Emocionante relato de João Ribeiro, fundador do Conjunto musical Big Brasa, sobre a TV Ceará, Canal 2, a pioneira:
Os registros da época sobre a TVCeará Canal 2 são escassos, porque não se tem mais conhecimento de vídeos ou
filmes do período, ainda mais por em seu princípio não existia a tecnologia do videotape. Sabedor disso eu, João Ribeiro*, senti a necessidade de compartilhar
com todos vocês os momentos e traços de memória de minha vivência nos anos que
participei naquela emissora de televisão com o Conjunto Musical Big Brasa. E
assim, depois de algum planejamento para organizar as lembranças iniciamos esta
série, que compartilho com todos vocês. A fotografia abaixo foi obtida em
frente ao prédio da TV Ceará, com os componentes do Conjunto Big Brasa. No
pátio onde era erguida a torre de transmissão da emissora, a formação do
grupo naquele período: Lucius Maia (contrabaixista), Adalberto Lime
(tecladista), João Ribeiro (guitarrista-solo) e Severino Tavares (baterista).
Como
era o prédio da TV Ceará, você sabe?
Após muitas buscas na Internet na tentativa de conseguir uma planta baixa do prédio, nada encontrei a respeito. Seria necessária uma planta baixa das instalações da TV Ceará para ilustrar os fatos!
Projetei então um simples rascunho da planta baixa do prédio onde funcionou a TV Ceará e a Ceará Rádio Clube, na intenção de fornecer uma ideia bem acentuada de como era o prédio, as instalações, os estúdios, o auditório etc. Esta planta baixa será utilizada em outras publicações, para melhor ilustrar os detalhes. No decorrer desta série procurei relembrar o pessoal que convivemos, nos diversos aspectos e nossas experiências musicais à frente de dois programas da TV Ceará (Show do Mercantil e Studio 2). Aqueles que participaram da televisão certamente vão reviver muitas passagens interessantes, ao passo que os que não conheceram podem ter uma ideia muito precisa de como tudo acontecia na TV Ceará Canal 2.
Da TV Ceará Canal 2 nós ainda temos em acervo fotográfico de nosso Conjunto Big Brasa na torre da televisão, imponente, com seus 108 metros de altura, a qual após o encerramento das atividades da emissora foi desmontada e retirada. Temos conhecimento que a maior parte dos registros da TV Ceará, quando foi extinta, foi perdida, o que é lamentável. Um acervo que poderia ter sido preservado para o bem da cultura cearense. Em quase todos aqueles anos iniciais não havia ainda as gravações em videotape. E quando chegaram as primeiras máquinas de VT as fitas para gravação eram poucas e os programas gravados eram apagados em gravações posteriores. E assim se perdeu quase tudo mesmo, infelizmente. Mas nesta série de artigos muita coisa valiosa para a nossa cultura musical será apresentada, como uma contribuição para as lembranças da TV Ceará, Canal 2.
Planta
baixa do prédio da TV Ceará, por João Ribeiro: