Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ceasa - Uma História de Sucesso


Construção da Ceasa em fevereiro de 1972 - Arquivo Alex Mendes

Inaugurada em 09 de novembro de 1972, no governo de César Cals, com o objetivo de centralizar a distribuição do hortigranjeiros  a Centrais de Abastecimento do Ceará S.A (Ceasa/CE) fazia parte do Programa Nacional do Controle de Abastecimento de Produtos Hortigranjeiros, implantado pelo Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac), órgão do Governo Federal.

O Programa tinha como objetivo incentivar a construção e dar diretrizes de funcionamento para as centrais dos Estados. A construção da Ceasa/CE foi considerada prioritária pelo Sinac, tendo sido iniciada em 1971. De princípio, por determinação do Sinac, o Programa de Centrais de Abastecimento priorizava os hortigranjeiros. A Ceasa/CE obedeceu a determinação, mas com passar do tempo iniciou-se um processo de diversificação de atividades. Outros segmentos foram introduzidos em seus galpões, fazendo com que a Central assumisse uma forte característica de central de abastecimento polivalente.

Galpão Central da Ceasa - Arquivo do blog http://odaliogirao.blogspot.com.br

Inicialmente, a Ceasa contou com cinco galpões permanentes e um galpão não-permanente, prontos para receber a comercialização de hortigranjeiros. A Construtora Norberto Odebrech foi a responsável pelo empreendimento. Mas faltavam os produtores e compradores, que inicialmente, resistiram á mudança do local.


No início da década de 70, os produtos hortigranjeiros eram comercializados nas imediações do Centro de Fortaleza em pequenos mercados na periferia. Não havia nenhum controle de higiene e qualidade dos produtos ou transparência de preço. Os produtores e comerciantes traziam os produtos e os colocavam no chão para esperar o comprador. O Decreto federal nº 705002/72 determinou que a Ceasa iria centralizar o comércio de hortigranjeiros e caberia à Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) gerir as centrais de cada Estado. A resistência ao comércio no novo local só foi vencida depois de seis meses de pleno funcionamento do mercado, no município de Maracanaú-CE.


O primeiro Presidente da Ceasa/CE foi João de Deus Cabral de Araújo. Também comandaram a central: Júlio Rangel Pontes, João Pinheiro Freire, Raymundo Gomes Alves, Dalton Costa Lima Vieira, Paulo Afonso Cirino Nogueira, José Barbosa Mota, Jósio de Alencar Araújo, Diógenes Cabral do Vale, José Moreira de Andrade, Nazareno Nunes Cordeiro, Marcílio Freitas Nunes, Cícero Vasques Landim, Antônio Jeová Pereira Lima, José Flávio Barreto de Melo, Caetano Guedes de Araújo e Cândida Maria Saraiva de Paula Pessoa.


Atualmente conta com três unidades de abastecimento distribuídas nos municípios de Maracanaú, Tianguá e Barbalha. Em 2012 comercializou um volume de mais de 500.000 toneladas de hortigranjeiros. Conta com 1.679 produtores cadastrados, 268 empresas instaladas, 1047 permissionários não permanentes, área permissionada de 1.681 m², 520 carregadores autônomos, é abastecida por 184 municípios cearenses e abastece 84. Tem uma população flutuante de 15.000 pessoas/dia, 90.000 veículos mensal, sendo 5.300 com carga e gera 10.000 postos de trabalhos diretos.
A CEASA/CE hoje é presidida pelo geólogo e bacharel em direito Antonio Reginaldo Costa Moreira, tendo como diretores: Oscar Saldanha do Nascimento (Diretor Administrativo Financeiro), Antônio César Nogueira (Diretor Técnico) e Eduardo Aragão Albuquerque Júnior (Diretor de Marketing e de Relações Interinstitucionais).
Fatos Históricos

->18/fevereiro/1972 - Iniciam-se, a 16km de Fortaleza, no Distrito Industrial do Ceará, as obras de construção da Central de Abastecimento do Ceará - Ceasa, sociedade de economia mista integrante do Sistema Nacional de Abastecimento.
Os trabalhos de terraplanagem se iniciaram em setembro de 1971.

->09/novembro/1972 - Instala-se a Ceasa/Ce. Hoje pertence ao município de Maracanaú.

->11/junho/1975 - Assume o cargo de diretor-presidente da Central de Abastecimento - Ceasa, o general Raimundo Alves.

->06/julho/1993 - A Tyresoles do Ceará inaugura uma de suas loja na Ceasa de Maracanaú.

o Livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza de 
 Miguel Ângelo de Azevedo

terça-feira, 16 de abril de 2013

Oscar Pedreira - O homem que implantou a primeira linha de ônibus em Fortaleza - Parte II


Fatos Relacionados: Empresa Ribeiro & Pedreira e Empresa Pedreira


O Caso da Empresa Ribeiro & Pedreira e a polícia - Matéria publicada no Jornal Gazeta de Notícias, pág. 07 de 04/06/1929:

Esclarecimentos dos srs. Perboyre e Silva e tte. Porphirio

A G A Z E T A noticiou hontem, em primeira mão, o incidente ocorrido no dia anterior entre o sr. Oscar Pedreira, socio de uma empresa de omnibus, e a policia.

O facto, segundo nossa local, revestira-se de certa gravidade dada a maneira, um tanto desabusada, com que agira o inspector de serviço - sr. Antonio Peixoto.

Aquelle cidadão, dentro da 2a. delegacia, tinha sido grosseiramente tratado pelo referido inspector, que, sem procurar ouvi-lo, como, aliás, é de praxe, quiz logo trancafia-lo.

Divulgando o facto, verberamos, como é natural, o procedimento do sr. Antonio Peixoto, chamando ainda a attenção do sr. Perboyre e Silva para o boato, que corria na cidade, de que alguns guardas estavam recebendo gorgetas da "Light", a fim de forgicarem contravenções por parte dos omnibus.


A proposito do mesmo assumpto, procurou-nos o jovem delegado Perboyre e Silva, que prometteu mandar apurar aquella nossa denuncia.

Disse-nos mais, que ao chegar, cerca de 16,30 hs., á Delegacia, de regresso de uma diligencia a Mecejana, já ali encontràra o sr. Oscar Pedreira.

Immediatamente, tomou conhecimento do que occorrera, procurando resolver o caso de accordo com o sr. secretario da policia, por isso que o mesmo, simultaneamente, estava affecto as duas Delegacias - o flagrante do omnibus, no Alagadiço, e a prisão do sr. Pedreira, na praça do Ferreira.

O sr. Perboyre e Silva declarara ainda que o inspector, enviando varios guardas para effectuar a prisão do socio da empresa, agira de accordo com as queixas do guarda, que allegara estar esse senhor procurando difficultar a acção da policia.

Isso mesmo o policial disse no seu depoimento.

Posteriormente, procurou o sr. tte. Porphirio de Lima, cujos esclarecimentos a nós prestados vieram corroborar in totum as palavras do sr. Perboyre e Silva.

Affirmou-nos s. s. que a policia, absolutamente, não usa de medidas vexatorias prejudiciais á empresa. Antes pelo contrario. Os guardas de vehiculos são por demais condecendentes com os chauffeurs dos omnibus.

Quanto ao fornecimento de dinheiro aos mencionados guardas, disse-nos que quem o fazia não era a "Light" e sim a propria policia.

E elles recebiam 5$ ou 6$ e até mais nos dias movimentados, a fim de melhor fiscalizarem a observancia do mandado.

Em vista das declarações do tte. Porphirio, ficámos até com vontade de mudar de profissão e... ir passear de omnibus...




As passagens de ônibus - O Sr. Oscar Pedreira não quer saber de aumento. Matéria publicada no Jornal O Povo de 13/09/1949:

"Na manhã de Domingo ultima em surpresa geral. Consumou-se o tão combatido aumento dos preços das passagens de ônibus.

A população de Fortaleza devera ter sido notificada previamente, por parte da comissão Estadual de preços a respeito das novas taxas que lhes tão sendo cobradas. Em conseqüência do inesperado ás resoluções, vários desentendimentos se registraram entre passageiros, condutores e motoristas de ônibus.

O caso do aumento dos preços de ônibus, era assunto para ser ainda longamente debatido ou, pelo menos, procrastinado, de vez que o aumento já não comporta majoração de preços de qualquer natureza.

Sem desejarmos entrar em maiores considerações, sôbre aumento em fóco, que deve envolver questões por demais complexas, temos a adiantar, ante o que já é do conhecimento publico, que os maiores prejudicados foram exatamente, os operários, por que recebem pequenos e por isso mesmo moram distantes do centro da cidade, em casos modestos. De alguns mais accessiveis. O destino lhes foi assim, adverso. As passagens mais caras são por sinal, as dos que não podem residir próximo do centro da cidade.

Pela manhã de hoje o sr. Oscar Pedreira, dono de uma das mais eficientes empresas um dos jornalistas desta folha para declarar-lhe que não aumentou nem pretende aumentar os preços das passagens nos veículos de sua propriedade acrescentando que ia mais cogitar dessa medida. Enquanto outros empresários lutaram, com todas as armas, em prol do aumento dos seus lucros majorando os preços. Tratam de aumentar o numero de veículos para melhor servir o publico.

A linha a que se refere o sr. Pedreira é a circular Praça do Ferreira - Colégio Estadual, via rua são Paulo, inaugurado hoje.

O exemplo dado pelo sr. Oscar Pedreira devia ser imitado por outras empresas, que não se conformam com o já considerável lucro que vem auferindo."


*Grafia da época

Veja a Parte I
Fonte: Cepimar

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Oscar Pedreira - O homem que implantou a primeira linha de ônibus em Fortaleza



Na foto, vemos Sr. Oscar Pedreira, a esposa e as sobrinhas. O bairro Jacarecanga concentrava o maior número de palacetes e mansões de Fortaleza. Com 3 pisos, o casarão do empresário Oscar Pedreira era uma das mais bonitas residências da área. 
Arquivo Marciano Lopes

Oscar Jataí Pedreira, filho de tradicional família cearense, foi o pioneiro do transporte de massa em Fortaleza. Dirigiu a sua empresa de ônibus durante 30 anos, até o final da década de 50. Filho de Luis da Silva Pedreira e de Francisca Jataí Pedreira nasceu em Fortaleza a 18 de julho de 1896, contando portanto, mais de 81 anos de idade. Casado com Dona Francisquinha Holanda Pedreira. Não houve filhos na união que, no entanto, foi das mais felizes. Dos 7 irmãos, apenas um, Artur*, o mais novo está vivo. Os demais também faleceram: Alzira, Amélia, Afonso, Alice, Luiz e Angélica. Esteve sempre presente à educação de seus inúmeros sobrinhos, caracterizando-se não apenas como correto e honesto empresário, mas ainda como chefe de família exemplar. 

Casa de Oscar Pedreira hoje

Uma das construções mais imponentes do Jacarecanga, o Bangalô de Oscar Pedreira, aguarda proteção urgente - Arquivo Diário do Nordeste

O Bangalô é uma das mais imponentes construções do bairro Jacarecanga. Está entre os espaços que possuem processo de tombo em aberto. Localizado na Avenida Filomeno Gomes, ainda abriga uma família. Marcado pela má conservação, o lugar vai se mantendo como pode. Mesmo com as paredes descascadas e janelas quebradas, o bangalô é um dos símbolos de que a história de Fortaleza está ali, ao lado do ponto de ônibus e do carrinho que vende sanduíches na calçada do casarão.


Morreu Oscar Pedreira: Foi ele o pioneiro do nosso transporte de massa

Matéria publicada no Jornal O Povo pág. 03 de 14 de dezembro de 1977


"Faleceu Oscar Pedreira (Oscar Jataí Pedreira), aos 81 anos de idade. Várias gerações, principalmente de estudantes do velho Liceu do Ceará, conheceram aquele que implantou a primeira linha de ônibus em Fortaleza, ao tempo em que a cidade contava apenas com os bondinhos da Ceará Light. Inicialmente, Pedreira, como era mais conhecido, organizou a Linha de Jacarecanga, ampliando em seguida a sua empresa coma criação de uma segunda, a do bairro de Carlito Pamplona. Começando a vida como motorista, Oscar Pedreira jamais deixou que a sua empresa servisse mal aos passageiros. Dinâmico e irrequieto, assumia ele mesmo o posto de chofer, quando um profissional faltava. O que não admitia era que a população de Jacarecanga e Carlito Pamplona ficasse prejudicada.

A Empresa Pedreira Ltda, primava pelo asseio e organização enquanto seu proprietário se popularizou pela presença constante na Praça do Ferreira, paradas intermediárias e finais de linhas, para a fiscalização do serviço que estava prestando a ponderável parcela do povo fortalezense.

Parada de ônibus próximo a Praça do Ferreira - Arquivo Nirez

Praça do Ferreira nos anos 40 com circulação de bonde, ônibus e táxis

Sepultamento 


O sepultamento de Oscar Pedreira será às 8 horas de hoje no Cemitério de São João Batista, saindo o féretro de sua residência, à avenida Francisco Sá, 1849.



Essa bela casa ficava na Avenida Francisco Sá, não sei a numeração. Seria essa, a última residência em que morou, Oscar Pedreira?

Com o seu falecimento coloca-se um ponto final, também, num dos capítulos da história."

Em 18 de julho de 1979, inaugura-se, em Fortaleza, a Rua Oscar Pedreira, no Jacarecanga, antiga Travessa Quixeramobim, projeto do vereador Luís Ângelo, homenagem a Oscar Jataí Pedreira (Oscar Pedreira), um dos pioneiros no transporte coletivo em ônibus em nossa terra.



Rua Oscar Pedreira. Encravada na Avenida Francisco Sá, entre a Av. Filomeno Gomes e a rua Antônio Bandeira. Foto de 2011

Oscar Pedreira era fortalezense, nascido em 1896.

Morreu aos 81 anos de idade, em sua casa, na Avenida Francisco Sá nº 1849 em 13 de dezembro de 1977, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério São João Batista.


Empresa Ribeiro & Pedreira




Ônibus com carroceria de madeira da década de 30/40

A empresa iniciou suas atividade em 1927, mas só foi registrada na Junta Comercial em
22/05/1928. Os ônibus tinham carroceria de madeira construídos sobre chassi de caminhão.
Os doze ônibus que pertenceram a Empresa Ribeiro & Pedreira, dez eram da marca
"Chevrolet" e dois eram da marca "Dodge". Esta empresa foi a primeira a operar uma linha
de ônibus em Fortaleza, ao tempo em que a cidade contava apenas com os bondes da Ceará
Light
. Após a firma ser extinta Oscar Pedreira ficou com os doze ônibus sob seu  poder,
registrando outra Empresa - Pedreira & Cia.

Funcionou de 1927 a 1929

Proprietários / Sócios
Humberto Ribeiro

Oscar Pedreira

Linhas Urbanas:

Escola Aprendizes Marinheiros (Fortaleza)
Outeiro, atual Aldeota / Centro (Fortaleza)
Parangaba
Via Férrea (Fortaleza)


Metropolitanas:
Fortaleza / Maranguape
Frota

1927 - 02 ônibus
1929 - 12 ônibus




Empresa Pedreira 

Primeira Empresa a adquirir chassis para ônibus (1941) e empregar moças como cobradora (1946). Em 2002, Oscar Jataí Pedreira foi homenageado com a medalha CEPIMAR de Transporte de Passageiros, na Categoria “Post Mortem”, outorgada pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão 

A empresa começou a funcionar em 1929 e deixou de funcionar no final da década de 70.

Proprietários / Sócios
João de Carvalho Góes
Oscar Pedreira
Linhas Urbanas:
 
Brasil Oiticica / Centro (Fortaleza)
Carlito Pamplona / Centro (Fortaleza)
Jacarecanga / Centro (Fortaleza)
Vila São José / Centro (Fortaleza)


Frota

auto-ônibus


Foto da década de 50. Abrigo Central na Praça do Ferreira

Fatos Históricos



  • 1928 - Surgem os ônibus de propriedade de Oscar Pedreira, que apesar de bem recebidos pela população, são mal recebidos pela Light que abre processo acusando a nova empresa de usar seus trilhos.


  • 13/dezembro/1977 - Morre, aos 81 anos de idade, em sua casa, na Avenida Francisco Sá nº 1849, em Fortaleza, Oscar Jataí Pedreira (Oscar Pedreira), um dos pioneiros no transporte coletivo em ônibus em nossa terra. Era fortalezense nascido em 18/07/1896. Foi sepultado no dia seguinte no Cemitério São João Batista. Hoje existe uma rua no Jacarecanga com seu nome.


  • 18/julho/1979 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Rua Oscar Pedreira, no Jacarecanga, antiga Travessa Quixeramobim, projeto do vereador Luís Ângelo, homenagem ao pioneiro dos empresários de ônibus.


Primeira residência de Oscar Pedreira no cruzamento da Avenida Filomeno Gomes com Monsenhor Dantas, ainda existe, mas se encontra em péssimo estado de conservação:







* Isso em 1977, data da reportagem do Jornal O Povo

Leia também a Parte II


Fontes: Cepimar, Diário do Nordeste, 
Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: