O Professor Aderson Moreira da Rocha era formado em Engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e foi professor catedrático da Escola de Arquitetura e da Escola de Engenharia da hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Era cearense de nascimento, filho de uma tradicional família do Ceará, inclusive muito ligada à política local. Seu pai, Dr. Manoel Moreira da Rocha, foi Deputado e chefe político do Ceará durante muitos anos. Era um homem que tinha uma grande bravura pessoal e recebeu a alcunha, pela qual era muito conhecido no Ceará, de "Manuel Onça", justamente pela sua combatividade.
O pai (Manuel Onça) - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
O professor Aderson tinha irmãos que militaram na política, como, por exemplo, Crisanto Moreira da Rocha, que foi Deputado Federal em várias legislaturas e fundador da Casa do Ceará, uma benemérita instituição em Brasília, que presta um grande serviço às pessoas mais necessitadas; Acrísio Moreira da Rocha, Prefeito de Fortaleza por dois mandatos e interventor do Ceará no período do Estado Novo; Péricles Moreira da Rocha, que foi Deputado Estadual em várias legislaturas no Ceará; e outros irmãos que se destacaram em várias atividades profissionais.
Altair Bittig Borges Moreira da Rocha - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
Aderson com a esposa Altair e o filho mais velho - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
O professor Aderson Moreira da Rocha foi, ainda, professor honoris causa de várias universidades estrangeiras, ajudou a organizar o curso de Engenharia da Universidade de Brasília, fundou várias revistas técnicas que difundiam artigos, principalmente sobre cálculo estrutural e sobre concreto armado, formou grande contingente de calculistas que dele receberam segura orientação técnica e profissional e foi um dos responsáveis pela massificação do uso do concreto armado no Brasil. Inclusive, em Brasília, o cálculo da primeira ponte sobre o Lago Paranoá foi de sua autoria.
Aderson Moreira da Rocha teve quatro meninos: Aderson, Angelo, Zé Mauro e Claudio, fruto de seu segundo casamento.
Foi o único irmão de Acrísio, Péricles e Crisanto que não foi político mas teve uma CARREIRA BRILHANTE e, até hoje, é conhecido por TODOS OS ENGENHEIROS CIVIS que se formaram até o final da década de 90 (em particular), principalmente por seus livros didáticos que, por muito tempo eram os únicos especializados e vendidos para o exterior. Seu extenso Currículo já foi publicado em várias revistas especializadas, no CREA e no Clube de Engenharia onde era homenageado quase todo ano.
Foi o único irmão de Acrísio, Péricles e Crisanto que não foi político mas teve uma CARREIRA BRILHANTE e, até hoje, é conhecido por TODOS OS ENGENHEIROS CIVIS que se formaram até o final da década de 90 (em particular), principalmente por seus livros didáticos que, por muito tempo eram os únicos especializados e vendidos para o exterior. Seu extenso Currículo já foi publicado em várias revistas especializadas, no CREA e no Clube de Engenharia onde era homenageado quase todo ano.
Foto de uma das homenagens a Aderson Moreira da Rocha na sua terra natal, Fortaleza, dos professores universitários que lhe deram o título de DOUTOR HONORIS CAUSA na Universidade do Ceará - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
Um dos inúmeros títulos recebidos no Rio, provavelmente o de PROFESSOR EMÉRITO da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
No dia 09 de Setembro de1967, ocorre reunião do Conselho Universitário, tendo o reitor Fernando Leite proposto os nomes de Aderson Moreira da Rocha e Tarso Dutra para Doutor Honoris Causa pela UFC.
O irmão Acrísio com os sobrinhos - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
A mãe Amália Moreira da Rocha, pouco tempo antes de falecer – Década de 70 - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
Aderson Moreira da Rocha em sua casa em cerimônia religiosa com os três filhos e suas noras na década de 80 - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
Aderson Moreira da Rocha no escritório de sua residência, trabalhando em seus cálculos de estrutura, com o filho Angelo aparecendo ao fundo. Década de 80 - Acervo de Angelo Moreira da Rocha
Aderson Moreira da Rocha, faleceu no dia 25 de janeiro de 1996 na cidade do Rio de Janeiro.
http://www.senado.gov.br, Multiply Família Moreira da Rocha e Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) -1958 e 1986
Leila, de vez enquanto volto a esta página para mostrar para um engenheiro conhecido que foi aluno de papai ou estudou em seus livros. É a matéria mais completa a respeito dele que se poderia fazer. Já curti no Face, agradeci etc. Agora pediria que você a enviasse por e-mail - anjosmr@terra.com.br - para que eu possa copiar e ter comigo para quando encontrar na rua algum outro amigo ou conhecido dele. Um forte abraço. Angelo
ResponderExcluirMuito obrigada, querido Angelo!
ExcluirO amigo não pode mensurar a alegria e satisfação que sinto ao saber que o filho do homenageado, gostou tanto assim do trabalho, isso não tem preço!:)
Já enviei o artigo para o e-mail do amigo.
Forte e caloroso abraço
Me formei Engenheiro Civil em 2011 e tive o prazer de estudar pelos livros do professor Aderson Moreira da Rocha. É uma pena que não podemos mais comprar seus livros nas livrarias, e não encontro em qualquer sebo em bom estado de conservação. Ainda assim foi muito bom conhecer um pouco de seu passado o que me dá mais entusiamo para crescer profissionalmente.
Excluir\prezado senhor, hoje, movido pela curiosidade, sobre a familia de minha avó paterna, encontrei no site da Biblioteca Nacional, oa proclams de seu casamento, que correram no RJ. Através de seu tio e padrinho Frederico Borges verfiquei ser ssa minha avó era filha de Manoel do Nascimento Moreira e de Carolina Borges moreira. Essa Carolina, por sua vez, era filha de Vitoriano Augusto Borgrs e Umbelinda Moreira da Rocha, Será que desse resumo posso concluir que teríamos um ponto de conexão no passado?
ResponderExcluirGrato pela atenção
Geraldo
Oi Geraldo, boa tarde!
ExcluirTalvez vc tenha razão!
O primeiro comentário dessa postagem, é do professor Angelo Moreira da Rocha, que é filho do Dr. Aderson Moreira da Rocha, o homenageado desse post. Clique no perfil do professor e exponha essa dúvida no blog do próprio Angelo, talvez ele possa lhe ajudar a desvendar esse passado! :)
Abraços
Não creio, que eu saiba o nome Moreira da Rocha foi inventado por meu avô,pois brigou com parte da família e retirou de seu nome a parte que não lhe agradava. Mas como homem notável, seus irmãos ficaram com o sobrenome criado.
ResponderExcluirMeu pai Jose Marinho Pinto Ferreira foi aluno do Prof. Aderson Moreira da Rocha, na turma de - 1951. Faculdade Nacional de Arquitetura.
ResponderExcluirEu sou neto de Aderson Moreira da Rocha e filho de José Mauro Moreira da Rocha. Sou formado em Arquitetura e Urbanismo e estou feliz por ver esta tão bela homenagem ao Prof.Doutor Aderson.
ResponderExcluirMuito Obrigado Leila, está maravilhoso o seu trabalho!
Obrigada, José Mauro, fico muito feliz! :)
ExcluirForte e caloroso abraço
gostaria de saber se alguém conheceu ou sabe alguma noticia de maria da conceição moreira da rocha,morou com o Dr. Aderson moreira da rocha ,quando ela era criança?
ResponderExcluirProfessora, saudações!
ResponderExcluirSou leitor e usuário da literatura do professor Aderson.
Primeiro gostaria de parabenizá-la por este material (conteúdo) presente.
Em pesquisa encontrei seu conteúdo e achei bacana então utilizo uma imagem (foto) encontrada aqui em meu blog e como autoria esta esta possui um link com este blog. Dando assim, o devido crédito a seu ótimo trabalho sobre este guru da engenharia estrutural.
Caso, isso venha a ser algo de sua discordância (link) peço desculpas e retirarei se for de sua vontade.
Muito obrigada, professor!
ExcluirDiscordância nenhuma, pode usar sim! :)
Forte e caloroso abraço
Com certeza o livro do Aderson sempre será meu livro de cabeceira. Me formei Engenheiro Civil em 1980, na Universidade Federal do Paraná e adquiri o Volume 2 CONCRETO ARMADO por CR$3.700,00 no dia 6 de setembro de 1983.
ResponderExcluir