O prédio ocupado pelo Hotel De France ainda com apenas dois andares. |
O prédio foi inaugurado a princípios do século XX como Hotel de France, abrigando posteriormente o Palace Hotel.
Ainda hoje, o edifício guarda um original conjunto de detalhes que chamam a atenção pela qualidade e beleza. O piso do saguão é feito com mosaicos hidráulicos policromados de tamanhos diferentes, o conjunto de vitrais com caixilhos de madeira e a linda escadaria é em mogno. Também chamam atenção, as grades das varandas.
Postal Hotel De France |
O prédio já com três andares |
Localizado na Rua Major Facundo, Nº 2, esquina com a Rua Dr. João Moreira, encontra-se situado em frente ao Passeio Público. O prédio faz parte do conjunto do corredor cultural, que se estende desde a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção (10º RM), até a Estação João Felipe, onde se encontram concentrados um grupo de prédios de relevância para a história de Fortaleza.
O edifício possui três andares de alvenaria autoportante com tijolos, e pisos mistos de vigas de madeira e trilhos, paredes duplas, que sofreram algumas modificações tanto externas como internas, para reformas e ampliações, ao longo de sua história. As fachadas conservam ainda toda a ornamentação e detalhes. As elegantes portas de arco pleno se destacam em ambas as fachadas, e nos dois primeiros andares, coroadas por vitrais de desenho e colorido harmônico, o prédio está coroado por platibanda com detalhes neoclássicos e copas coroando as esquinas, o último andar com janelas sem arcos lhe dá grande elegância.
Primitivamente era um sobrado construído na segunda metade do século XIX pertencente a Odorico Sergismundo de Arnout, adquirido por Dario Teles de Meneses, foi demolido e construído outro no lugar. Comprado dos herdeiros de Dario Teles, pela Imobiliária José Gentil, foi reformado para servir de Hotel, primeiro o Hotel de France cujos proprietários eram os franceses Louis Dragaud e Louis Gonthier e o alsaciano Isidor Braun. Depois, em 17 de julho de 1927, foi alugado ao comerciante Efrem Gondim (proprietário do Rotisserie Sportman) que lá instalou o Palace Hotel recebendo mais um andar e anexando uma casa vizinha pela Rua Dr. João Moreira na década de 40.
Em 07 de maio de 1934, instalou-se, solenemente, no prédio do Palace Hotel, o Rotary Clube de Fortaleza, filiado ao Rotary Club Internacional em ágape presidido por Lauro Barbosa, que empossou a primeira diretoria, tendo à frente Pedro Filomeno Ferreira Gomes.
Na ocasião foi lançado o primeiro número do Boletim do Rotary Clube.
No dia 10 de Agosto de 1971, o tradicional estabelecimento Palace Hotel, que viveu áureos tempos, fecha definitivamente suas portas, depois de atravessar inúmeras dificuldades, vendendo inclusive utensílios de serviço para indenizar seus funcionários.
O prédio foi então vendido para a Associação Comercial do Ceará a 03 de outubro de 1973, através de Antônio Gentil Júnior.
Modificações do prédio: Em 1925, o prédio passou por uma reforma agregando-lhe uma casa pela Rua Major Facundo - A reforma acrescentou mais um pavimento ao prédio, ficando pronta no dia 14 de julho de 1927.
Na década de 1940, o prédio sofre sua última grande reforma, ocupando mais uma casa pela Rua Dr. João Moreira e transformam sua decoração exterior com vestígios de neoclassicismo.
Texto publicado originalmente na minha coluna no Vós.
amo história
ResponderExcluir