Detalhe do portão antigo antes da demolição parcial da base área de Fortaleza - Arquivo Morais Vianna
A obra arquitetônica desta é o trabalho do arquiteto Emílio Hinko.
O Núcleo passou a constituir o 6º Corpo de Base Aérea em 1939 até o dia 22 de maio de 1941, quando foi criada a BAFZ - Base Aérea de Fortaleza, sob o controle do recém-criado Ministério da Aeronáutica.
Desta maneira, o primeiro lote de aeronaves chegou ao Brasil no início de 1942, compreendendo doze caças Curtiss P-36A Hawk, dois Douglas B-18 Bolo e seis NA B-25B Mitchell. Este primeiro lote foi utilizado para formar uma unidade provisória para o treinamento do pessoal da FAB.
Base Aérea de Fortaleza - Arquivo Morais Vianna
Em 1944 foi criado na BAFZ o 4º GpBM - Grupamento de Bombardeio Médio, equipado com os Lockeed A-28A Hudson e, posteriormente, com os B-25J Mitchell. As tripulações do 4º GpBM realizaram missões de patrulhas marítima até o final da guerra.
Em 24 de março de 1947, o 4º GpBM foi redenominado 4º GAv Grupo de Aviação, sendo o seu 1º Esquadrão ativado em 1948. Esta unidade foi designada para missões de bombardeio até 1956, quando foi transformada em unidade de treinamento de caça, recebendo os Republic P-47 Thunderbolt, provenientes do 2º/5º GAv.
Campo de Pouso do Alto da Balança - Cocorote (atual Base Aérea de Fortaleza desde 1941). Na foto o Avião de Amélia Earhart pousado.
Amélia Earhart na Base Aérea de Fortaleza
Desde 25 de novembro de 1986, a BAFZ é a sede do 5º/1º GCC - 5º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicação e Controle, que tem a missão de monitorar e controlar o tráfego aéreo no Ceará, contando com radares de aproximação para pouso de precisão.
Em 9 de janeiro de 2002 o 1º/4º GAv "Pacau" foi transferido para a Base Aérea de Natal, RN, e o 1º/5º GAv, Esquadrão "Rumba", veio transferido para Fortaleza, a fim de prosseguir em sua missão de formação de pilotos em aeronaves multimotores.
Fatos Históricos
- 15 de maio de 1933 - Decreto nº 22.735 do Chefe do Governo Provisório cria o 6º Regimento de Aviação, que depois foi o 6º Corpo de Base Aérea e hoje é a Base Aérea de Fortaleza, sendo seu primeiro comandante o capitão aviador José Sampaio de Macedo, cearense do Crato, falecido em 1992.
Instrumentos de controle de voo na cabeceira da pista da Base Aérea de Fortaleza- arquivo Morais Vianna
- 21 de setembro de 1936 - Reativado o núcleo do 6º Regimento de Aviação que fora criado por decreto de 15/05/1933, ocasião em que são recebidas três aeronaves biplanas Waco CFP-F5. Trata-se hoje da Base Aérea de Fortaleza.
- 23 de maio de 1940 - São brevetados os primeiros aviadores civis do Ceará, em cerimônia realizada no 6º Corpo da Base Aérea de Fortaleza, falando o interventor Francisco de Menezes Pimentel, e o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.
- 22 de maio de 1941 - Quando da organização da Força Aérea Brasileira, em virtude da criação do Ministério da Aeronáutica, o 6º Regimento de Aviação, sediado em Fortaleza, passa a denominar-se Base Aérea de Fortaleza.
| |
---|---|
Fontes: Wikipédia e Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Nirez
Agradeço mais uma vez os créditos. Parabens pelo blog. Passo sempre por aqui...
ResponderExcluirMuito obrigada, amigo!
ExcluirSempre procuro dar os créditos certinho! :)
Bom dia muito lindo seu cantinho
ResponderExcluirparabens vanho desejar um
bom fim semana e oferecer meu link
com muito carinho.
Muito obrigada, Paty!
ExcluirBelo trabalho Nobre. A postagem sobre a BAFZ ficou muito boa apesar da síntese.
ResponderExcluirParabéns, continue assim.
Vale ressaltar que o GCC controla o tráfego militar em missões de deslocamento, podendo também controlar aeronaves civis quando necessário.
Quem controla (aeronaves militares e civis) o espaço aéreo de Fortaleza é o DTCEA-FZ (Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza), que teve sua origem nos idos de 1945, ainda na criação do Ministério da Aeronáutica, sendo instalado inicialmente na torre da BAFZ. Hoje o DTCEA-FZ ocupa modernas instalações no lado norte do aeroporto Pinto Martins próximo à lagoa do Opaia.
Valeu Nobre!
Oi Paulo, boa tarde!
ExcluirObrigada pelas gentis palavras. Vc leu a postagem q eu lhe indiquei?!?!? Se não, o link encontra-se no final dessa postagem.
Abraços
Bom dia minha linda
ResponderExcluirJà estava com saudades
vir ver este lindo cantinho
e desejar tudo de bom pra vc.
Eu tanho andado a estudar e
pouco tempo posso vir mas
sempre que posso aqui estarei
agradeçer tambem o carinho
que tem por mim là no meu
cantinho.Obrigada linda por tudo.
Boa tarde, Paty!
ExcluirEu que agradeço sua visita e suas lindas
palavras! :)
Bom estudo, amiga!
Muito interessante poder constatar que a corajosa Amelia earhart esteve aqui conosco adorei o blog parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada, Roberto!
ExcluirBom que além da visita, ela deixou registros da Fortaleza daquela época, é uma foto mais linda q a outra!!!
Para ver as fotos e saber mais sobre essa corajosa mulher, procure nos marcadores do Amélia Earhart.
Abraços
Parabéns pelo trabalho! Sempre que posso estou matando minha curiosidade aqui.. É sempre bom conhecer a história da nossa cidade.
ResponderExcluirMuito obrigada, Thays! :)
ExcluirForte abraço
otimo conteudo , parabens
ResponderExcluirProcuro por fotos ou alguma lembrança em que meu avô tenha servido aeronáutica a base aérea em Fortaleza Ceará
ResponderExcluir