A primeira linha de ônibus foi instalada em 1928, com seis ônibus da empresa Pedreira que cobriam a cidade.
Um dos primeiros ônibus com carroceria de madeira fabricado no Ceará na década de 30 ou 40 Créditos: www.fumtran.org.br
Ônibus Ford V-8, ano 1936, carroceria de madeira fabricada em Fortaleza
Créditos: www.fumtran.org.br
Ônibus marca GMC - ano 1948, com carroceria de madeira fabricada em Fortaleza
Década de 40
Ônibus linha Baturité - Fortaleza - 1950 - credito: http://www.museudantu.org.br
Fortaleza - 1950 (O ônibus da foto tinha carroceria feita em metal e madeira, montada em um chassis Ford ano 1951, provavelmente um F-6 ou F-7. Pertencia à empresa Redenção e fazia a linha Fortaleza-Baturité (Ceará) nos anos 50.
Ônibus marca Ford Köln, modelo de caminhão produzido na Alemanha pós-guerra, com carroceria de ferro produzida no próprio Ceará. Antigamente, as carrocerias de ônibus eram feitas de modo artesanal em pequenas oficinas localizadas em várias cidades brasileiras; arrancava-se a cabine do caminhão e montava-se a carroceria, com produtos locais - Ano de 1954 - Fonte: Rodalves de Paula
Abrigo Central, anos 50 - Crédito: http://www.museudantu.org.br/ECeara2.htm
Ônibus Chevrolet "Gigante" - Fortaleza.
A foto dos anos 50 nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet modelo "Gigante" no abrigo de passageiros da Praça do Ferreira, em Fortaleza, Ceará. O ônibus da foto foi produzido entre 1941 e 1946, com mecânica importada e carroceria de fabricação nacional.
Carrocerias J. Félix - Fortaleza - Crédito: http://www.museudantu.org.br/ECeara2.htm
Carrocerias J. Félix - Fortaleza. A empresa Organização J. Félix ltda, sediada em Fortaleza, Ceará, fabricava carrocerias para ônibus com estrutura em madeira, na década de 50. Vemos na foto um chassis de ônibus à esquerda e o mesmo encarroçado por esta empresa à direita. A mecânica era da Mercedes-Benz
Ônibus Mercedes - Vieira - Fortaleza. O ônibus da imagem, da década de 60, pertencia à Empresa Iracema, da organização José Setúbal Pessoa, e percorria a linha Dom Luiz, na cidade de Fortaleza (Ceará). Tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria da Vieira, de São Paulo.
Os trolleys de Fortaleza tiveram curta duração, de 1967 até 1971. Os veículos, em número de dez, eram da Massari, de fabricação nacional. O encerramento do serviço se deu devido à pouca rentabilidade que os trajetos percorridos proporcionavam. Os veículos foram vendidos à CMTC de São Paulo.
"Os trólebus de Fortaleza realmente não deram certo, infelizmente, por conta de erros no projeto e da baixa demanda de passageiros. Hoje, pouco se sabe sobre este sistema, tanto que muita gente não sabe que Fortaleza já teve ônibus elétrico" Rodalves de Paula
"O ônibus em frente ao Othon Palace é um Mercedes-Benz O-364, modelo fabricado entre 1978 e 1986 com relativo sucesso. Porém, as janelas eram algo diferentes, que permitiam a entrada da água da chuva em temporais caso abertas. Por isso, o modelo ganhou o apelido de "Três-meia-aquático"" Rodalves de Paula
"O Expresso de Luxo fazia São Paulo-Rio de Janeiro-Fortaleza nos anos 1960/1970, com ônibus Ciferal Líder chassi Magirus-Deutz (que eram refrigerados a ar). Mais tarde, a Itapemirim conseguiu as linhas, provocando assim a expansão da empresa capixaba pelo Nordeste;" Rodalves de Paula
"Andei de Expresso de Luxo até virar Guanabara.
A José de Alencar e a Praça do Ferreira já foram re-habilitadas como praças, só resta a Praça da Estação. Muito mal como elas eram usadas para terminal de ônibus :(
Não gosto muito da história dos ônibus, pois prosperaram com a decadência do trem e ainda assim são de má qualidade até hoje, exceto algumas rotas de longo curso, q porém transitam por estradas pavorosas." Kaique
"Os caminhões mistos para o transporte de cargas e passageiros eram algo comum no Nordeste dos anos 1950. Geralmente, estes veículos faziam linhas entre as capitais e as cidades do Sertão, transportando cargas e passageiros num espaço muito desconfortável e apertado. Pertenciam às pequenas empresas do Interior e até mesmo a caminhoneiros autônomos" Rodalves de Paula
1962 - O caminhão para transporte misto da imagem (passageiros e carga) tem mecânica Chevrolet "Brasil"e percorria a linha Fortaleza-Esperança (Ceará) no ano de 1962.
A firma pertencia à Pedro Paulino Viana, e é atualmente a Empresa Nova Esperança Fonte http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
A imagem nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet nacional em Fortaleza no ano de 1959. A carroceria, em estrutura de madeira, foi fabricada localmente. O veículo, da Empresa Vitória, fazia a linha entre Caucaia e Fortaleza
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
O ônibus da imagem percorria a linha entre Fortaleza e Jacaúna via Iguape, em 1959.
A mecânica do veículo é Mercedes-Benz e a carroceria do fabricante Crosley. Pertencia à Edgar Ferreira Parrião, atualmente Empresa São Benedito Ltda
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
O ônibus da foto tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria de fabricação nacional. Servia na linha entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú no ano de 1956. Pertencia à Empresa Santo Antônio Ltda, de José Assis de Oliveira
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
O ônibus da foto percorria a linha Fortaleza-Vazante via Ocara no ano de 1960.
A firma pertencia à José Lopes da Silva (atualmente Empresa São Benedito. A mecânica era Mercedes-Benz e a carroceria da Emílio Pasula & Filho, de São Paulo
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
O ônibus da foto é um Mercedes-Benz com carroceria de madeira, e serviu na linha Porangabuçú (bairro de Fortaleza) nos anos 50. Pertencia à Viação Angelim
Fonte: http://www.museudantu.org.br/ECeara4.htm
Ônibus da Light, em 1931. R. Floriano Peixoto. Loja Chrysanthemo - Arquivo (Nirez) Estamos na Rua Floriano Peixoto, que já se chamou Boa Vista, Pitombeira, das Belas e Rua nº 5. Mas a foto antiga data de 1930, quando a rua já tinha o nome atual. Velhos sobrados no estilo neoclássico faziam aquela rua onde trafegavam ônibus da "Light", carros hoje conhecidos como calhambeques, carroças e animais. As pessoas andavam normalmente de chapéu, quer de massa, palhinha ou palha mesmo. A bomba da gasolina da época dava um toque todo especial. Vemos por trás o velho mercado de ferro inaugurado em 1897 e dali retirado em 1937. Também vemos os postes telegráficos, estes com várias hastes de apoio, cada qual comportando oito fios, totalizando 48 fios. A posição do fotógrafo é de costas para o sertão e frente para o mar. Na foto antiga vê-se o Passeio Público à distância.
Ônibus 1971- Acervo de Paulo Queiroz Marques
Postal Rodoviária - Anos 70
Ônibus que fazia a linha Prado da Viacão César, ao lado da Escola Industrial nesse periodo em construção. - Nirez
"Os chassis destes ônibus antigos eram geralmente Ford, Chevrolet e Mercedes-Benz, Os de "cara-chata" tinham chassi Mercedes-Benz LP-321, com motor dianteiro de 100 cv derivado do caminhão do mesmo modelo." Rodalves de Paula
Créditos: Fortal