quarta-feira, 30 de maio de 2012

Clube Líbano Brasileiro - Fatos Históricos




O Clube Líbano na rua Tibúrcio Cavalcante, 271 - Foto de 1956 do Arquivo Nirez

Em 17 de março de 1923, é fundada a União Síria, funcionando em prédio na Rua Major Facundo nº 55 (altos).
Depois, a União Síria juntou-se à União Libanesa, formando a União Sírio-Libanesa, quando se mudou para a Avenida Santos Dumont, esquina com Rua João Cordeiro.
Quando mudou o nome para Clube Líbano Brasileiro, em 1947, mudou-se para a Avenida Santos Dumont, esquina com Avenida Barão de Studart, onde esteve até mudar-se para a sede própria, na Rua Tibúrcio Cavalcante nº 271.


No dia 15 de julho de 1947, nasce o Clube Líbano Brasileiro, sob a presidência de Aziz Ary (primeiro vice-cônsul libanês).



Década de 60 - Arquivo Pedro Leite

Foto de Nelson Bezerra. Anos 70


Em 22 de novembro de 1947, inaugura-se a sede provisória do Clube Líbano Brasileiro - seção do Ceará, na Avenida Santos Dumont nº 1028, na Aldeota.


Foto de Nelson Bezerra. Anos 70

Foto de Nelson Bezerra. Anos 70


Avenida Santos Dumont nº 1028, provavelmente local onde funcionou o Líbano na Aldeota - 
Foto Viny321


No dia 23 de abril de 1955, foi lançada a pedra fundamental da nova sede do Clube Líbano Brasileiro, na Rua Tibúrcio Cavalcante, na Praia do Meireles.

A equipe de basquetebol do Clube Líbano Brasileiro, enfrentou a equipe do Náutico em 21 de janeiro de 1955, quando o Náutico Atlético Cearense - NAC sagra-se tricampeão cearense de basquetebol, ao vencer por 41 x 36.
Quadros e cestinhas: Náutico: Chiquinho (4), Bruno (2), Carlos (10), Carlito (2), Newton (6), Luizão (10), Faria (1) e Bebeto (6); Líbano: Joca (1), Geraldo (11), Luciano (8), Pinga (10), Ferreira (1), Edilberto (5) e Fuzil.




Festa de coroação da Rainha da Imprensa no Clube Líbano Brasileiro em 18 de junho de 1960.  Foi coroada Regina Sampaio Meyer.



Em 17 de fevereiro de 1962, é coroada a Rainha da Imprensa, em festa realizada no Clube Líbano Brasileiro, Maria Luísa Barbosa Chaves (Maria Luísa Chaves), e as princesas Stela Cabral de Araújo e Ismene Soares, com atuação da cantora Leny Eversong e do tenor Vicente Celestino.  

No dia 04 de julho de 1966, morre aos 63 anos de idade, o comerciante Aziz Ary, cônsul do Líbano no Ceará, um dos fundadores e ex-presidente do Clube Líbano Brasileiro.  Nasceu em Zahle, Líbano, em 16 de abril de 1903, vindo em 1909 para o Brasil com seus pais, que se fixaram no Ceará. Casou-se em 1932 com Neuza Romcy, de cujo consórcio houve 9 filhos.



Fontes: Cronologia Ilustrada de Fortaleza e Revista do Instituto do Ceará 
(Histórico, Geográfico e Antropológico) - 1985

13 comentários:

  1. Oi Leila!
    Adorei seu blog! Super interessante!
    Sou neta de Aziz Ary e Neuza Romcy e fiquei muito feliz em ler sobre eles no seu blog porque, realmente, eles fizeram parte da historia de Fortaleza.
    Se me permite, duas pequenas correções: Ary (com y) e ele nasceu em Zahle (lê-se 'Zarle').
    Parabens!!!!
    Mirela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirela, sempre fico muito feliz de receber um comentário de algum parente de homenageados e mais ainda, quando a postagem cumpre o seu papel, que é o de homenagear!
      Já fiz as correções, e agradeço a ajuda! :)

      Forte abraço

      Excluir
  2. Leila, hoje que tomei conhecimento do seu trabalho de pesquisadora. Magnífico. Resgatar a história de nossa Fortaleza é para poucos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Leila, é sempre louvável resgatar nossa história. Vivi minha infância e adolescência no clube Líbano, era frequentadora diária, e tenho grandes e boas recordações dá época. Fiquei feliz em ver a foto do clube.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns leila, eu também fico grata porque vc me fez lembrar de minha adolescência, porq nessa época eu vivia por la... Amei vê a foto porq na epépo eu nao tirei nenhuma... Que saudades desse lugar 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suely, fiquei feliz demais pelo seu comentário! <3

      Excluir
  5. Aziz Ary chegou do Líbano logo depois do final da primeira guerra mundial,em 1920,com 18 anos de idade. Sou o segundo filho dele, me chamo Cesar Aziz Ary. Abrs

    ResponderExcluir
  6. Cesinha, a pimeira Rainha da Imprensa do do Ceará foi a minha irmã Nycinha Fecury.

    ResponderExcluir
  7. A nossa Leila é uma estrela de primeira grandeza. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Quanto ao Clube Líbano Brasileiro, o primeiro diretor não libanês a ser admitido, consta-me ser o meu pai, Geraldo Nunes Teixeira,

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber sobre o Náutico,se é verdade que tem uma homenagem ao grande Chef de Cozinha Chicão,Francisco Correia de Sens

    ResponderExcluir