por um período de cinco a seis meses. Às cheias do Rio Guaiuba também contríbuia para impedir a passagem de veículos durante o inverno. Nesses períodos, o ônibus passava por manutenção, que era feita pelo próprio fundador. Os reparos na estrada também eram feitos pelo mesmo.
Entre 1944 e 1946 houve um grande racionamento de combustível ocasionado pela II Guerra Mundial, com isso o fundador teve também a missão de adaptar o ônibus para receber o gasogênio, aparelho que produzia gás combustível a partir do carvão vegetal.
Assim, rompeu mais dois anos, com muito sacrifício e muita luta não interrompendo os horários da linha Redenção/Fortaleza.
A Evolução
Em 1948, a Empresa obtém o prolongamento da linha Fortaleza/Redenção até Baturité e o irmão do fundador, Ludgero Guilherme da Costa, entra como aliado para explorar o novo trecho.
Continuando sua trajetória de crescimento a Redenção recebeu concessões para atuar em novas linhas e posteriormente ganhou outras através de licitações (instituídas a partir da Constituição de 1988).
Com a parceria, a empresa inicia uma fase de expansão. Mais tarde, em 1955, registram a firma com o nome fantasia Redenção.
Em 1957, com nove veículos, a empresa explorava cinco linhas: Redenção, Baturité, Quixadá, Acaraú e Santana do Acaraú. No mesmo ano inaugura a linha Fortaleza/Boa Viagem, servida pela empresa semanalmente. Ainda em 1957, adquire o mais luxuoso e confortável ônibus da época, um possante FNM “Fenemê”, carroceria CAIO com capacidade para 50 passageiros.
O “Papa-Filas” chegou as estradas cearenses através da Redenção no ano de 1960, quando o mesmo entrou em operação na linha Fortaleza/Baturité. O veículo da marca Scania-Vabis podia transportar de uma vez, mais de uma centena de passageiros, 78 sentados e 40 em pé. Custou cerca de oito milhões de cruzeiros, porém o veículo, colocado em caráter experimental, não foi totalmente aprovado devido ao estado precário em que se encontrava a rodovia.
Formalizado a criação do consórcio em 1966, passou a operar as linhas concedidas às duas firmas, com o nome de Empresa Redenção. Dessa forma, a Redenção se expandiu rapidamente servindo a diversas cidades do interior cearense, constituindo-se na maior Empresa Rodoviária do Estado. Ludgero e José Guilherme Costa conseguiram isso graças ao esforço próprio e a visão administrativa. Na década de 70 a Empresa Redenção operava em mais de 60 municípios cearenses, estendendo uma de suas linhas até Picos, no Estado do Piauí.
No ano de 1978, adiciona à sua frota 25 ônibus novos ônibus de chassis Mercedes-Benz. Destes, 4 modelos plataforma O355, 6 monoblocos O355, 6 chassis OH, 8 chassis LPO e 1 chassi OF. Todos eles com as melhores carrocerias fabricadas no Brasil. Continuando sua trajetória de crescimento, a Redenção recebeu concessões para atuar em novas linhas e posteriormente ganhou outras através de licitações (instituídas a partir da Constituição de 1988).
Durante cinquenta anos, José Guilherme da Costa esteve à frente da presidência da Redenção, quando veio a falecer em 1986, a Empresa passou as mãos de José Andrade, um de seus filhos. Com o fim do “Consórcio Empresa Redenção”, nasce a Empresa Redentora em 1987, graças a iniciativa do consorciado do empresário Ludgero Guilherme. O tradicional logotipo em forma de “R” passa a ser utilizado apenas nos carros da Redentora.
Em 1948, a Empresa obtém o prolongamento da linha Fortaleza/Redenção até Baturité e o irmão do fundador, Ludgero Guilherme da Costa, entra como aliado para explorar o novo trecho.
Continuando sua trajetória de crescimento a Redenção recebeu concessões para atuar em novas linhas e posteriormente ganhou outras através de licitações (instituídas a partir da Constituição de 1988).
Foto de 1951
Ford Alemão -Foto de 1954
Em 1957, com nove veículos, a empresa explorava cinco linhas: Redenção, Baturité, Quixadá, Acaraú e Santana do Acaraú. No mesmo ano inaugura a linha Fortaleza/Boa Viagem, servida pela empresa semanalmente. Ainda em 1957, adquire o mais luxuoso e confortável ônibus da época, um possante FNM “Fenemê”, carroceria CAIO com capacidade para 50 passageiros.
Papa-Filas - Foto de 1960
Ônibus carroceria Grassi Mercedes-Benz LP-321
Veículos adquiridos em 1978
Marcopolo III na Praia do Mucuripe
Monobloco O364 em frente ao Othon Palace
Paradiso 1400 e Diplomata 350 da Empresa Redentora
Sob direção dos descendentes, Redenção e Redentora traçam caminhos diferentes. Mais tarde, a Redentora que também se tornou uma das maiores operadoras de transporte no Estado, veio transferir para a São Geraldo em 1998, as linhas interestaduais para Picos (PI). Em 2001, transfere as linhas de Fortaleza para Arneiroz, Baixio, Boa Viagem, Marrecas, Mombaça, Parambu, Pedra Branca e Tauá para a Expresso Asa Branca. As linhas intermunicipais do Maciço de Baturité e as metropolitanas foram transferidas para a Fretcar. A Redentora encerrou suas atividades em 2004.
Ao longo de quase 75 anos de existência, a Redenção escreveu uma importante página na história do transporte coletivo de passageiros no Ceará, desbravando o sertão cearense e colaborando com o desenvolvimento de muitos municípios, lembrada com muito carinho com aqueles que outrora cruzou as estradas cearenses a bordo de um Redenção, e que ainda hoje continua prestando bons serviços aos seus clientes.
Atualmente atende, com uma frota de luxo na área de fretamento para excursões, eventos e transporte de funcionários.
Fachada da Empresa
Eu sou Cearence,nasci e me Criei vendo essa Empresa de Transporte,Durante alguns anos minha familia tinhao um pequeno Restaurante na localidade de Piranji no municipio de quixada.e eles faziam paradas diariamente para tomarem cafe da manha e as vezes ata Almoço e Jantar.
ResponderExcluirTenho Hoje 57 Anos moro no maranhao BR-222 e a Redençao esta passando em fte.a minha casa em vit.do mearim.Ataide Lopes.
Oi Ataide, bom dia!
ExcluirO passado reapareceu no presente rsrs que legal!
Obrigada pelo comentário
Um forte abraço
Olá,adorei estas fotos!Estou desenhando um papa filas Grassi,igual ao da foto e gostaria de saber a cor dessa carroceria,se possível para pintar o desenho.
ResponderExcluirAndei muito nos ônibus da Redenção e Redentora, em 1988, quando morava na região do pesqueiro/Capistrano no maciço de Baturié, era 15 dias Redenção e 15 Redentora e graças a ela eu ia e voltava de Capistrano ao Pesqueiro todos dos dias de segunda a sexta-feira. É muito gratificante recordar o passado.
ResponderExcluirEu fui cobrador da redentora nessa de 1998 a 1999. Fiz todas as linhas da empresa e agora só lembranças .
ExcluirGraças empresa Redenção e Redentora, conseguí terminar minha 8ª série, no ano de 1998. Nesse época, consegui uma autorização para viajar gratuitamente de Carqueija a Capistrano e vice-versa. Muito obrigado aos donos da empresa, que graças a eles conseguí terminar meu primeiro grau
ExcluirO ano foi 1988 e 1989, como no comentário anterior
ExcluirAlguém sabe informar quantos ônibus a empresa redenção tinha em 1988? E Quantos ônibus tinha a empresa Redentora? Faltou a historiadora e memorialista falar sobre os filhos do Seu Ludugero Guilherme Costa(Seu LULU). Dr. Carlos Guilherme e o Dr. Ludugero Filho.
ExcluirAlguém conheceu o COBRADOR BANDEIRA? Trabalhou na Redentora no início dos anos 90. Ele era Louro tinha os olhos azuis. Já é falecido
ExcluirMorei no sítio poço t abosa município de Caucaia conheci seu Lulu sua esposa Maria de Lourdes, e seus filhos, Ludgero Carlos Edenia Eliane e Marlene a caçula saudades se pudesse ver as fotos deles!
ExcluirTenho 55 anos moro em Pacatuba, e me recordo de quando minha cidade era servida pelos horários de ônibus que levavam e traziam passageiros como estudantes, e trabalhadores aue se locomoviam a fortaleza !!! Recordar ê viver
ResponderExcluirViajei muitas vezes nesses ônibus da redenção de Fortaleza pra Boa viagem em meados da década de 70 pois nasci em boa viagem em 1962 e
ResponderExcluirMeu pai foi cobrador da redenção durante 11 anos o nome dele é José Ribamar conhecido como Ribamar vereador foi assim q batizaram ele na empresa naquela época lembro de vários motorista como José Almir,Andrade, Zé melo, Roberto, Cavalcante calça froxa,izais Márcio filho do Pedro Abreu q tenho maior vontade de ver ele de novo finado juvenil era bom de mais da daa saudade de entrar naquela empresa e vê aquele monte de ônibus
ResponderExcluirolá pessoal. Meu pai trabalhou muito tempo nas duas empresas redenção e redentora. na redenção trabalhou no ano de 1982 a 1986. na empresa redentora não lembro o ano. foram tempos muito bom. Hoje ele está com 66 anos e com muitas histórias. Empresas ótimas. Muitas recordações.
ResponderExcluirMeu pai trabalhou muito tempo nessa empresa.Empresa Redenção e redentora. Ele era conhecido por Chagas .
ResponderExcluirTrabalhei de cobrador 1998 a 1999 muitas saudades fiz todas as linhas de parambu a Baturité, Quixadá aratuba..muito bom..Agora só saudades..
ResponderExcluirAcho q vc deve ter trabalhado com meu Pai ele trabalhou no ano de 1997 a 2002 na empresa redentora ele se chamava Chagas.
ExcluirEu viajei muito nessa empresa conheci o motorista seu Eudes o fiscal dos cobradores chamado heury e um cara que era um chefão lá de dentro da redenção como nome Ricardo que era genro de um dia donos um senhor chamavam de pain
ExcluirCom muito orgulho e felicidade trabalhei na redentora cobrador 1994 a 1998.Rodrigues Pacatuba
ResponderExcluir.
Meu pai Raimundo Edinardo também trabalhou na redentora 🤠
ExcluirMeu irmão José Numa trabalhou na empresa Redenção em 1968 a 1970 como cobrador quando a empresa ainda era de Seu Ludgero Saudades conheci todos os filhos de Seu Lulu como era por muitos conhecido, moro em Brasília, .mas que não viajo para Fortaleza vou de Fortaleza a Acarau nos ônibus que faz a linha goje, Fretar
ResponderExcluirGostaria de ver os filhos se seu Lulu, Carlos, Ludgero Eliana Edenia e A casula Marlon sua era: d Maria de Lourdes me pai Geraldo morou no sítio poço tabosa,que era de seu Lulu
ResponderExcluirVi falarem em um grupo que a garagem da Redentora no Montese guardou monoblocos da também extinta Transpenha antes desta última encerrar suas atividades no final do primeiro semestre de 2000.
ResponderExcluir
ExcluirMeu irmão José neumar também trabalhar na Redenção não lembro quantos anos, mas saiu em 1970 saudades
Trabalhei na redentora de 1986 até 1990
ResponderExcluirTrabalhei na redentora ano de 1994 a ter 2001 muito bom meu nome era nascimento
ResponderExcluirMeu nome é Lima trabalei na redentora e o nascimento a melhor empresa do mundo ok
ResponderExcluirTrabalhei de cobrador na Redentora de 97 a 98, fiz todas as linhas e conheci vários lugares e pessoas, agora só restam recordações.
ResponderExcluirFui cobrador de 97 a 98, grandes lembranças tenho dos lugares e amigos que conheci.
ResponderExcluirSo cosmo trabalhe de cobrador 1992 fui bom de mais
ResponderExcluirUm forte abraso a todos motoristas e cobradores
Era muito bom viajar nos carros da Redenção.
ResponderExcluirSou filha de seu Geraldo que morava no sítio poço Tabosa sou a Maria hoje moro em Brasília mas todas as. Esse que vou no Ceará visito o sítio poço Tabosa hoje já conhecido como Vila dos telis
ExcluirGente gostaria de saber se algum de vcs que já trabalhou nessa empresa redenção por volta do ano de 1993 se vcs conhecia um motorista chamado Moreira? Ele fazia linha de fortaleza a Banabuiú. Sou mãe de um filho dele hoje meu filho tem 28 anos e gostaria muito de conhecer o pai dele não sei se ainda está vivo
ResponderExcluirMeu pai trabalhou nessa empresa. Ele fazia linha de Fortaleza a Redenção. Minha mãe teve um relacionamento com ele no ano de 1982
ResponderExcluirPorém não tive o prazer de conhecê-lo ainda. Isso é o meu sonho. Ele era conhecido como Cardoso. Por favor, quem souber de alguma informação entre em contato comigo