A foto, bem antiga por sinal, é provavelmente do colégio recém inaugurado. Acervo Antônio Rosendo. |
Inicialmente foi inaugurado com o nome de Colégio Maria Auxiliadora, mas no dia seguinte, foi visitá-lo o grande benfeitor que lhe deu o nome de “Fundação Cel. Juvenal de Carvalho”. No frontispício da casa estava escrito: Colégio Maria Auxiliadora - Fundação Cel. Juvenal de Carvalho. Ficando depois conhecido apenas como Colégio Juvenal de Carvalho.
O Arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes com a ajuda do Cel Juvenal de Carvalho e do Cel Ananias Arruda organizaram e acolheram as Irmãs que fizeram parte da primeira comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora: Irmã Luizinha Denegri, diretora, Ir. Ester A. Pereira, Ir. Angelina Rossato, Ir. Edith Almeida e Ir. Benedita Zoé Figueiredo.
Importante salientar que enquanto o colégio ficava pronto as Irmãs foram acolhidas na comunidade de Baturité, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e no Dispensário das Irmãs Vicentinas.
A Irmã Luizinha Denegri, primeira Diretora do Colégio, era natural de Gênova, na Itália. Veio para o Brasil com 22 anos apenas e esteve como Diretora em dois períodos de 1933 a 1938; de 1946 a 1951.
Capela e Colégio Juvenal de Carvalho em dia de celebração (provavelmente da inauguração da capelinha que recebeu o nome de Nossa Senhora Auxiliadora). Foto da década de 30. Arquivo Nirez. |
No dia 1° de junho teve início a escola noturna com trinta jovens. No dia 3 de julho entrou a primeira aluna interna: Thais Frota Souza Pinto, no dia 7, a segunda: Margarida Teófilo Girão e no dia 1° de agosto chegou ao colégio a terceira aluna do internato: Maria Angelita Gomes Gonçalves.
Hoje o Colégio funciona com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio (diurno e noturno).
O Colégio Juvenal de Carvalho realiza a sua missão integrados como “Comunidade Educativa", com os mesmos sonhos de educação dos seus fundadores São João Bosco e Santa Maria Mazzarello.
Observação: A Capelinha de Nossa Senhora Auxiliadora, moderna e de amplas proporções, só seria levantada em 1937.
Fonte: Site oficial da instituição
Muito bom... Queria ouvir histórias do Colégio Cabral, na própria Avenida João Pessoa... fundada pela Vovó Estela... Colégio Cabral, entra burro e sai mobral, isso era coro entre os alunos... kkkkkkkkk
ResponderExcluirSou louca por este colegio. Estudei 11 anos neste meu colegio. Digo assim o considero como meu colegio. Se eu podesse queria que o tempo voltasse. Oh l saudade .Cecilia Melo.
ResponderExcluir