Pintura de Juracy Montenegro retratando a Praça do Ferreira da década de X
Há evidências, pela leitura de nossos jornais das primeiras décadas do século, que o centro vital de nossa cidade, a Praça do Ferreira, enquanto crescia o interesse do público pelos espetáculos cinematográficos, tornava-se vitima de grave poluição visual. Todos os recantos e espaços estratégicos eram ocupados por propaganda de filmes, na guerra pela preferência de nossa população.
Propaganda do filme Alvorada de Maio com Lila Lee
Praça Marquês do Herval
Consequência dos protestos de defensores da estética urbana, o Prefeito da cidade, coronel Casimiro Montenegro, resolveu regulamentar a exposição dos então chamados “reclames”, fazendo baixar o seguinte ato:
EDITAL Nº 5
"De ordem do sr. Prefeito Municipal, Coronel Casemiro Ribeiro Brasil Montenegro, faço público para conhecimento dos interessados que os logares designados pelo Sr. Prefeito, para a exposição das taboletas de annuncios dos cinemas, são os seguintes: Praça Marquez de Herval e Praça José de Alencar."
Secretaria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, em 27 de janeiro de 1916.
Praça Marquês do Herval
O Amanuense
Alberto Campos de Goes Telles
Comentando o ato municipal, disciplinador da públicidade dos cinemas, e que afastava a Praça do Ferreira da intensa exploração publicitária, o “Diário do Estado”, edição de 1° de fevereiro, publicou:
CARTAZES DE CINEMA
Em destaque um "reclame" na Praça do Ferreira
"O Edital nº5 da Prefeitura. -Em edital sob o número 5, publicado no Diário do Estado, em dias da semana passada, a Prefeitura de Fortaleza fez saber aos senhores proprietários de cinema desta capital que, de ordem de nosso digno prefeito, coronel Casimiro Montenegro, os mesmos senhores só poderão expor sua “taboleta” de reclame nas praças Marquês de Herval e José de Alencar, unicamente.
Isso quer dizer que a Prefeitura, mui justamente, proibe que a Praça do Ferreira, o coração da cidade, seja invadida pelas tais “taboletas”, como o tem sido sempre.
Parece, porém, que o Edital n°5 não chegou ainda ao conhecimento dos senhores proprietários de cinemas, pois a Praça do Ferreira continua a ser afeiada pelos enormes cartazes."
Fotos da então Praça José de Alencar, hoje Waldemar Falcão
Portanto, a medida tomada pelo Prefeito Casemiro Montenegro não surtiu o efeito desejado.
Em destaque um "reclame"
Fonte: Fortaleza e a era do cinema de Ary Bezerra Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário