Dia 06 de dezembro, às 19:30h, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema) foi lançado o livro Viva Fortaleza 1950-2010. Na ocasião foi aberta a exposição homônima, com projeções e reproduções de fotografias do livro, ambientes e objetos (parte deles enviados pela população) que recriaram o cotidiano em Fortaleza.
Fortaleza é uma cidade viva, que passa por transformações diárias, a céu aberto. São novas ruas, novos prédios, novas formas e paisagens. Acompanhando de perto cada mudança, a população também se mostra renovada, com outros costumes, gostos, valores e novas maneiras de ver e viver a cidade.
Em 2006 a Terra da Luz Editorial iniciou o projeto Memórias da Cidade, lançando o livro Ah, Fortaleza!, no qual apresentou a capital cearense de 1880 a 1950. Agora, em 2011, trouxe um novo registro de memórias. No dia 06 de dezembro lançou Viva Fortaleza 1950-2010, revelando em imagens e textos a passagem dos anos de uma cidade que cresce a passos largos.
Restaurante Lido da Praia de Iracema - Foto da exposição
Beira-Mar - Foto da exposição
Beira-Mar 1981 por Gentil Barreira - Foto da exposição
Igreja São Pedro - Foto da exposição
A nova obra tem fotografias atuais e textos de autores que conhecem bem o cotidiano de Fortaleza. Palavras e imagens dialogam entre si num encontro de linguagens, revelando as referências pessoais e as interpretações de seus autores sobre a cidade. Os textos são assinados por escritores, jornalistas e outros pensadores e remetem a aspectos históricos, culturais, sociais, arquitetônicos e afetivos.
A escritora Angela Gutiérrez assina crônica com o título Fortaleza de pedra, Fortaleza de papel, acompanhada por interpretação do fotógrafo Maurício Albano; algumas memórias também são reveladas pelo jornalista e escritor Lira Neto, que narra As duas vezes em que me despedi de Fortaleza, com versão fotográfica de Lia de Paula; a socióloga Kadma Marques mostra em palavras sua visão de Fortaleza no texto Da janela da minha rua, com imagens do fotógrafo Jarbas Oliveira; o jornalista e escritor Demitri Túlio fala sobre A cidade desimportante, impressa em fotografias por Alex Costa; o arquiteto e compositor Fausto Nilo apresenta O sonho feliz de cidade e a realidade metropolitana, materializados pelas fotografias de Drawlio Joca; a escritora Natércia Pontes e o fotógrafo Gentil Barreira dão suas visões de como Fortaleza anoitece.
Fotos feitas em frente ao belo Palácio do Plácido - Foto da exposição
O Iracema Plaza Hotel - Foto da exposição
Estátua Iracema no Mucuripe - Foto da exposição
Foto da exposição
Em um resgate da cidade entre as décadas de 1950 e 90, a editora recebeu fotografias e cartões-postais de fortalezenses, que abriram os acervos pessoais a fim de contribuir com a documentação iconográfica de Fortaleza. Esse registro é enriquecido com imagens de objetos que marcaram época, entre os quais, álbuns de família, eletrodomésticos, peças decorativas e artigos de vestuário.
“O projeto Viva Fortaleza faz referência a um recorte histórico sobre a memória da capital cearense e de seus habitantes. O livro e a exposição pretendem contribuir com uma reflexão sobre quais rumos seguir e como redesenhar esse pulsante diálogo com a cidade”, explica Patricia Veloso, editora e coordenadora da publicação. Os textos e as imagens expõem a travessia vivenciada por Fortaleza da década de 1950 aos dias atuais, como uma reflexão sobre suas transformações.
Acessibilidade
No Memorial da Cultura Cearense, a exposição tem conteúdos adaptados para deficientes visuais e auditivos, além da acessibilidade física do espaço. O Projeto Acesso disponibiliza recursos materiais e multimídia para tornar esse conhecimento aberto a todos os públicos. O núcleo de ação educativa do MCC realiza atividades pedagógicas e visitas guiadas especiais para diversos grupos.
Objetos da exposição
Objetos da exposição
Com minha querida amiga Joanna Dell'Eva em frente ao painel com as fotos do Restaurante Lido de seus pais.
A mostra ficará aberta até 29 de abril de 2012.
Uma excelente oportunidade para se conhecer melhor nossa linda cidade, eu recomendo!!!
Uma excelente oportunidade para se conhecer melhor nossa linda cidade, eu recomendo!!!
Foi simplesmente maravilhoso!
Fonte: Jornal O Povo
Minha amiga Leila,
ResponderExcluirVocê é DEMAIS ! Obrigada querida por ter me avisado, que surpresa linda !
Fico ainda mais feliz em saber que sou a primeira a postar um comentário (rsrsrs)!
Esta página diz tudo e nos mínimos detalhes ! Portanto quem não tiver a oportunidade de visitar esta imperdível e maravilhosa exposição pessoalmente, poderá visitá-la virtualmente atravès de seu blog permanente e sem data de encerramento!
Adorei tudo, você é digna de uma grande historiadora, escritora E jornalista, merecedora de um grande prêmio !!!
Um beijo grande e Bravíssimo !
Joanna Alice Dell'Eva
Fortaleza, 12-12-2011
Dando apenas uma vista inicial e de relance pelas fotos do post, bem que me pareceu ver um rosto familiar... rsrs... você!
ResponderExcluirCom certeza uma exposição maravilhosa sobre a "querida" Fortaleza, e que todo o Fortalezense, que se preze, deveria visitar.
Com certeza também que os dois livros publicados, a fazer fé pela amostra das fotos, são "documentos" formidáveis sobre a história da Cidade.
Concordo com a digníssima Joanna Dell´Eva. Você, Leila Nobre, é digna das menções mais honrosas pela sua dedicação e entrega à divulgação da história de Fortaleza. Seja pela compilação dos magníficos textos que disponibiliza, seja também pelo não menos magnífico acervo de fotos intemporais que nos dá o prazer de "sentir".
Eu, embora seja um "intruso", de outra latitude, sou um apaixonado por Fortaleza, e sinto uma emoção especial a cada foto, a cada texto, que tenho o prazer de ter acesso. Não é difícil imaginar o tamanho da emoção de quem realmente tem raízes profundas na cidade.
Um beijo, amiga!
Meus queridos amigos, não tenho palavras para agradecer tamanha gentileza e carinho!
ResponderExcluirJoanna, tão querida e atenciosa, foi um prazer enorme ter contado com uma companhia tão agradável, rimos muito e colocamos o papo em dia, apesar de trocarmos e-mail diariamente, nossos assuntos nunca acabam! huahuahuahuahuhauhauh :D
Amigo Rogério, não acredito que estávamos no mesmo lugar e não tivemos a oportunidade de bater um papinho...:( No problem! Na exposição da Praia de Iracema, tenho certeza que estaremos todos lá prestigiando, aproveitaremos para fazer aquela festa e colocar a conversa em dia! Que tal?!?!?! :D
Eu vou amar encontrar e reencontrar todos os apaixonados por Fortaleza!
Beijos queridos e obrigada de novo, novamente, mais uma vez...:P
Olha a louca, entendi que vc estava no Dragão do Mar, Rogério!:P hauhauhauhauhuahuahauhuahauhauhauhauahuah
ResponderExcluirFalha minha!¬¬