Colégio da Imaculada já tinha dois andares nessa foto - Arquivo Nirez
- 10/Março/1857- Inaugura-se o Colégio de Educandos de Fortaleza, com apenas 10 alunos, depois se transformaria no Colégio da Imaculada Conceição.
- 18/Outubro/1864- Instalou-se, quando era bispo Dom Luís Antônio dos Santos, o bispo do Ceará e que foi o seu primeiro Reitor, o Seminário Diocesano ou Seminário Episcopal, criado pela lei nº 1.144 de 27/09/1864. Pela Lei nº 1.140 de 27/09/1860, foi autorizada a criação. O primeiro prédio a abrigar o Seminário foi o do atual Colégio da Imaculada Conceição, então Colégio das Órfãs. Estavam sendo construídos o prédio do Seminário e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha. Quando ficou concluído o prédio da Prainha o Seminário transferiu-se. Foi confiada administração aos padres lazaristas, sendo seu primeiro reitor o Padre Pierre Auguste Chevalier, que ali permaneceu por quase 20 anos.
Arquivo pessoal de Erna Verônica
- 15/Agosto/1865- Deu-se a instalação do Colégio da Imaculada Conceição, administrado por Irmãs de Caridade.
- 18/Julho/1887- Morre, aos 65 anos de idade, a superiora do Colégio da Imaculada Conceição, irmã Marguerite Bazet (Irmã Bazet). Chegara em Fortaleza no dia 24/07/1865. É hoje nome de rua no Montese.
Arquivo pessoal de Erna Verônica
- 22/Abril/1888- Funda-se, em Fortaleza, a Conferência da Imaculada Conceição.
- 23/Fevereiro/1902- Morre, em Fortaleza, aos 60 anos de idade, no Colégio da Imaculada Conceição, a Irmã Vicência, que no século chamava-se Virgínia Machado dos Santos. Era mineira de Diamantina.
Arquivo pessoal de Erna Verônica
- 21/Novembro/1903- Data que marca o dia da inauguração da Igreja da Imaculada Conceição (Igreja do Pequeno-Grande) na Praça Figueira de Melo. É em estilo neogótico com telhado agudo apoiado em estrutura metálica importada da Bélgica, conforme informa o arquiteto Liberal de Castro. A igreja foi construída pelas irmãs francesas que aqui chegaram na segunda metade do Século XX. Vinham como filhas de caridade de São Vicente de Paulo a convite de Dom Luís Antônio dos Santos, primeiro bispo do Ceará. O templo é dedicado a Nossa Senhora do Carmo. Sua pedra fundamental foi lançada em 1896 pelo Padre Chevalier. As obras se iniciaram no mesmo ano da pedra inicial, mas logo pararam, reiniciando-se em 1898. O templo foi projetado por Isac Correia do Amaral. A montagem da parte de ferro esteve a cargo do mestre de obras Deodato Leite da Silva.
- 25/Março/1930- Inauguração das grandes reformas ocorridas no Colégio da Imaculada Conceição.
- 04/Junho/1930- Com 2.123 votos, a escritora e estudante Rachel de Queiroz, filha do casal Daniel e Clotilde Queiroz, e aluna do Colégio da Imaculada Conceição, é eleita Rainha dos Estudantes do Ceará. Princesas - senhoritas Esther Fiúza, Letícia Ferreira Lima e Neyde Paula Lima Verde.
- 24/Novembro/1930- Paraninfadas pelo Dr. Menezes Pimentel, são diplomadas no Colégio da Imaculada Conceição as professorandas: Haidée Pontes Vieira (oradora), Rosa do Monte Cumaru, Nair Goiana Sidou, Francisca Batista, Dila Jucá, Alda Pinheiro, Tdalina Fernandes Távora, Nair Teixeira, Felisbela Saraiva, Nilza Mesquita Frota, Anita Fontenele, Iracema Leal, Joanita Figueiredo Sá, Francisca Alves e Maria Neusa Pontes.
Arquivo pessoal de Erna Verônica
- 07/Abril/1931- Faleceu, no Colégio da Imaculada Conceição, aos 72 anos de idade, a Irmã Josefina, que estava naquele estabelecimento há mais de 50 anos.
- 02/Fevereiro/1934- Pela manhã, os congressistas visitaram o Colégio da Imaculada Conceição. Às 15 horas, foram recepcionados pelo Interventor Carneiro de Mendonça, depois do que visitaram o Sanatório de Messejana e a casa em que nasceu José de Alencar.
- 12/Dezembro/1936- 'O Nordeste’ está publicando as palavras que Tristão de Ataíde enviou às professorandas de 1936, do Colégio da Imaculada Conceição, na qualidade de seu paraninfo.
- 03/Janeiro/1937- No salão nobre do Colégio da Imaculada Conceição, o Pe. Huberto Rohden faz uma conferência sobre ‘O Divórcio’.
- 04/Julho/1939- Morre, no Colégio da Imaculada Conceição, a Irmã Germana, aos 55 anos de vida religiosa no Ceará.
- 15/Agosto/1940- O Colégio da Imaculada Conceição festeja o 75º aniversário de sua fundação (Bodas de Diamante).
Arquivo pessoal de Erna Verônica
- 05/Dezembro/1940- Paraninfadas pelo jornalista Luís Sucupira, recebem diplomas de professoras, no Colégio da Imaculada Conceição, as senhorinhas Maria Iracema Gurgel Nogueira (oradora), Maria Carolina Cruz Andrade, Maria Lucila de Sousa Montenegro, Maria Laura Melo Machado, Rita Susana Siqueira, Maria José Macedo, Margarida Maria Oliveira, Lais Gentil Aguiar, Geraldite Costa Lima Ferreira, Maria Campos Menescal, Rosalina Nepomuceno, Maria Neísse Studart Montenegro, Maria Loura Melo Machado, Rita Susana Siqueira, Maria José Gentil Costa Sousa, Edméa de Alencar Arrais, Estelinha Nunes Cavalcante, Gerarda Castro e Silva, Maria Nilce Costa Lima Ferreira, Maria Sofia de Abreu Memória, Isa Dantas Morais, Iolanda Dias, Maria Forte da Silva, Maria Franklin de Andrade, Maria de Lourdes Evangelista, Rita Vieira, Cármem Gentil de Aguiar. Nilda de Lucena Lopes, Luíza de Menezes Campos, Maria Antonieta Santiago Galeno, Maria Augusta Guimarães, Maria Roseli Sales, Maria Alice Alves, Maria do Carmo Ramos Lima, Maria Assunção Sousa. Julieta Alves Timbó. Maria Juraci Campeio Bessa e Zilda Alexandre de Sousa.
- 07/Dezembro/1941- Distribuição de diplomas de professoras às alunas que, este ano, concluíram o curso no Colégio da Imaculada Conceição.
- 07/Dezembro/1942- No Colégio da Imaculada Conceição, 57 concludentes do curso recebem diplomas de professoras.
Arquivo pessoal de Erna Verônica
- 13/Outubro/1943- Num festival do Colégio da Imaculada Conceição, o Dr. Mozart Pinto Damasceno faz sugestiva conferência sobre a ópera ‘O Guarani’.
- 12/Abril/1944- A Associação Cultural Franco-Brasileira homenageia o Cel. Otávio Paranhos com um festival no Colégio da Imaculada Conceição. Oradores, o Pe. Dr. Misael Gomes e o Dr. Mozart Pinto.
- 24/Agosto/1953- Morre, em Fortaleza, a Irmã Simas, da Congregação das Filhas de São Vicente (Irmãs de Caridade), que vinha exercendo há anos a função de diretora do Colégio da Imaculada Conceição.
- 02/Maio/1955- O Colégio da Imaculada Conceição comemora as bodas de prata religiosas de sua superiora, a Irmã Lima.
- 23/Junho/1965- O presidente Castelo Branco, participa, pela manhã, das comemorações do centenário do Colégio da Imaculada Conceição; inaugura, à tarde, a Praça Universitária; preside ao lançamento da edição centenária de ‘Iracema’ e assiste, à noite, no Teatro José de Alencar, à co-encenação da ‘Valsa Proibida’.
Arquivo pessoal de Erna Verônica
- 23/Novembro/1965- Encontra-se em Fortaleza, para ministrar no auditório do Colégio da Imaculada Conceição, um curso de 4 dias sobre História Social do Brasil, o Prof. Pedro Calmon, reitor da Universidade do Brasil.
- 28/Maio/1972- Com o apoio dos Clubes de Fortaleza, Ana Maria Bayma Kerth é escolhida Miss Ceará 1972. Tem 1,73m de altura, 18 anos e cursa o 2º ano do 2º grau no Colégio Imaculada Conceição. Foi eleita na residência do comerciante José Elias Bachá e a coroação foi no auditório da TV Ceará Canal 2.
Arquivo pessoal de Carlos Juaçaba
- 11/Fevereiro/2005- Instala-se, às 19h30min, em Fortaleza, a Academia Brasileira de Hagiologia - Abrhagi, em sessão solene no Colégio da Imaculada Conceição, na Avenida Santos Dumont nº 55, na Praça Figueira de Melo. A solenidade é presidida pelo Bispo Emérito Dom José Bezerra Coutinho, presidente de honra da entidade.
Fontes: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo e Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) - 1955/1957/1958/1960 e 1961. Agradecimento especial ao amigo Ivan Gondim
COLEGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO FORTALEZA
ResponderExcluirPRESENTES NA EDUCAÇÃO E NA FÉ CRISTÃ!
Irmã Simas, Irmâ Maria Teresa, Irmã Margarida Maria, Irmã Gabriela, Irmã Rosalí, Irmã Inêz, Irmã Maria e tantas outras que me receberam e me ofereceram Amor e Carinho nos primeiros passos da minha infância e meninice. Alí mesmo na Praça da Escola Normal e do Colégio da Imaculada. Na Cas Paroquial e no Externato São Vicente de Paula. Ao Colégio a minha Gradidão e o meu Pensamento de Vida e Caminhos. De Amor ao Conhecimento e aos Pobres de Deus! Não os Esqueço! Permanecem!
Fraternalmente,
Francisco de Alencar
O Filho da Dona Maria Luisa Ferreira, da Primeira Turma de Professoras Diplomadas do Colégio da Imaculada Conceição e Ex Professora do Colégio.
Fortaleza, Ceará, 2015-12-08
não entendo porque p
Excluiro comentario de uma ex aluna do classico turma 1965 não foi aceito.
Jamais esquecerei o carinho que recebi dessas servas de Deus e grandes educadoras. Irma Ines minha mestra do classico, irmã osali, minha conselheira A todas elas o meu preito de gratidão. Nair Amora 1965.
ResponderExcluirRetificando : Irmã Rosalie, Irmã Bernadete ( História) Irmã Inez Lima ( Literatura portuguesa) e Irmã Elisabete: LÍngua Francesa, Lino Aderaldo: Língua Inglesa. ( Curso Clássico 1965.
ResponderExcluirSoneto de autoria da poetisa FRANCISCA CLOTILDE: À Memória da Virtuosa Irmã Margarida Bazet”
ResponderExcluirSeus lábios não provaram neste mundo
A taça do prazer que nos seduz,
Desprezou a grandeza... Uniu-se à Cruz,
Aos que sofrem votou amor profundo.
Guiou-me a infância, terna e desvelada;
No caminho do bem, tinha carinhos;
Para os prantos das tristes orfanzinhas,
Era tão boa, meiga e dedicada!
Descansa em paz, Oh! Doce criatura,
O mundo não podia a formosura
De tua alma de santa compreender;
Ele que não é, inconsequente e rude;
Eleva o vicio e abate a sã virtude!
Só entre os anjos poderás viver...