Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bairro Ellery


Desde sua fundação, o Bairro Ellery conta com a organização do povo em busca de melhores condições de vida. Parte importante nessa tradição de organização e luta, a Associação Comunitária do Bairro Ellery foi fundada em 04 de maio de 1986, sendo que a região já era habitada há três décadas. 

Eu te saúdo bairro dos meus encantos
De simplicidade e autonomia;
Aqui meio desconfiado cheguei,
Estudando as pessoas,
Observando as ruas,
Tomando nota dos acontecimentos,
Gente da gente foi a conclusão.
Rasos passos dados
Pelas ruas de graça e simbolismo
Percebi a localização privilegiada
Tudo parece cativar quem arrisca o bairro;
Aqui por sobre o canal
Deixo o rastro sob a temperatura de 30, 40;
O vento vem logo a seguir
E à sombra de figos e benjamins
Vivo o silencio nada mutante desta terra.
Se aqui vim parar
Compartilho do que é óbvio,
Coligo com gente simples,
Desfrutando de amizades
Com a profusão de um estadista.
Estamos a quatro quilômetros do centro
Próximo também da modernidade
E vivendo bem quem bem quer viver
A paz de um bairro simples.
Nos arrabaldes da comunidade ellerense
Co-irmãos tradicionais se arrastam,
Mas nosso bairro progride,
Se liberta do anonimato
E a alcunha de vila se escapa.
Desconversando ou discutindo
Me misturo com gente de toda fé,
Freqüento os bares de nossa gente
E paro para lançar palavras
Sobre assunto meio complexo.
Quando necessário se faz expor defesa
E também seus critérios,
Para unir-me em torno dos valores
Não esqueço dos amigos,
Muito menos dos familiares
E, claro, do bairro que me acolheu,
Então lutar sem rebeldia pelos direitos
Já que os deveres se concretizam;
O povo não se acha só protegido
Mas consciente de que é um por todos
E todos por um, sempre...


Tobias Marques Sampaio (Poeta e escritor)


A ocupação do Ellery começou na década de 40


O bairro é pequeno, com apenas meio quilômetro quadrado, moradores acostumados a uma vida simples, mas cheia de sonhos. A juventude se reúne todos os domingos para fortalecer a cultura cristã. Momentos de oração e consciência social.

A igreja de Nossa Senhora de Lourdes fica na praça principal, a Manoel Dias de Macêdo. O comércio ainda está em desenvolvimento. O lugar é marcado pela longa trajetória das famílias que chegaram há bastante tempo.


O bairro Ellery tem 53 anos. Os primeiros moradores contam que no local existia uma pequena lagoa, que foi sendo aterrada com o tempo. Deu lugar a casas, ruas e hoje faz parte da história de muita gente que nasceu por lá.

O aposentado Raimundo do Nascimento foi um dos primeiros moradores, criou os oito filhos e diz que não pretende, nunca, deixar o bairro. A tranquilidade faz dos moradores, apaixonados. O poeta Tobias Sampaio já escreveu três livros e uma cartilha que conta as histórias pitorescas do lugar.

No bairro Ellery, a praça Manoel Dias Macêdo é ponto de encontro dos moradores. E “Ellery” é um sobrenome que acabou virando nome de vila e depois de bairro. Um lugar que ficou conhecido por ter moradores engajados. Gente que luta inclusive para que o bairro ganhe novos limites e fique maior.

Hoje, os meninos brincam na praça sem saber que esta era uma área alagada. O taxista, Francisco Ocian mora em frente, há 30 anos. Ele conta o que encontrava quando saia de casa para trabalhar. “Aqui não tinha praça não; só era água. O povo fazia um buraco na ‘cacimba’ e lavava roupa. Como se fosse no interior”, diz Francisco.

O açude João Lopes tornou-se referência do bairro Ellery 

O bairro mudou. Ganhou melhorias, como a praça Manoel Dias Branco e a igreja de Nossa Senhora de Lourdes. O Ellery é pequeno. São pouco mais de oito mil moradores em menos de meio quilômetro quadrado. Na prática, 85 quadras. Quem se destaca na comunidade são jovens como Wescley Costa, de 16 anos. Consciente, ele faz trabalhos voluntários na igreja e na associação de moradores. 

“Nós queremos fazer a diferença como jovens; queremos realmente ter um bairro melhor. Vários jovens trabalham junto à Associação criando projetos sociais para a comunidade”, diz Wescley.

 Bairro Ellery
Praça Oscar Bezerra Filho – A “Praça do Chafariz” presta uma homenagem a um jornalista e morreu aos 28 anos de acidente automobilístico

Na sede da associação descobrimos os limites do Ellery; os oficiais estabelecidos pela Prefeitura e os limites da comunidade que quer expandir o bairro. “Uma das dores da Associação da comunidade é com relação aos limites do bairro. No mapa ele compreende à 85 quadras, mas a população sempre delimitou o bairro como sendo mais extenso”, diz Fernando Barbosa.

O Ellery era uma vila de casas que virou o loteamento Parque Themóteo e em seguida se transformou em bairro. Tudo teve início com este sítio. Que no passado foi bem maior.
Desde 1954, Aurora Ellery, professora aposentada, se esforça para manter tudo o mais original possível. Sabe que o sobrenome de família ultrapassou as paredes da casa. “Eu tenho orgulho de ter o nome ‘Ellery’ na minha família”, diz Aurora.

Casarão da família Ellery

Alguns descendentes do seu Ellery ainda hoje residem no bairro que leva o nome da família. Dona Aurora, de 74 anos, herdou do sogro o casarão de mais de 40 anos. A mansão, que é próxima a linha férrea, fica localizada no final da Rua Nestor Góis. Ainda hoje conserva a fachada antiga da década de 50: quartos espaçosos, varanda sertaneja e um ar bucólico de interior. “O terreno de 56 metros quadrados já foi bem maior. O comprimento ia até a Avenida Bezerra de Meneses. No lugar das ruas, árvores frondosas”, lembra.
Dona Aurora, que é viúva, vive no local com a filha, o genro e três netos. Apaixonada pelo bairro, nunca quis se mudar para outro lugar. Saudosista, recorda com felicidade os tempos áureos quando a comunidade não possuía nem água potável nem luz elétrica. “Eram tempos difíceis, mas muito alegres. Tudo era mais seguro. Não havia tantos ladrões. Só as inundações do açude João Lopes incomodavam”.
Os problemas atuais mudaram, mesmo assim a professora aposentada diz estar satisfeita com o progresso que chegou a vizinhança.
“Hoje, temos uma infra-estrutura digna da Aldeota, vizinhos solidários e orgulho de fazer parte da história. O que poderia querer mais?”

Rua Odete Pacheco
  • Saiba Mais:
A história começa a partir de um loteamento denominado Parque Themóteo e tem como origem inicial as ruas Major Veríssimo e Gilberto Câmera já no final da década de quarenta. As vias de acesso a outros bairros como Monte Castelo eram através de veredas, onde se enfrentava matagal, lama e outros obstáculos.
Invadindo quase toda área de onde o bairro se projetou, existia a presença de um enorme açude como se estivesse próximo a uma grande fazenda de criação de animais e plantações de diversas culturas. A vida dos poucos moradores era, na realidade, equivalente a morar em uma propriedade do interior. As mulheres levavam suas trouxas de roupa para lavar nas poças d’água formadas pelas águas do açude e os homens pescavam peixes de modo artesanal para a sobrevivência.
Com o arrombamento do açude João Lopes, quase toda área ocupada por água foi loteada, dando vez a campos de futebol e a construção de casas. Os terrenos com acentuada elevação iam sendo mais cobiçados, num receio de que as chuvas alagassem as residências recém construídas.
Não foi muito fácil a luta. Conviveu-se com invasão de terra, desapropriação e alagamento constante. Porém, as melhorias vieram com o tempo: urbanização e pavimentação das ruas, transportes para os moradores, rede elétrica, água e esgoto e uma infinidade de serviços públicos.

Grupo Honório Bezerra


Escola Estadual Honório Bezerra, fundada em 1964, era chamada na época de Grupo Honório Bezerra.
A escola foi fundada na gestão do Governador Virgílio Távora. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e teve como patrono o engenheiro Honório Bezerra.
Fica na Rua Capitão Nestor Góes, 400. 


Crédito: TV Verdes Mares e blog Vila Ellery

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ceará à francesa



A “belle époque” marcou a vida cearense, segundo o memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez

A construção da memória urbana de Fortaleza passou pela influência da cultura francesa, sobretudo até o início dos anos 40. “Cada país tem sua época. Hoje, como os EUA mandam no mundo, já foram a Inglaterra e a França, esta entre os séculos XIX e XX, principalmente”, assinala o pesquisador Nirez, atualmente diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS). “Acho que é algo muito distante, não ficou muita coisa desta influência hoje em dia. Mas a influência francesa é muito mais autêntica do que a anglo-saxã. A França é um país latino, sua influência é muito mais benéfica do que a estranha influência norte-americana”.



Desde a “francofonia”, ou seja, a incorporação de termos franceses ao vocabulário brasileiro, como “restaurante”, “clichê”, “cachê” e até o “mercy”, dos cumprimentos mais informais, a influência da cultura francesa se fazia notar ainda em outros aspectos da nascente vida urbana fortalezense, em que a adoção de símbolos de origem francesa poderia ser uma das mais importantes marcas desta presença entre nós. “Não tem hoje um marco na cidade desta presença, eles se foram na voragem do tempo. Mas teve a Maison Art-Noveau, entre 1909 e 1925, uma loja de louças, papelaria, bazar. Em 1925, mudou para Maison Riche, junto ao Café Riche... Do outro lado da Praça do Ferreira, tinha também a Rotisserie Sportman, já mesclando um termo francês com outro inglês”, aponta.

Apesar desta presença, acrescenta Nirez, a influência mais direta da cultura francesa no cotidiano fortalezense se fazia sentir, entre os anos 1910 e 1920. Principalmente, pela denominação das grandes avenidas chamadas de “boulevards”, que já deixaram de ser assim conhecidas desde 1937, quando passaram a ser identificados como “avenidas” através de um decreto. Um exemplo: durante muito tempo, a avenida Visconde Cauípe, atual avenida da Universidade, era sim chamada por todos por Boulevard Visconde de Cauípe. Mesmo assim, Nirez alega que, até pelo menos os anos 50, a moda das vitrines das “butiques” continuou sendo influenciada pela moda produzida em Paris, atravessando a época americana. “A indumentária era toda copiada da Europa, do chapeú ao colarinho”.


Até mesmo no uso de tecnologias importantes para o cotidiano urbano, a influência se fez perceber. Como foi o caso da “Pathe Baby”, câmera cinematográfica de 9 1/2 milímetros, utilizada pelos nossos primeiros cineastas como herança da tradição do pioneiro estúdio Pathé, indústria também responsável pelos Discos Pathé, de cera, vindos direto de Paris e também “largamente” consumidos pela sociedade cearense. Ainda no ramo do entretenimento, ficou marcada ainda a importância do Teatro de Revistas, uma das tradições importadas na França. “No Rio, andou, nos anos 20 e 40, a atriz Josephine Baker, sendo inclusive cantada por aqui ainda nos anos 20 e ainda em uma quase uma sátira, a ‘Dança do Bole-Bole’, já nos anos 40”, relembra Nirez, que também ressalta a influência dos desenhos arquitetônicas das ferragens (escocesas) do hoje Mercado dos Pinhões e do Theatro José de Alencar, através da influência francesa no Reino Unido.Torre e chateaus

Entre as décadas de 1920 e 1940, Fortaleza teve também sua Torre Eiffel. “Ficava na Major Facundo, mais ou menos olhando para o Savaná. Era uma loja de partituras musicais, instrumentos musicais e jogos de bilhar”, diz, relacionando ainda outras iniciativas comerciais como o Cine Majestic, a Sorveteria Odeon. Há quem se lembre também dos “chateaus”, como era conhecidas as “casas de descarrego” ou “cabarés”, diferente do seu significado no Rio e em São Paulo, segundo Nirez, relacionados a lugares para moradia. E os “chateaus” cearenses, tinham “atrativos” nativos? “Não”, garante Nirez. “Francesa só em sonho”, considera. 


Lojas com marca da influência francesa na Fortaleza do começo do século XX 
Arquivo Nirez 


Crédito : Diário do Nordeste

Luiz Severiano Ribeiro - Uma vocação comercial incontestável




São Luiz, Odeon, Moderno, Majestic, Palácio. Por trás das maiores salas de cinema, havia um único homem: Luiz Severiano Ribeiro. Fundador da rede de exibição que por décadas foi a maior do país (hoje perde para o grupo estrangeiro Cinemark), o empresário cearense viveu entre 1885 e 1974. Através de uma terceira geração de descendentes, seu legado empresarial chega aos dias de hoje com mais de 200 salas no país. Elas atingem números surreais, como a marca de 15 milhões de espectadores por ano.



Luiz Severiano Ribeiro nasceu em Baturité, Ceará, 3 de junho de 1886 - Foi o fundador do Grupo Severiano Ribeiro.

Filho do médico Luiz Severiano Ribeiro e Maria Felícia Caracas, teve como nome de batismo "Luiz Severiano Ribeiro Filho" e teve duas irmãs: Alice e Maria.
Aos 10 anos de idade vai estudar no Seminário Episcopal de Fortaleza (Seminário da Prainha) na Praia Formosa. Apesar de ser religioso, não tinha vocação para o sacerdócio e fugiu do Seminário. Aos 18 anos de idade é embarcado para o Rio de Janeiro e matriculado na Faculdade de Medicina.
Em 1904, decepcionado com a medicina diante da morte da mãe, Severiano Ribeiro abandonou os estudos e logo voltou e estabeleceu-se no Ceará.
Com a morte do pai em 1916, ele excluiu "Filho" do seu nome.

Com uma vocação comercial incontestável, Luiz Severiano Ribeiro antes de entrar no mercado de cinema, teve uma livraria, um empório em Fortaleza e outro em Recife, além de hotéis, cafés e outros empreendimentos. À frente de seu tempo, em 1914, Ribeiro decidiu criar uma nova empresa nos moldes de uma holding, a fim de centralizar a administração de todos os seus negócios. Seu primeiro contato com a projeção de imagens aconteceu no circo Pery¹, quando ainda era jovem. A partir de 1908, quando foi inaugurado o primeiro cinema fixo de Fortaleza (o Cinematographo Art-Noveau², do italiano Victor Di Maio), passou a acompanhar o ramo de exibição de filmes. Um ano após promover grande reforma no Art-Noveau, sufocado pela forte concorrência, Di Maio deixa o Ceará. Severiano Ribeiro arrenda o local, realizando projeções diárias em horários sincronizados com o Café Riche. Logo em seguida, decide fechar o café e abrir no local um cinema com o mesmo nome. O cine Riche, uma sociedade com o também empresário Alfredo Salgado, é inaugurado em dezembro de 1915. Luiz Severiano Ribeiro não considerou o Riche como seu primeiro cinema. A terrível seca daquele ano, aliado à concorrência acirrada e à oferta precária de filmes deixou o mercado em uma situação difícil. O empresário foi em busca de uma solução e apresentou uma estratégia que considerava a melhor para aquecer o capital de giro das empresas: arrendar os cinemas pelo período mínimo de cinco anos, pagando uma renda fixa aos proprietários, mas com a condição dos demais exibidores não abrirem outro cinema em Fortaleza ou imediações.

Sobrado do Comendador Machado, demolido para a construção do Excelsior Hotel. No andar térreo funcionava o Café Riche. Nos andares superiores, o Hotel Central

Década de 20
Luiz Severiano Ribeiro se estabelece no Rio de Janeiro, alugando um palacete de três andares para a sua família. À frente de seu tempo, associa-se à Americana Metro, fechando a primeira joint venture da história do grupo. No acordo, a companhia fica responsável pelas reformas das casas e pelo fornecimento de filmes, enquanto a empresa brasileira ficava a cargo do arrendamento e administração dos cinemas. A parceria durou quatro anos e foi desfeita em comum acordo. É inaugurado o cine Odeon, no Centro do Rio. E, o Cine Palácio (Cinelândia, RJ) torna-se o primeiro cinema carioca a exibir um filme sonoro.

Década de 30
Severiano Ribeiro, junto a outros exibidores cariocas, funda o Sindicato Cinematográfico dos Exibidores e é eleito presidente. É inaugurado na Praça Duque de Caxias, hoje Largo do Machado, o cinema São Luiz. Com capacidade para 1.794 espectadores, a sua abertura marcou a história da cidade. A sala foi a primeira a exibir lançamentos fora do centro do Rio, desenhando um novo cenário na geografia do mercado de exibição. Localizado próximo ao Palácio do Catete (residência oficial do então presidente Getúlio Vargas), o cinema foi decorado com todos os requintes a que se tinha direito, misturando a imponência do mármore aos cristais e espelhos tão em voga na época. Já a sala de projeção foi inspirada na do Radio City, de Nova Iorque. O empreendimento consumiu todas as economias de Luiz Severiano Ribeiro, que investiu pesado para erguer um dos mais bonitos palácios cinematográficos do Rio de Janeiro.

Em 3 de setembro de 1938, "Bloqueio", com Henry Fonda, mostra pela primeira vez aos cariocas o que o Roxy (Copacabana/RJ) oferecia. A sala permitia, além da exibição de filmes, a apresentação de espetáculos de variedades. O palco do Roxy possuía duas escadas laterais e um fosso destinado às orquestras.


Década de 40
O cine Rex (Fortaleza) é reaberto como uma empresa de Luiz Severiano. O filme "O Sabotador", de Alfred Hitchcock, leva o público ao delírio. Os freqüentadores do local eram chamados de "geração Rex". O ator José Lewgoy passou por um momento inesquecível no cine São Luiz (RJ), no lançamento de "Carnaval de Fogo". Desconhecido até então, o ator entrou tranqüilamente para assistir ao filme, mas na saída, teve que ser escoltado pela polícia. Os fãs alvoroçados, mais de mil pessoas, queriam um autógrafo a todo custo.

O sabotador - 1942



Década de 50

Inauguração do São Luiz de Fortaleza

João Bezerra Lima e Luiz Severiano Ribeiro-1956

O Palácio foi cenário de mais uma evolução da indústria cinematográfica. Nesta década, lançava com exclusividade no Brasil o cinemascope, com o filme "O Manto Sagrado". Inaugurados os cines São Luiz de Recife, São Luiz de Fortaleza - a obra demorou 20 anos para ser finalizada - e Leblon (RJ). O São Luiz de Fortaleza foi uma homenagem pessoal de Severiano Ribeiro para a cidade. No de Recife, o destaque é um mural do renomado artista Lula Cardoso Ayres no saguão do local. Segunda joint venture na trajetória da empresa. A parceria com a Fox Films era para operar dois cinemas: Palácio, no Rio de Janeiro, e Marrocos, em São Paulo (sociedade com Lucídio Seravolo). O roqueiro Bill Halley levou a platéia do Rian (RJ) ao delírio na apresentação do filme "No Balanço das Horas" (Rock Around The Clock). O público assistiu a produção, dançando o rock and roll e transformando o cinema em uma pista de dança.

 

No balanço das horas

Década de 60
O cine Roxy mostra para seus freqüentadores a tela em curva do cinerama. No São Luiz (RJ), na avant premiére do "O Pagador de Promessas" (vencedor do Festival de Cannes), a platéia ficou emocionada com a chegada do diretor Anselmo Duarte, o elenco do filme, juntos com o produtor Osvaldo Massaini, que carregava a Palma de Ouro. Eles foram recebidos ao som de mais de mil vozes cantando o hino nacional. O cine Majestic³, no Ceará, primeiro do grupo, é destruído por um incêndio.


Década de 70
Dois cinemas de rua passam por reformas e são divididos em duas salas de projeção: Leblon e Palácio (RJ). Falecimento de Luiz Severiano Ribeiro (Faleceu no Rio de Janeiro, em 1º de Dezembro de 1974).

Década de 80
Com as obras de construção do metrô no Rio de Janeiro, o São Luiz acabou sendo fechado e demolido. Logo no ano seguinte, começou a ser construído o edifício São Luiz e o cinema foi reaberto. Começou a migração dos cinemas de rua para dentro dos shoppings centers. Criada a terceira joint venture: a Paris-Severiano Ribeiro, com o lançamento do primeiro multiplex brasileiro, com oito salas no Park Shopping, de Brasília.

Década de 90

Carlos Guimarães de Matos Jr e Luiz Severiano Ribeiro Júnior na Festa Coruja de Ouro em 1973 no Cine Palácio no Rio de Janeiro - Crédito da Foto

O Roxy (RJ) passa por uma reforma e reabre com três salas de exibição. Neste mesmo ano, Luiz Severiano Ribeiro Júnior falece. O grupo e a UCI fecham uma parceria e inauguram os cinemas Recife Shopping (de 10 salas) e o Shopping Tacaruna (oito salas), formando a quarta joint venture.

Anos 2000
O cine São Luiz (RJ) passa por uma reforma e reabre em janeiro do ano seguinte completamente remodelado: com mais duas salas, totalizando quatro, o Café São Luiz, novas bilheterias e bomboniéres. O grupo estréia em São Paulo com uma nova marca, que passa a dar nome aos seus cinemas equipados com tecnologia de última geração. Lançamento da marca Kinoplex no Shopping Parque D. Pedro, em Campinas, em um complexo com 15 salas de projeção. Em seguida, o Severiano Ribeiro abre seu primeiro empreendimento na capital, o Kinoplex Itaim. Inaugura também o Kinoplex Praia da Costa, em Vila Velha (ES) e o cinema no Shopping Iguatemi, de Fortaleza, em parceria com a UCI. Em 2006, a marca Kinoplex estréia no Rio de Janeiro: em julho abriu o Kinoplex Nova América, na zona norte; e em dezembro, o Kinoplex Leblon, na zona sul da cidade. No início deste ano, o Severiano Ribeiro abriu UCI Kinoplex, na zona norte do Rio de Janeiro. O cinema é equipado com a tecnologia 3D.



Grupo Severiano Ribeiro - 90 anos

O grupo surgiu nas mãos de Luiz Severiano Ribeiro, em Fortaleza no ano de 1917 com a inauguração do Majestic, primeiro grande cinema da cidade. Posteriormente mudou-se para o Rio de Janeiro, alugando um palacete de três andares para sua morada. Logo associa-se à Metro-Goldwyn-Mayer. Pelo acordo, a companhia americana fica responsável pelas reformas das casas e fornecimento de filmes, enquanto a empresa brasileira ficava a cargo do arrendamento e administração dos cinemas. O primeiro cinema próprio foi o Cine Odeon, no Centro do Rio. Depois veio o Cine Palácio, tendo sido este o primeiro cinema carioca a exibir um filme com som.

Severiano Ribeiro ergueu um verdadeiro império de salas de exibição espalhadas pelo país; sua trajetória é contada em livro lançado pela Record - Crédito: Quadro mágico


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¹Circo Pery

A lona do circense Anchises Pery, localizado na esquina das ruas General Sampaio e das Flores (atual Castro e Silva), em Fortaleza, foi o local do seu primeiro contato com a arte cinematogrática.

²O Cinematographo Art-Noveau e o Café Riche

Em 1908, quando foi inaugurado o primeiro cinema fixo de Fortaleza: o Cinematographo Art-Noveau, do italiano Victor Di Maio, Luiz Severiano Ribeiro passou a acompanhar o ramo de exibição de filmes. Um ano depois ele arrendou este cinema com a saída de Di Maio de Fortaleza.
Sob sua direção ele realiza projeções diárias em horários sincronizados com o Café Riche. Logo em seguida, decide fechar o café e abrir no local um cinema com o mesmo nome. O cine Riche foi inaugurado em dezembro de 1915, com uma sociedade com o também empresário Alfredo Salgado.

³Cine Majestic (o início do Grupo Severiano Ribeiro)

Em 14 de julho de 1917, Luiz severiano Ribeiro inaugura o Cine Majestic em Fortaleza, primeiro grande cinema da cidade.


Crédito: O Nordeste.com, You Tube, Wikipédia e pesquisas de internet
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