Foi a Expresso de Luxo responsável pela implantação em Fortaleza dos transportes interestaduais, desafio assumido pelos irmãos Raimundo de Paula Joca e José de Paula Joca, no dia 17 de agosto de 1950, quando pela primeira vez colocaram suas duas camionetes Fargo no percurso Fortaleza-Recife, numa estrada carroçável, viagem difícil e duradoura. Assim surgiu uma empresa que entrou para a história do transporte de passageiros não só do Ceará, mas de todo o Nordeste.
Primeiro carro da empresa
Tudo começou quando os irmãos Joca formaram uma sociedade na qual adquiriram duas camionetes Fargo, com capacidade de 15 a 17 passageiros. Dispondo de um capital de apenas Cr$ 200 mil, a empresa iniciou sob a razão social de “Irmãos Paula Joca Ltda”. Em 1951, a empresa transferiu-se para a rua senador Pompeu, 474, onde funcionou a agência de passagem e toda a estrutura inicial da empresa.
Com a expansão da empresa em um curto período de tempo, fez com que em 1958 a “Irmãos Paulo Joca” já com o nome fantasia “Expresso de Luxo”, possuísse 8 carros operando também nas linhas Fortaleza-Teresina e Fortaleza-São Luis, marcando o início do ingresso dos carros Mercedes-Benz em sua frota.
EXPRESSO DE LUXO Mercedes-Benz
Em 1968, a Expresso de Luxo adquiriu o controle acionário da Expresso Fortaleza. Na época a Luxo tinha 47 carros e a Fortaleza 45 unidades. Enquanto a Expresso Fortaleza fazia as linhas Fortaleza/ Rio /São Paulo a luxo também já avançava, aumentando seu número de linhas ligando Fortaleza a Recife, Parnaíba, Campina Grande e quase todas as capitais do nordeste.
No ano de 1972, convidam Pedro Paulo Carapeba para fazer parte das duas empresas, com a dedicação do novo sócio começam uma nova fase. Naquele ano, a Luxo inaugurava a linha Fortaleza-Recife-Fortaleza (Via litoral), proporcionando maiores vantagens aos passageiros, obedecendo ao roteiro turístico da Emcetur. Para o trecho foram utilizados confortáveis ônibus leito e semi-leito.
EXPRESSO DE LUXO SCANIA VABIS
No ano de 1973, a Expresso Fortaleza, então com 40 ônibus, foi vendida para o Sr. Camilo Colla, proprietário da Viação Itapemirim. Com o dinheiro da venda, Raimundo de Paula Joca, que detinha o maior número de ações da Expresso Fortaleza, adquiriu do seu irmão, José de Paula Joca, o controle acionário da Expresso de Luxo. Em 1978 a Luxo trouxe o primeiro rodoviário articulado do nordeste, expondo em sua garagem um Marcopolo III B-111RS de 18 metros de comprimento, cedido pela própria Scania para divulgação na região nordeste.
EXPRESSO FORTALEZA E EXPRESSO DE LUXO
Na ida ao Castelão em julho de 1980, o Papa João Paulo II utilizou um dos ônibus cedidos pela Expresso de Luxo à Casa Civil. O Papa presidiu a celebração eucarística na parte da tarde e na volta ao Seminário da Prainha. Inicialmente destinado à condução dos membros da comitiva, a escolha do Papa era permanecer o mais próximo do seu povo, além de representar uma opção para recuperar o atraso da programação desde o seu desembarque em fortaleza.
EXPRESSO DE LUXO PAPA
Com muito empenho de seus fundadores, diante de todas as dificuldades, a Expresso de Luxo cresceu e se tornou uma gigante do nordeste, conquistando a preferência de seus usuários, pioneira nos mais diferentes aspectos relacionados ao transporte rodoviário. Foi ela a primeira a patrocinar a reciclagem dos seus motoristas, com cursos de direção defensiva e relacionamento com o público. Pioneira também com o serviço de “corujões”, ônibus que viajam preferencialmente à noite proporcionando maior conforto aos passageiros devido à menor temperatura ambiente. Motoristas educados e rodomoças especialmente treinadas, tripulando veículos de primeira categoria, com ar-condicionado e música-ambiente, transportavam os passageiros com conforto e segurança pelas estradas nordestinas.
EXPRESSO DE LUXO LIDER
Ao completar 37 anos em 1987, a Luxo tinha uma frota de 138 ônibus, dos quais 53 eram Marcopolo Viaggio. Além de interligar as principais capitais nordestinas e cidades interioranas da região, dedicava também especial atenção à organização de viagens turísticas pelo Brasil e exterior.
EXPRESSO DE LUXO MARCOPOLO III
José de Paula Joca morreu em 1987, depois de transformar a pequena camioneta numa frota de mais de uma centena de ônibus, a ligar as capitais e as cidades do interior nordestino. Hoje ele faz parte do quadro da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro, da CNT. O reconhecimento nacional pelo seu pioneirismo.
UM EXPRESSO DE LUXO CARGAS EM SEGUNDO PLANO
Em 1992 seus 111 ônibus e 16 linhas foram vendidos para o grupo carioca Jacob Barata, passando então todas as atividades do transporte rodoviário de passageiros para a Expresso Guanabara S/A. O transporte de passageiros ficou sendo administrado por Daniel Barata, filho de Jacob Barata. Foi acertado verbalmente o aproveitamento dos funcionários da Expresso de Luxo que trabalhavam no setor de transportes. A Expresso de Luxo continuou somente no setor de cargas, ampliando o setor com abertura de uma filial em São Paulo. O Grupo Irmãos Paula Joca atuava também nos setores de confecção, informática, agropecuária e representação comercial com as marcas Bosch e Cummins. A venda do setor de transporte de passageiros significou o fim da atividade inicial do grupo, fundado em 1950.
EXPRESSO DE LUXO EM FRENTE A RODOVIÁRIA
EXPRESSO DE LUXO ANTIGO - 160 CIFERAL
GARAGEM DA EXPRESSO DE LUXO - Arquivo César Maia
Arquivo César Maia
Arquivo César Maia
Arquivo César Maia
Arquivo César Maia
Arquivo César Maia
Arquivo César Maia
Itinerário da Expresso de Luxo - Arquivo César Maia