Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Autódromo Internacional Virgílio Távora



Foto rara da inauguração - 1969


O Autódromo fica localizado no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza e é o único autódromo do estado do Ceará onde se realizam as provas e competições de automobilismo emotociclismo. Seu nome é em homenagem a Virgílio Távora que foi governador e senador. Pela falta de continuidade de provas importantes, quando da organização destas, passou por diversas reformas. No começo de 2006 foi feita a última grande reforma com mudança de todo asfalto e melhoria da estrutura do autódromo para a realização da 2ª etapa do campeonato brasileiro de 2006 da Fórmula Truck. Atualmente é administrado por José Haroldo Scipião Borges, presidente da Federação Cearense de Automobilismo. O autódromo também é palco de apresentações automobilísticas de manobras com carros, motos e caminhões, test driver, e de mostras e lançamentos de carros e veículos.


Expedito Marazzi ministra curso de pilotagem para futuros pilotos no Autódromo, 1970


O Autódromo Internacional Virgílio Távora foi o primeiro do Nordeste. Inaugurado em 12 de janeiro de1969, com o Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza, prova de 65 voltas teve como vencedor o piloto da Bahia, Luís Pereira dos Santos, o "Lulu Geladeira", pilotando um Puma Espartano. Nesta prova 16 carros largaram e a média de velocidade de "Lulu" foi de 97,5 km/h. Em 19 de outubro de 1969 aconteceu o GP do Ceará com a participação de 22 carros e a vitória de Marivaldo Fernandes e Luis Fernando Terra Smith pilotando um Alfa GTA. Nesta época a pista tinha um traçado símples com apenas 5 curvas e 2500 metros. A largada era no sentido horário. No ano de 1970 foi realizada a primeira prova internacional do circuito, uma etapa da Fórmula Ford com vitória de Emerson Fittipaldi. A prova de Fortaleza foi, durante muitos anos, a única prova internacional realizada no autódromo. Após este momento, as provas mais importantes realizadas foram uma etapa de Divisão 3 em 1974 e uma corrida no ano inaugural da Stockcar em 1979.

O traçado original de 1969, além de mais símples, tinha a largada no sentido horário


Autódromo Virgílio Távora, em 1971

No início dos anos 90, as provas já eram disputadas no sentido anti-horário, usando o traçado antigo. Na reforma de 1997 o traçado do autódromo foi modificado ficando mais longo. A reforma foi garantida por convênio de cooperação técnica assinado entre a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará, a Petrobrás e a Federação Cearense de Automobilismo. A reabertura aconteceu em 30 de novembro de 1997 com a realização da prova Seis Horas do Ceará. Com 237 voltas, a dupla Nelson Piquet - Ruyter Pacheco, do Distrito Federal, com um BMW, venceu a competição. Em 2000 passou por algumas reformas pequenas para sediar uma etapa da Fórmula 3. As provas se sucederam até 2002.

Traçado modificado em 1997


Rally no Autódromo, 1971


Em abril de 2006 foi realizada a primeira corrida da Fórmula Truck no autódromo. As modificações feitas na reforma alargaram algumas partes da pista e duas alterações no traçado para possibilitar uma corrida mais emocionante e segura. Neste evento foi reunido o maior público já presente numa prova de automobilismo no Ceará com mais de 53 mil pessoas. A reforma ampliou as saídas das curvas e as áreas de escape como o aumento das arquibancadas e melhorias na área dos boxes. A pista atual possibilita 3 traçados diferentes. A Fórmula Truck usou o traçado mais curto, de 1.780 metros e correu no sentido horário. O vencedor de ponta a ponta foi Pedro Muffato após 36 voltas. Débora Rodrigues, a única pilota e mais popular competidor da F-Truck terminou em terceiro, sua melhor colocação em uma prova da categoria.

Caminhões da F-Truck no final da corrida de 2006 e Carros da Super Turismo

No ano de 2007 estrearam duas novas categorias de automobilismo a CTM2000, e a Fórmula V1.8. A CTM2000 é uma categoria que realiza suas provas em conjunto com a Turismo multi marcas e a Fórmula V1.8 corre junto a categoria Super Turismo. Em 2008 foi confirmada pela organização dos campeonatos o retorno de provas de duas categorias nacionais: Pick-up Racing e Fórmula 3 Sul-Americana.
Provas e Competições
  • Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza
  • 6 horas do Ceará
  • 3 Horas do Ceará
  • Arrancada
  • CTM2000
  • Endurance
  • Fórmula 3
  • Fórmula Ford
  • Fórmula Truck
  • Fórmula V1.8
  • Motovelocidade
  • Pick-up racing
  • Stock Car
  • Super Turismo
  • Turismo

Autódromo Virgílio Távora - Visão geral


Especificações do Circuito


Últimas alterações na pista possibilitam maior segurança e duas possibilidades de traçado.
  • Extensão da pista: 3.000 metros
  • Velocidade média: 160 kms
  • Número de curvas: 7 (sete)
  • Nomes das curvas: Desespero, Fernando Ary, Entrada do miolo, 90 graus, Sol, “S” e Dirce.
  • Quantidade de boxes: 32
  • Quantidade de paddocks: 4 (quatro) com capacidade para 800 pessoas.
  • Torre de cronometragem com três andares
  • Secretaria de prova
  • Sala de imprensa
  • Sala de direção de prova
  • Sala de comissários
  • Pódio
  • Arquibancada interna para 1.500 pessoas
  • Arquibancada externa para 4.000 pessoas
  • Restaurante
  • Posto para abastecimento
  • Parque fechado para vistoria
  • Estacionamento interno para 60 carros
  • Dois estacionamentos externos para 150 carros

Fotos Históricas do Autódromo

Autódromo Virgílio Távora em construção. Arquivo Fernando Ramos.

Autódromo Virgílio Távora em construção. Arquivo Fernando Ramos.

Recém inaugurado em 12 de janeiro de 1969. Arquivo Fernando Ramos.

Recém inaugurado em 12 de janeiro de 1969. Arquivo Fernando Ramos.

Pista do Autódromo Virgílio Távora recém inaugurado em 12 de janeiro de 1969. Arquivo Fernando Ramos.

Autódromo Virgílio Távora nos anos 70.
Arquivo Carlos Juaçaba

Autódromo Virgílio Távora nos anos 80.
Arquivo Alexandre Montenegro

Autódromo Virgílio Távora nos anos 80.
Arquivo Alexandre Montenegro


Foto do Site Super Turismo

Foto do Site Super Turismo

Foto do Site Super Turismo

Arquibancadas - Foto de Rafael Soares 


Crédito: Fortal e Wikipédia

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fotos Antigas de Fortaleza - Anos 50 e 60


Barrinhas e DivisóriasPara os amantes da bela Fortaleza antiga, mais uma postagem com fotos que nos levarão ao passado. Boa viagem!

Usina Elétrica SERVILUZ

Em 1960 o serviço público de energia elétrica em Fortaleza, era fornecido de forma precária pela Serviluz - Serviço de luz e força de Fortaleza. A energia era gerada por usinas termelétricas.
A Serviluz era uma autarquia pertencente ao município de Fortaleza, resultante da antiga Ceará Tramways Light & Power.
Em 1962 o controle acionário da Serviluz passou da Prefeitura de Fortaleza para a Eletrobrás, quando então a empresa transformou-se na Conefor - Cia Nordeste de eletrificação de Fortaleza.

A Serviluz funcionava no bairro do Mucuripe.

Fonte- Fátima Garcia
Gif

Rua Conde d'Eu

Para mais informações sobre a Rua, leia:


Gif

Relógio da Praça do Ferreira

Em 1932, o prefeito Raimundo Girão iniciou uma pequena reforma. Ordenou a demolição do coreto para a construção de uma Coluna da Hora, com 13m de altura e quatro relógios votados para cada lado da praça (foto acima).

Gif

Quebra-mar na Praia de Iracema

A Praia de Iracema é limitada à sua direita por um quebra-mar que a divide com a Praia do Meireles. No lado esquerdo ela termina na Ponte Metálica, antigo porto da cidade.

Gif

Praia do Náutico

Gif

Praia do Arpoador

Sem dúvida uma linda praia, que nada tem de parecido com a atual praia¬¬

Gif

Praia do Arpoador

Gif

Praia do Arpoador

Gif

Porto do Mucuripe

Situado na enseada do Mucuripe desde a década de 50, o Porto de Fortaleza é rico em histórias, idéias e projetos.

O primeiro projeto de porto para Fortaleza surgiu em 1870 pelas mãos de Charles Neate. Seu projeto consistiu na construção de um quebra-mar e sistemas auxliares para a atracação de navios na costa no históricos local da Prainha, ao lado direito da foz do Riacho Pajeú, próximo a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, onde hoje existe a Praia de Iracema. Neste local foi construído vários trapiches desde 1804. Em 1875 tem início a construção do projeto de Neate pelo Sir John Hawkshaw. No ano de 1883 teve início a construção do quebra-mar, armazéns, Prédio da Alfândega de Fortaleza. A construção da Ponte Metálica aconteceu entre 1902 e 1906. A famosa Ponte dos Ingleses foi contruída em 1921.

Como o local escolhido e no qual foi consruído mostrou-se inviável as atividades portuárias, foram feitos estudos e projetos para um novo local para o Porto de Fortaleza.

Em 1908, uma comissão chefiada pelo engenheiro Manoel Carneiro de Souza Bandeira começou uma minuciosa e completa pesquisa na Prainha e na Enseada do Mucuripe, para levantamentos topohidrográficos e para estudo do regime dos ventos, das marés, das correntes e dos movimentos das areias.

Já em 1910 foi publicado relatório apresentando os resultados de todos os trabalhos realizados e do estudo para desenvolvimento de um projeto de melhoramento da estrutura portuária.

Em 1929, o Departamento de Portos, Rios e Canais tinha planos de realizar estudos sobre o porto de Fortaleza. Esta tarefa coube ao engenheiro Augusto Hor Meyll. Com base nos estudos feitos em Fortaleza, o Dr. Hor Meyll apresentou, a 21 de janeiro de 1930, o seu projeto de construção do porto de Fortaleza na enseada de Mucuripe. A enseada do Mucuripe oferecia vantagens extraordinárias, inclusive o fato que esta localiza-se seis quilômetros da Capital. Na época Meyll diz em frase que ficou famosa: "Ou temos o porto na enseada de Mucuripe, ou nunca teremos um porto em Fortaleza."

Fonte: Wikipédia
Gif

Praia do Futuro
Praia com dunas fixas e estrada para o baixo Aldeota

Gif

Navio no terminal do Mucuripe

Gif

Praia do Mucuripe
Detalhe para as jangadinhas viradas para secar

Gif

Mucuripe

Gif

A tranquilidade da Praia do Mucuripe

Gif

Funcionários da Esso no Terminal de Mucuripe

Gif

Dunas do Mucuripe

Essa é uma das fotos que mais me impressiona... Olhar essas dunas na foto e na realidade, constatar que ela virou um morro cheio de casinhas¬¬

Gif

Chegada das jangadas na Praia do Mucuripe

Gif

As velas do Mucuripe vão sair para pescar...

Gif

Vão levar as minhas mágoas
Pras águas fundas do mar...

Gif

Canalização no Terminal do Mucuripe

Gif

Caminhão para transporte entre Russas e Fortaleza -Istivan Faludi

(Essa é uma foto bem significativa para mim, visto que meu amor é de Russas rsrs)

Gif

Cais do porto do Mucuripe

Gif


Crédito: IBGE

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Cearense Jacaúna - Ano: 1831



Publicado em Fortaleza em 25 de maio. Do nº 72 em diante o titulo se escreve O Cearense Jacaúna. Tinha por epígrafe as palavras de Horácio L.o 1.0 Sat. 3.a. "Nec natura potest justo cecernere iniquu". Redator: José Ferreira Lima Sucupira, de quem diz João Brigido, na monografia "O general Pedro Labatut:t" que escrevia mal e discernia pior. Saiu a principio da Tipografia Constitucional de Barbosa, á Praça Carolina e depois da de Manoel Caetano de Gouvêa. Dimensões: 20 1/2 centimetros de comprimento sobre 12 de largura.
Do O Cearense jacaúna há no Instituto Histórico Geografico Brasileiro uma coleção em dois volumes encadernados, indo do nº 59, de 22 de agosto de 1832, ao nº 66, de 23 de agosto de 1834. O nº 59 inicia-se com este aviso:

"Não permittindo a typographia jacaúnense, a pouco chegada (para onde mudamos a nossa tenda, por nos ser mais conveniente) imprimir em formato grande; sahirá d'agora em diante o "Jacaúna" em formato pequeno todas as quartas e sabbados, sem se alterar as assignaturas pelo equivalente das duas folhas pequenas a huma grande: as folhas vender-se-hão a 40 réis avulso. Rogamos aos nossos correspondentes, que em attenção ao mais curto espaço do nosso periodico, que sejão mais concizos nas suas correspondencias".

O Cearense Jacaúna, da parcialidade Alencar, foi adversário terrível do general Labatut quando percebeu nele desejos de salvar da morte Pinto Madeira e seus partidários.
Sacramento Blake diz erroneamente á pág. 426, vol 4 do seu Dicionário Bibliografico que "O Cearense Jacaúna" foi fundado para fazer oposição ao primeiro jornal publicado no Ceará, "O Semanário Constitucional".


Fonte: Instituto do Ceará
NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: