O Clube Líbano na rua Tibúrcio Cavalcante, 271 - Foto de 1956 do Arquivo Nirez
Depois, a União Síria juntou-se à União Libanesa, formando a União Sírio-Libanesa, quando se mudou para a Avenida Santos Dumont, esquina com Rua João Cordeiro.
Quando mudou o nome para Clube Líbano Brasileiro, em 1947, mudou-se para a Avenida Santos Dumont, esquina com Avenida Barão de Studart, onde esteve até mudar-se para a sede própria, na Rua Tibúrcio Cavalcante nº 271.
No dia 15 de julho de 1947, nasce o Clube Líbano Brasileiro, sob a presidência de Aziz Ary (primeiro vice-cônsul libanês).
Em 22 de novembro de 1947, inaugura-se a sede provisória do Clube Líbano Brasileiro - seção do Ceará, na Avenida Santos Dumont nº 1028, na Aldeota.
No dia 23 de abril de 1955, foi lançada a pedra fundamental da nova sede do Clube Líbano Brasileiro, na Rua Tibúrcio Cavalcante, na Praia do Meireles.
Década de 60 - Arquivo Pedro Leite
Foto de Nelson Bezerra. Anos 70
Foto de Nelson Bezerra. Anos 70
Avenida Santos Dumont nº 1028, provavelmente local onde funcionou o Líbano na Aldeota -
Foto Viny321
Quadros e cestinhas: Náutico: Chiquinho (4), Bruno (2), Carlos (10), Carlito (2), Newton (6), Luizão (10), Faria (1) e Bebeto (6); Líbano: Joca (1), Geraldo (11), Luciano (8), Pinga (10), Ferreira (1), Edilberto (5) e Fuzil.
No dia 04 de julho de 1966, morre aos 63 anos de idade, o comerciante Aziz Ary, cônsul do Líbano no Ceará, um dos fundadores e ex-presidente do Clube Líbano Brasileiro. Nasceu em Zahle, Líbano, em 16 de abril de 1903, vindo em 1909 para o Brasil com seus pais, que se fixaram no Ceará. Casou-se em 1932 com Neuza Romcy, de cujo consórcio houve 9 filhos.
Fontes: Cronologia Ilustrada de Fortaleza e Revista do Instituto do Ceará
(Histórico, Geográfico e Antropológico) - 1985
Oi Leila!
ResponderExcluirAdorei seu blog! Super interessante!
Sou neta de Aziz Ary e Neuza Romcy e fiquei muito feliz em ler sobre eles no seu blog porque, realmente, eles fizeram parte da historia de Fortaleza.
Se me permite, duas pequenas correções: Ary (com y) e ele nasceu em Zahle (lê-se 'Zarle').
Parabens!!!!
Mirela
Oi Mirela, sempre fico muito feliz de receber um comentário de algum parente de homenageados e mais ainda, quando a postagem cumpre o seu papel, que é o de homenagear!
ExcluirJá fiz as correções, e agradeço a ajuda! :)
Forte abraço
Leila, hoje que tomei conhecimento do seu trabalho de pesquisadora. Magnífico. Resgatar a história de nossa Fortaleza é para poucos. Forte abraço.
ResponderExcluirParabéns Leila, é sempre louvável resgatar nossa história. Vivi minha infância e adolescência no clube Líbano, era frequentadora diária, e tenho grandes e boas recordações dá época. Fiquei feliz em ver a foto do clube.
ResponderExcluirParabéns leila, eu também fico grata porque vc me fez lembrar de minha adolescência, porq nessa época eu vivia por la... Amei vê a foto porq na epépo eu nao tirei nenhuma... Que saudades desse lugar 😍
ResponderExcluirObrigada, Suely, fiquei feliz demais pelo seu comentário! <3
ExcluirAziz Ary chegou do Líbano logo depois do final da primeira guerra mundial,em 1920,com 18 anos de idade. Sou o segundo filho dele, me chamo Cesar Aziz Ary. Abrs
ResponderExcluirCesinha, a pimeira Rainha da Imprensa do do Ceará foi a minha irmã Nycinha Fecury.
ResponderExcluirA nossa Leila é uma estrela de primeira grandeza. Parabéns.
ResponderExcluirExatamente. A nossa Leila é uma estrela de primeira grandeza.
ExcluirGentileza!
ExcluirQuanto ao Clube Líbano Brasileiro, o primeiro diretor não libanês a ser admitido, consta-me ser o meu pai, Geraldo Nunes Teixeira,
ResponderExcluirGostaria de saber sobre o Náutico,se é verdade que tem uma homenagem ao grande Chef de Cozinha Chicão,Francisco Correia de Sens
ResponderExcluir