Para os amantes da bela
Fortaleza antiga, mais uma postagem com fotos que nos levarão ao passado. Boa viagem!
Usina Elétrica SERVILUZ
Em 1960 o serviço público de energia elétrica em Fortaleza, era fornecido de forma precária pela Serviluz - Serviço de luz e força de Fortaleza. A energia era gerada por usinas termelétricas.
A Serviluz era uma autarquia pertencente ao município de Fortaleza, resultante da antiga Ceará Tramways Light & Power.
Em 1962 o controle acionário da Serviluz passou da Prefeitura de Fortaleza para a Eletrobrás, quando então a empresa transformou-se na Conefor - Cia Nordeste de eletrificação de Fortaleza.
A Serviluz funcionava no bairro do Mucuripe.
Fonte- Fátima Garcia
Rua Conde d'Eu
Para mais informações sobre a Rua, leia:
Relógio da Praça do Ferreira
Em 1932, o prefeito Raimundo Girão iniciou uma pequena reforma. Ordenou a demolição do coreto para a construção de uma Coluna da Hora, com 13m de altura e quatro relógios votados para cada lado da praça (foto acima).
Quebra-mar na Praia de Iracema
A Praia de Iracema é limitada à sua direita por um quebra-mar que a divide com a Praia do Meireles. No lado esquerdo ela termina na Ponte Metálica, antigo porto da cidade.
Praia do Náutico
Praia do Arpoador
Sem dúvida uma linda praia, que nada tem de parecido com a
atual praia¬¬
Praia do Arpoador
Praia do Arpoador
Porto do Mucuripe
Situado na enseada do Mucuripe desde a década de 50, o Porto de Fortaleza é rico em histórias, idéias e projetos.
O primeiro projeto de porto para Fortaleza surgiu em 1870 pelas mãos de Charles Neate. Seu projeto consistiu na construção de um quebra-mar e sistemas auxliares para a atracação de navios na costa no históricos local da Prainha, ao lado direito da foz do Riacho Pajeú, próximo a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, onde hoje existe a Praia de Iracema. Neste local foi construído vários trapiches desde 1804. Em 1875 tem início a construção do projeto de Neate pelo Sir John Hawkshaw. No ano de 1883 teve início a construção do quebra-mar, armazéns, Prédio da Alfândega de Fortaleza. A construção da Ponte Metálica aconteceu entre 1902 e 1906. A famosa Ponte dos Ingleses foi contruída em 1921.
Como o local escolhido e no qual foi consruído mostrou-se inviável as atividades portuárias, foram feitos estudos e projetos para um novo local para o Porto de Fortaleza.
Em 1908, uma comissão chefiada pelo engenheiro Manoel Carneiro de Souza Bandeira começou uma minuciosa e completa pesquisa na Prainha e na Enseada do Mucuripe, para levantamentos topohidrográficos e para estudo do regime dos ventos, das marés, das correntes e dos movimentos das areias.
Já em 1910 foi publicado relatório apresentando os resultados de todos os trabalhos realizados e do estudo para desenvolvimento de um projeto de melhoramento da estrutura portuária.
Em 1929, o Departamento de Portos, Rios e Canais tinha planos de realizar estudos sobre o porto de Fortaleza. Esta tarefa coube ao engenheiro Augusto Hor Meyll. Com base nos estudos feitos em Fortaleza, o Dr. Hor Meyll apresentou, a 21 de janeiro de 1930, o seu projeto de construção do porto de Fortaleza na enseada de Mucuripe. A enseada do Mucuripe oferecia vantagens extraordinárias, inclusive o fato que esta localiza-se seis quilômetros da Capital. Na época Meyll diz em frase que ficou famosa: "Ou temos o porto na enseada de Mucuripe, ou nunca teremos um porto em Fortaleza."
Fonte: Wikipédia
Praia do Futuro
Praia com dunas fixas e estrada para o baixo Aldeota
Navio no terminal do Mucuripe
Praia do Mucuripe
Detalhe para as jangadinhas viradas para secar
Mucuripe
A tranquilidade da Praia do Mucuripe
Funcionários da Esso no Terminal de Mucuripe
Dunas do Mucuripe
Essa é uma das fotos que mais me impressiona... Olhar essas dunas na foto e na realidade, constatar que ela virou um morro cheio de casinhas¬¬
Chegada das jangadas na Praia do Mucuripe
As velas do Mucuripe vão sair para pescar...
Vão levar as minhas mágoas
Pras águas fundas do mar...
Canalização no Terminal do Mucuripe
Caminhão para transporte entre Russas e Fortaleza -Istivan Faludi
(Essa é uma foto bem significativa para mim, visto que meu amor é de Russas rsrs)
Cais do porto do Mucuripe
Crédito: IBGE